Jump to content

Pergunta

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Cara, que aula vocês me deram, hein?! Com tanta informação que me foi passado nesse post, eu vi o quão pouco eu sei.

Tentei tirar um pouco do conhecimento de cada um, e acho que vou deixar assim então:

-------- BASE
BBAS3
EGIE3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
-------- MEIO
ABEV3
PRIO3
KLBN11
LREN3
VIVA3

Decidi pela PRIO3 sobre PETR4, PSSA3 sobre BBSE3 e BBAS3 sobre ITSA4 pelo potencial de crescimento delas, já que estou em fase de construção de patrimonio, e elas também são consideradas empresas seguras e "conservadoras" (correto?). Mas ainda sinto uma dorzinha de cotovelo aqui. haha

Sobre as FIIs, ficam assim:

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

Ouvi o amigo que falou sobre o fundo de papel e fiquei em duvida sobre adicionar o CPTS11 e o KNCR11. Acabei optando pelo KNCR11 por ser um fundo de papel, aparentemente, mais conservador.

Já as ETF internacionais... aqui foi onde mais penei pra saber o que fazer. Será que simplificar diversificando só com o IVV então, não seria suficiente?

-------- ETF Internacional
IVV

Não tenho muito interesse em Reits também, só acabei cogitando por ela pela diversificação numa area diferente. Também tenho mais interessa nos FIIs, embora não seja a hora de aportar com força nelas.

Então, ficaria assim:

-------- Ações
BBAS3
EGIE3
PRIO3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
ABEV3
KLBN11
LREN3
VIVA3

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

IVV

Se pudessem ser mais direto, diriam que essa carteira é uma boa carteira? Posso aplicar nela, ou to errando muito feio em alguma coisa aqui?

E de novo, muito obrigado @Bolívar Luiz @Matheus P S e @Eddy Paulini pelo aulão que me deram! Essa comunidade tem me sido tão util quanto o próprio curso em si! Fiquei mal só de pensar que uma hora expira o acesso. haha

• Brabo 4
  • 0
Postado (edited)
14 horas atrás, Eslan Silva disse:

Olá, galera!

Terminei o módulo 7 esses dias e tirei o final de semana para estudar sobre como montar/arrumar minha carteira, e gostaria da ajuda e opinião de vocês sobre minhas escolhas... até porque, parece que depois do curso eu fiquei mais inseguro ao saber que eu não sabia nada. 😅

Vamos lá:

Sou conservador, e a principio decidi dividir minha carteira da seguinte forma:

Ações Brasileiras - 30%
FII - 15%
Renda fixa - 40%
ETF no exterior - 10%
Cripto - 5%

E com isso, escolhi os seguites ativos:

-------- BASE
ITSA4
BBAS3

EGIE3
PRIO3
**
SAPR4
PSSA3

-------- MEIO
WEGE3
ABEV3
KLBN11

LREN3
VIVA3

* Mesmo sabendo da correlação entre BBAS3 e ITSA4, não consegui me decidir entre as duas. BBAS3 parece estar num momento de compra melhor, mas por ser estatal, acaba me fazendo ter olhos pro ITSA4 também.

** Também tive muitas dúvidas sobre a PRIO3, em relação ao PETR4. Mesmo não tendo DY, acabei optando pela PRIO3 por ter um ROE muito maior, não ter tido dividas em 5 anos, não ser estatal, e não ter tido escandalo de corrupção (que eu saiba).

*** Mesma coisa aqui. PSSA3 ou BBSE3? BBSE3 parece ter fundamentos muito bons, mas acabei decidindo pelo PSSA3 por estar mais barato e não ter relação estatal, com um ativo que inclusive já tenho em carteira. Mas confesso estar propenço a mudar pra BBSE3 por causa do ROE, e também do tanto que já ouvi falar bem.

O meio e o topo, confesso que senti bastante dificuldade em decidir por algo pra por ali... acabei optando por coisas mais "famosas" na minha bolha de conhecimento. Obviamente dei uma olhada nos fundamentos também, por isso empurrei LREN3 e VIVA3 pro topo.

-------- FII*
HGLG11
XPML11
ALZR11

* Devo colocar mais fundos? Coloquei um de galpão, um de shopping, e um hibrido. Não tenho ideia de quantos FIIs ter em carteira, Já acho que coloquei bastante ações, tenho medo de me bagunçar. haha

IVV
VWO

* Aqui eu coloquei o padrão de diversificação americana (IVV) e outro de paises emergentes (VWO). Mas pensei também em colocar VNQ para Reits, VT para global, e reduzir um pouco a mão no IVV e dividir com QQQ, para ter mais posição em tecnologia.
Mas dai acho que ficariam muitos ativos, e sei também que IVV, QQQ e VT possuem uma relação consideravel.

Enfim, é isso! Desculpem o tamanho do texto e obrigado desde já pela atenção em ler tudo!
Ansioso pela análise de vocês!

