Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, estava vendo a aula do Raul sobre rebalanceamento de carteira.

Aí ainda estou me decidindo do que poderia ser "menos pior".

Minha situação é a seguinte: Investi ano passo em Stocks e Reits, bons, porém pensei melhor que alguns ETFs seriam mais interessantes para manter uma estabilidade da carteira e facilitar no sentido de não ter que analisar balanços das empresas internacionais. 

Minha dúvida é decidir se estaria fazendo um bom negócio em vender todas as posições e focar esse dinheiro apenas nos ETFs, ou manter as posições que já estão nesses outros ativos e agora só aportar nos ETFs.

Ao manter, penso que posso estar deixando muito diluído os investimentos e gostaria de ver minha carteira mais "enxuta".

O que acham ?

• Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
55 minutes ago, Rennan Meneses De Araújo disse:

Compreendo. Está sendo mais na questão de facilitar posteriormente, por exemplo no imposto de renda, facilitar a declaração de dividendos e tudo mais. Porém eu observo que será a melhor decisão mesmo

Eu como tenho muitos ativos no geral uso o myprofit para declaração automática. Só importo o arquivo para o programa da receita e sigo minha vida. 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Rennan,

acho q a grande pergunta q vc deve fazer é: apesar de querer investir em ETFs pra "facilitar", os ativos que vc já tem, passam na sua analise e fazem sentido pra vc? Se sim, não tem pq vender. 

Concordo em ter ETFs na carteira. Mas se os ativos fazem sentido pra vc, pra q vender? Pq não agregar com os ETFs. Pense se vc se vê no longo prazo aplicando nesses ativos. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
20 horas atrás, Antonio Victor Costa disse:

Rennan,

acho q a grande pergunta q vc deve fazer é: apesar de querer investir em ETFs pra "facilitar", os ativos que vc já tem, passam na sua analise e fazem sentido pra vc? Se sim, não tem pq vender. 

Concordo em ter ETFs na carteira. Mas se os ativos fazem sentido pra vc, pra q vender? Pq não agregar com os ETFs. Pense se vc se vê no longo prazo aplicando nesses ativos. 

Entendo, obrigado pelo toque para olhar por esse lado. Vou parar e refletir mais antes de me decidir.

Obrigado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
23 horas atrás, Rennan Meneses De Araújo disse:

Minha situação é a seguinte: Investi ano passo em Stocks e Reits, bons, porém pensei melhor que alguns ETFs seriam mais interessantes para manter uma estabilidade da carteira e facilitar no sentido de não ter que analisar balanços das empresas internacionais. 

Minha dúvida é decidir se estaria fazendo um bom negócio em vender todas as posições e focar esse dinheiro apenas nos ETFs, ou manter as posições que já estão nesses outros ativos e agora só aportar nos ETFs.

Ao manter, penso que posso estar deixando muito diluído os investimentos e gostaria de ver minha carteira mais "enxuta".

O que acham ?

Bom dia, @Rennan Meneses De Araújo !

Apenas complementando nossos amigos. 

Não sei se já terminou o curso, mas no módulo 7 é falando sobre como proceder com ativos que temos em carteira pensando em ativos que já tínhamos antes de começar a estudar.

Mesmo mantendo as posições que normalmente é o melhor a ser feito (o racional sobre é explicado nas aulas que comentei), vi que uma de suas preocupações é a declaração de IR. Este ano o sistema da Receita deu uma facilitada boa na declaração de rendimentos de ativos internacionais. Agora não precisa mais de outros sistemas, carnê leão, etc. É tudo feito pelo próprio sistema de declaração e muitas corretoras já mandam os dados certinhos para lançar. Acaba sendo praticamente um problema a menos e até mais prático eu diria do que declarar vendas, eventuais lucros, etc.

Outro ponto também é puxando um gancho com o que nosso amigo @Rafael Antunes Teixeira Silva comentou. Se são bons ativos, por mais que não seja de seu objetivo hoje seguir aportando neles, eles seguirão cumprindo com algum papel em sua carteira, fornecendo proventos, um aumento de patrimônio, enfim. E mesmo que sejam ativos que no final das contas sejam ruins, ainda assim deixar eles lá paradinhos pode fazer sentido pois em dado momento com os aportes constantes que fazendo, o valor que eles possuem hoje se tornará irrisório. E para alguns até funciona como apoio psicológico para se lembrar de alguma nhaca feita anteriormente sem estudo para não repetir o erro novamente Hhuahuaa

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
On 24/05/2025 at 16:05, Rennan Meneses De Araújo disse:

O que acham ?

Oi Rennan,

Uma forma alternativa de pensar sua decisão é analisar se você quer gerenciar uma carteira de ativos individuais ou uma estratégia de alocação de capital por temas e regiões. Manter os ativos bons que você já tem não significa que sua carteira será menos eficiente, desde que estejam inseridos em uma lógica de alocação. Por exemplo: suas ações internacionais podem representar um “bloco de exposição setorial” (como tecnologia ou saúde), enquanto os ETFs entram para garantir exposição ampla, como ao S&P500 ou mercados emergentes.

Se sua prioridade for simplicidade e clareza na gestão, concentrar os novos aportes apenas em ETFs pode ser o melhor caminho. Isso porque, com o tempo, a própria evolução da carteira (via aportes recorrentes nos ETFs) vai naturalmente diluir a importância dos ativos individuais. Em outras palavras, você pode manter os papéis já comprados e, aos poucos, “ETFizar” sua carteira - sem pressa, sem custo tributário imediato, e com uma visão de longo prazo bem estruturada.

Espero ter ajudado!

• 0
Postado
6 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Rennan Meneses De Araújo !

Apenas complementando nossos amigos. 

Não sei se já terminou o curso, mas no módulo 7 é falando sobre como proceder com ativos que temos em carteira pensando em ativos que já tínhamos antes de começar a estudar.

Mesmo mantendo as posições que normalmente é o melhor a ser feito (o racional sobre é explicado nas aulas que comentei), vi que uma de suas preocupações é a declaração de IR. Este ano o sistema da Receita deu uma facilitada boa na declaração de rendimentos de ativos internacionais. Agora não precisa mais de outros sistemas, carnê leão, etc. É tudo feito pelo próprio sistema de declaração e muitas corretoras já mandam os dados certinhos para lançar. Acaba sendo praticamente um problema a menos e até mais prático eu diria do que declarar vendas, eventuais lucros, etc.

Outro ponto também é puxando um gancho com o que nosso amigo @Rafael Antunes Teixeira Silva comentou. Se são bons ativos, por mais que não seja de seu objetivo hoje seguir aportando neles, eles seguirão cumprindo com algum papel em sua carteira, fornecendo proventos, um aumento de patrimônio, enfim. E mesmo que sejam ativos que no final das contas sejam ruins, ainda assim deixar eles lá paradinhos pode fazer sentido pois em dado momento com os aportes constantes que fazendo, o valor que eles possuem hoje se tornará irrisório. E para alguns até funciona como apoio psicológico para se lembrar de alguma nhaca feita anteriormente sem estudo para não repetir o erro novamente Hhuahuaa

Espero que agregue ao tema!

Pensei por esse lado também, manter os ativos para relembrar. 

Um exemplo do que eu pensei em vender foi buscando investir adicionar um ETF de REITs, porém não sei se compensa eu ter esses REITs individuais e o ETF de REITs, acho que seria uma alocação com correlação direta. 

Será que faria sentido em manter os dois ?

• Criar novo...