Jump to content

Pergunta

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
32 minutes ago, Paulo Roberto Correia Leite De Britto disse:

Estava analisando as ações e encontrei a BPAC11 e BPAC3.  

as duas ações promovem o acesso ao mesmo banco com os mesmos indicadores, mas porque o D.Y. é diferente, o P/L é diferente o P/VP é diferente?

as ações não vão pagar a mesma porcentagem da empresa?

grato pela atenção!

Oi Paulo,

Sim, tanto BPAC3 quanto BPAC11 representam participação no mesmo banco - o BTG Pactual -, mas os múltiplos de valuation (como Dividend Yield, P/L e P/VP) podem variar entre elas por uma razão bem prática: a composição e a liquidez desses ativos são diferentes.

BPAC3 são ações ordinárias puras (ON), enquanto BPAC11 são units compostas por 1 ON + 2 PNs (preferenciais). Isso significa que, além de representarem estruturas diferentes, elas também têm públicos investidores distintos. A BPAC11, por exemplo, é muito mais líquida e amplamente negociada no mercado, o que pode alterar o seu preço em relação à soma das partes. Com essa diferença de preço, os múltiplos automaticamente se ajustam. O Dividend Yield pode parecer maior ou menor dependendo do valor da ação, mesmo que o total de dividendos distribuídos pela empresa seja o mesmo em termos absolutos.

Além disso, os múltiplos refletem expectativas de mercado, percepção de risco e fluxo de negociação. Não é incomum que uma unit (como a BPAC11) tenha prêmios ou descontos em relação ao valor teórico de suas partes. E isso impacta diretamente os indicadores que você mencionou. Por fim, é importante lembrar que os indicadores como P/L e P/VP não são definidos pela empresa, mas sim calculados com base na cotação de mercado. Portanto, mesmo sendo “a mesma empresa”, os ativos têm preços diferentes e, por consequência, múltiplos diferentes também.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Oi @Paulo Roberto Correia Leite De Britto, tudo bem?

As ações com número 3 são as ON (ordinárias), aquelas que dão direito a voto.

Já as ações com número 5, são as preferências, elas dão geralmente preferência no recebimento de dividendos ou maiores valores de dividendos.

Por fim, as ações com número 11 são as units, junções de ações ordinárias e preferências na mesma ação.

O BTG possui os seguintes tipos de ações listadas: BPAC3 (ordinária), BPAC5 (preferencial) e BPAC11 (unit).

A BPAC 11 possui uma ação ordinária e duas ações preferências. Por conta das ações preferências distribuírem dividendo pouca coisa maiores, ocorre também valores diferentes de P/L, P/VP e DY.

No meu caso, eu possuo BPAC11.

Espero ter ajudado, um abraço!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...