Toda e qualquer opinião e sugestão é bem vinda! Até mesmo sobre a divisão da minha carteira!

Oi Eslan,

Vindo aqui pra dar uns pitacos depois da aula do @Eddy Paulini, hehehe.

Acho que você montou uma carteira bem pensada para um perfil conservador, e a estrutura geral está bastante coerente. Ainda assim, há algumas reflexões adicionais que podem ajudar a amadurecer sua estratégia sem exigir mudanças radicais.

A alocação de 40% em renda fixa parece adequada para o seu perfil conservador e está em linha com os princípios do curso, que reforçam a importância de estabilidade na carteira e o uso da renda fixa como eixo de segurança. Apenas se certifique de que dentro dessa renda fixa haja uma combinação entre Tesouro IPCA+ (para proteger o poder de compra) e Tesouro Selic (liquidez e emergência). Evite exposição excessiva a CDBs de curto prazo ou prefixados com alta volatilidade, principalmente se estiver distante do vencimento.

No seu "chão de fábrica", há uma boa lógica, mas seria interessante repensar o excesso de empresas com forte correlação setorial. Por exemplo, ITSA4, BBAS3 e PSSA3/BBSE3 estão todos ligados ao setor financeiro e têm alguma correlação histórica. Para mitigar isso, considere inserir uma transmissora pura (como TRPL4) no lugar de EGIE3 ou SAPR4, caso queira mais estabilidade e previsibilidade. Isso pode melhorar o equilíbrio da base sem comprometer a qualidade dos ativos.

Nos FIIs, sua seleção por tipos (galpão, shopping, híbrido) é uma boa prática de diversificação setorial. Não é obrigatório adicionar mais fundos, mas pode valer a pena considerar um fundo de papel (como IRDM11), que atua em crédito imobiliário e costuma ter comportamento descorrelacionado dos fundos de tijolo. Em relação aos ETFs internacionais, sua preocupação com sobreposição entre IVV, QQQ e VT é válida. A diversificação geográfica e setorial deve ser buscada sem exagerar no número de ativos. Vale a pena analisar a correlação não apenas de empresas em cada um deles, mas também de resultados históricos.

No mais, continue monitorando a evolução dos fundamentos das empresas escolhidas, principalmente do meio e topo da pirâmide. Como você mesmo observou, essas posições foram mais difíceis de selecionar e merecem uma vigilância maior - especialmente VIVA3, que tem menor liquidez. E lembre-se: mais importante do que acertar tudo desde o início é ajustar com calma e com base em fundamentos, como ensinado no curso.

Lembrando que isso não é recomendação de compra ou venda de ativos.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus P S
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Eslan Silva disse:

Cara, que aula vocês me deram, hein?! Com tanta informação que me foi passado nesse post, eu vi o quão pouco eu sei.

Tentei tirar um pouco do conhecimento de cada um, e acho que vou deixar assim então:

-------- BASE
BBAS3
EGIE3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
-------- MEIO
ABEV3
PRIO3
KLBN11
LREN3
VIVA3

Decidi pela PRIO3 sobre PETR4, PSSA3 sobre BBSE3 e BBAS3 sobre ITSA4 pelo potencial de crescimento delas, já que estou em fase de construção de patrimonio, e elas também são consideradas empresas seguras e "conservadoras" (correto?). Mas ainda sinto uma dorzinha de cotovelo aqui. haha

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

Ouvi o amigo que falou sobre o fundo de papel e fiquei em duvida sobre adicionar o CPTS11 e o KNCR11. Acabei optando pelo KNCR11 por ser um fundo de papel, aparentemente, mais conservador.

Já as ETF internacionais... aqui foi onde mais penei pra saber o que fazer. Será que simplificar diversificando só com o IVV então, não seria suficiente?

IVV

Não tenho muito interesse em Reits também, só acabei cogitando por ela pela diversificação numa area diferente. Também tenho mais interessa nos FIIs, embora não seja a hora de aportar com força nelas.

Então, ficaria assim:

-------- Ações
BBAS3
EGIE3
PRIO3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
ABEV3
KLBN11
LREN3
VIVA3

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

IVV

Se pudessem ser mais direto, diriam que essa carteira é uma boa carteira? Posso aplicar nela, ou to errando muito feio em alguma coisa aqui?

