Jump to content

Pergunta

Postado

Olá galera, estou entrando na fase de ajustar erros da minha carteira e, dentre os muitos vários, eu tinha uma exposição pela bolsa americana e pela bolsa brasileira na mesma empresa de tecnologia (Apple). 

Acabei optando nesse momento por focar em ETFs no investimento em dólar, mas fiquei com a seguinte dúvida, vale a pena se expor a empresas como Google, Apple, NVIDIA... na bolsa brasileira levando em consideração que é possível investir nesses ativos sem o tal "risco Brasil"?

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Augusto Adler Freire Martins disse:

Olá galera, estou entrando na fase de ajustar erros da minha carteira e, dentre os muitos vários, eu tinha uma exposição pela bolsa americana e pela bolsa brasileira na mesma empresa de tecnologia (Apple). 

Acabei optando nesse momento por focar em ETFs no investimento em dólar, mas fiquei com a seguinte dúvida, vale a pena se expor a empresas como Google, Apple, NVIDIA... na bolsa brasileira levando em consideração que é possível investir nesses ativos sem o tal "risco Brasil"?

Oi Augusto,

Se o seu foco atual é a exposição em dólar via ETFs, vale considerar que investir nas versões brasileiras dessas grandes empresas - como BDRs da Apple, Google e NVIDIA - apesar de prático, traz algumas limitações. A principal delas é que, mesmo estando atrelados a empresas globais, os BDRs ainda estão sujeitos a riscos locais, como tributação brasileira, baixa liquidez em alguns casos e variações cambiais implícitas no preço dos ativos.

Por outro lado, investir diretamente lá fora - seja por corretora internacional ou ETFs que replicam índices estrangeiros - proporciona mais controle sobre a exposição em moeda forte, acesso direto ao ativo original (com maior volume e liquidez) e, muitas vezes, taxas menores no longo prazo. Além disso, fora do Brasil você pode montar carteiras mais diversificadas com produtos de baixo custo, como os ETFs passivos de S&P500, Nasdaq ou setores específicos.

Ou seja, apesar de os BDRs parecerem um atalho, eles não substituem com perfeição o investimento direto no exterior. Como você já está migrando para ETFs em dólar, manter exposição via BDRs pode até gerar sobreposição indesejada de ativos. Nesse cenário, o ideal é escolher entre um modelo ou outro - e manter a consistência da sua carteira sem carregar “duas vezes” o mesmo risco, mesmo que de formas diferentes.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
22 horas atrás, Augusto Adler Freire Martins disse:

Eu acho um péssimo negócio, dolariza amigão, na plataforma AUVP/BTG é super fácil. Além de você ganhar na valorização do ativo, você também ganha na valorização do dólar, ou seja, só vitória.

• Brabo 1
  • Criar novo...