Jump to content

Pergunta

Postado

Tenho dúvidas referente se vale a pena comprar Ações do BBSE3, atualmente tenho no setor de bancos parte do Itaú pela ITSA4 e o banco do Brasil que seria o BBSA3. Meu objetivo é construção de patrimônio, vale a pena investir também no BBSE3 já que o foco é mais no setor de seguros ou tendo essas duas ações que eu tenho ja é o suficiente? Tenho receio de acabar tornando aquela situação onde se o setor bancário sofre ou o próprio banco do brasil as 2 ações acabam sendo afetadas.

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hora atrás, Cristhopher Santos disse:

Tenho dúvidas referente se vale a pena comprar Ações do BBSE3, atualmente tenho no setor de bancos parte do Itaú pela ITSA4 e o banco do Brasil que seria o BBSA3. Meu objetivo é construção de patrimônio, vale a pena investir também no BBSE3 já que o foco é mais no setor de seguros ou tendo essas duas ações que eu tenho ja é o suficiente? Tenho receio de acabar tornando aquela situação onde se o setor bancário sofre ou o próprio banco do brasil as 2 ações acabam sendo afetadas.

Oi Christopher,

Uma forma interessante de analisar o caso do BBSE3 é observá-lo não apenas como uma “empresa ligada ao Banco do Brasil”, mas como um dos maiores players do setor de seguros e previdência do país. Embora haja sim alguma correlação com BBAS3, especialmente em momentos de instabilidade política ou mudanças na gestão estatal, a BB Seguridade atua em um segmento distinto, com receitas recorrentes de seguros, previdência e capitalização, que têm comportamentos diferentes dos lucros bancários tradicionais.

Outro ponto favorável é a característica do setor de seguros: margens robustas, alta previsibilidade de receitas e grande resiliência em crises. Inclusive, muitos investidores experientes utilizam empresas como a BBSE3 para equilibrar carteiras mais expostas à volatilidade da renda variável. E, diferente do Banco do Brasil, a BB Seguridade distribui dividendos de forma muito generosa, o que pode ser útil na fase de acumulação patrimonial.

Se o seu objetivo é diversificação e geração de valor de longo prazo, a BBSE3 pode agregar sim. Mas se a sua preocupação for concentração estatal, vale avaliar o peso total das empresas ligadas ao governo dentro da carteira e ajustar esse risco conforme seu perfil. Uma possibilidade, por exemplo, seria manter uma exposição menor a BBAS3 e compensar com BBSE3, preservando a presença no setor público, mas com uma divisão mais estratégica entre as frentes de atuação.

Em tempo: eu também era receoso de investir em BBSE3 até recentemente, mas após analisar um pouco mais, ela passa nos meus filtros iniciais de exclusão.

Lembrando que isto não é recomendação de compra ou venda.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado

Boa tarde @Cristhopher Santos

No Curso da AUVP no Módulo 4 você encontrará todas essas informações.

Eu não posso deixar de te Aconselhar a fazer o curso ou revisar se já o concluiu.

Dito isso, são sim todas boas Ações, as que você mencionou,  mas não é indicação.

E como você mencionou, são sim todas do mesmo setor.

Então, pela sua própria resposta, se algum fator atingir o mercado financeiro,  pode sim afetar todas essas ações da sua carteira.

Por isso é que os investidores mais bem preparados e experientes diversificam a carteira para ficar menos expostos e diminuir o risco financeiro.

Se ainda existe margens dentro dessa setor,  nas sua metas de ações nacionais, não vejo problema.

Mas se está desbalanceada, então seria mais  prudente você rever sua estratégia.

Lembrando a frase que aprendi aqui na AUVP.

O INVESTIDOR DE LONGO PRAZO DORME MUITO MAIS TRANQUILO.

ATE MAIS!

😎👍🏼

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Cristhopher Santos disse:

Eu tenho BB e BB Seguridade. BB seguridade é só uma parte dos lucros de BB. O que não daria é ter ITAÚ E ITAÚSA já que mais de 90% dos lucros de Itausa vem do Itaú. Também tenho Itaú e em seguros tenho Porto Seguro. Foi uma escolha minha diversificar dentro desses setores e ter maior exposição. Tenho mais de uma empresa em bancos, seguradoras e elétricas por serem setores mais previsíveis e estáveis assim diversificando e aumentando exposição neles. 

• Criar novo...