Jump to content

Pergunta

Postado

Olá galera, estou entrando na fase de ajustar erros da minha carteira e, dentre os muitos vários, eu tinha uma exposição pela bolsa americana e pela bolsa brasileira na mesma empresa de tecnologia (Apple). 

Acabei optando nesse momento por focar em ETFs no investimento em dólar, mas fiquei com a seguinte dúvida, vale a pena se expor a empresas como Google, Apple, NVIDIA... na bolsa brasileira levando em consideração que é possível investir nesses ativos sem o tal "risco Brasil"?

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Augusto Adler Freire Martins disse:

Olá galera, estou entrando na fase de ajustar erros da minha carteira e, dentre os muitos vários, eu tinha uma exposição pela bolsa americana e pela bolsa brasileira na mesma empresa de tecnologia (Apple). 

Acabei optando nesse momento por focar em ETFs no investimento em dólar, mas fiquei com a seguinte dúvida, vale a pena se expor a empresas como Google, Apple, NVIDIA... na bolsa brasileira levando em consideração que é possível investir nesses ativos sem o tal "risco Brasil"?

Oi Augusto,

Se o seu foco atual é a exposição em dólar via ETFs, vale considerar que investir nas versões brasileiras dessas grandes empresas - como BDRs da Apple, Google e NVIDIA - apesar de prático, traz algumas limitações. A principal delas é que, mesmo estando atrelados a empresas globais, os BDRs ainda estão sujeitos a riscos locais, como tributação brasileira, baixa liquidez em alguns casos e variações cambiais implícitas no preço dos ativos.

Por outro lado, investir diretamente lá fora - seja por corretora internacional ou ETFs que replicam índices estrangeiros - proporciona mais controle sobre a exposição em moeda forte, acesso direto ao ativo original (com maior volume e liquidez) e, muitas vezes, taxas menores no longo prazo. Além disso, fora do Brasil você pode montar carteiras mais diversificadas com produtos de baixo custo, como os ETFs passivos de S&P500, Nasdaq ou setores específicos.

Ou seja, apesar de os BDRs parecerem um atalho, eles não substituem com perfeição o investimento direto no exterior. Como você já está migrando para ETFs em dólar, manter exposição via BDRs pode até gerar sobreposição indesejada de ativos. Nesse cenário, o ideal é escolher entre um modelo ou outro - e manter a consistência da sua carteira sem carregar “duas vezes” o mesmo risco, mesmo que de formas diferentes.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
22 horas atrás, Augusto Adler Freire Martins disse:

Eu acho um péssimo negócio, dolariza amigão, na plataforma AUVP/BTG é super fácil. Além de você ganhar na valorização do ativo, você também ganha na valorização do dólar, ou seja, só vitória.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 25/05/2025 at 11:45, Augusto Adler Freire Martins disse:

Olá, @Augusto Adler Freire Martins

Na minha opinião,  Os BDRs são muito menos vantajosos que os demais meios de se expor em investimentos no exterior, pois você está participando de um fundo que tem participações na empresa como um "recibo" ao invés de efetivamente ter uma participação direta nela.

Contudo, esses investimentos contam com suas próprias vantagens e desvantagens

Vantagens: 

• Praticidade
  • Proteção contra o real

Desvantagens:

• Risco cambial
  • Baixa liquidez
  • Risco regulatório
  • Criar novo...