E de novo, muito obrigado @Bolívar Luiz @Matheus P S e @Eddy Paulini pelo aulão que me deram! Essa comunidade tem me sido tão util quanto o próprio curso em si! Fiquei mal só de pensar que uma hora expira o acesso. haha

Amigo, se o seu objetivo é investir no longo prazo (uns 15, 20 anos), acumular um patrimônio legal para viver de renda, ouso dizer que você está no caminho certo. Só é difícil cravar essa resposta sem sabermos de fato seus objetivos, quanto de patrimônio e/ou renda deseja, sua idade, por quanto de fato vai investir mensalmente, o seu perfil que apesar de ser mais conservador como comentou na abertura do tópico, podem haver nuances diferentes de apetite ao risco, enfim. São pontos bem pessoais que caberá a você mesmo refletir. Mas esteja tranquilo que realmente você está no caminho certo! As vezes só falta essa dosinha de confiança, uma confirmação de terceiros e acredite, isso é natural e acontece com muitos 😂 

PS: o acesso não precisa expirar. Assina a AUVP Sempre que você terá o (des)prazer da gente continuar te enchendo as paciência  Huahuhahuah

• Brabo 3
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
7 horas atrás, Eslan Silva disse:

-------- BASE
BBAS3
EGIE3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
-------- MEIO
ABEV3
PRIO3
KLBN11
LREN3
VIVA3

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

IVV

Então, ficaria assim:

-------- Ações
BBAS3
EGIE3
PRIO3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
ABEV3
KLBN11
LREN3
VIVA3

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

IVV

Oi Eslan,

Eu vou na mesma direção do Eddy: acho que sua carteira está conforme seus objetivos.

E como ele falou, não dá para dizer se está 100% seguro devido a outras variáveis em falta, mas ao menos no papel faz sentido.

Sucesso e no que precisar, é só chamar!

Vamos que vamos 🚀

• Brabo 4
  • 0
Postado
3 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

@Eslan Silva Oii! Tudo bom? O que significa essa "base/meio/topo"?

É uma forma de indicar ações que você deve investir mais ou menos?

@Luciana De Moura Afonso É a composição da carteira no conforme o modelo da pirâmide invertida apresentada no Módulo 4 aula 18 - Formando uma carteira de ações brasileiras.

Basicamente:

• Base - Maior parte da carteira. Empresas lucrativas em setores perenes;
  • Meio - Empresas lucrativas em setores estratégicos;
  • Topo - Menor parte da carteira. Empresas mais arriscadas ou até ruins em setores arriscados, mas que você acredita que podem se valorizar bastante. Risco controlado, mas côncavo - Perdas limitadas, ganhos "ilimitados".
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
On 25/05/2025 at 21:01, Eslan Silva disse:

Olá, galera!

Terminei o módulo 7 esses dias e tirei o final de semana para estudar sobre como montar/arrumar minha carteira, e gostaria da ajuda e opinião de vocês sobre minhas escolhas... até porque, parece que depois do curso eu fiquei mais inseguro ao saber que eu não sabia nada. 😅

Vamos lá:

Sou conservador, e a principio decidi dividir minha carteira da seguinte forma:

Ações Brasileiras - 30%
FII - 15%
Renda fixa - 40%
ETF no exterior - 10%
Cripto - 5%

E com isso, escolhi os seguites ativos:

-------- BASE
ITSA4
BBAS3

EGIE3
PRIO3
**
SAPR4
PSSA3

-------- MEIO
WEGE3
ABEV3
KLBN11

LREN3
VIVA3

* Mesmo sabendo da correlação entre BBAS3 e ITSA4, não consegui me decidir entre as duas. BBAS3 parece estar num momento de compra melhor, mas por ser estatal, acaba me fazendo ter olhos pro ITSA4 também.

** Também tive muitas dúvidas sobre a PRIO3, em relação ao PETR4. Mesmo não tendo DY, acabei optando pela PRIO3 por ter um ROE muito maior, não ter tido dividas em 5 anos, não ser estatal, e não ter tido escandalo de corrupção (que eu saiba).

*** Mesma coisa aqui. PSSA3 ou BBSE3? BBSE3 parece ter fundamentos muito bons, mas acabei decidindo pelo PSSA3 por estar mais barato e não ter relação estatal, com um ativo que inclusive já tenho em carteira. Mas confesso estar propenço a mudar pra BBSE3 por causa do ROE, e também do tanto que já ouvi falar bem.

O meio e o topo, confesso que senti bastante dificuldade em decidir por algo pra por ali... acabei optando por coisas mais "famosas" na minha bolha de conhecimento. Obviamente dei uma olhada nos fundamentos também, por isso empurrei LREN3 e VIVA3 pro topo.

-------- FII*
HGLG11
XPML11
ALZR11

* Devo colocar mais fundos? Coloquei um de galpão, um de shopping, e um hibrido. Não tenho ideia de quantos FIIs ter em carteira, Já acho que coloquei bastante ações, tenho medo de me bagunçar. haha

IVV
VWO

* Aqui eu coloquei o padrão de diversificação americana (IVV) e outro de paises emergentes (VWO). Mas pensei também em colocar VNQ para Reits, VT para global, e reduzir um pouco a mão no IVV e dividir com QQQ, para ter mais posição em tecnologia.
Mas dai acho que ficariam muitos ativos, e sei também que IVV, QQQ e VT possuem uma relação consideravel.

Enfim, é isso! Desculpem o tamanho do texto e obrigado desde já pela atenção em ler tudo!
Ansioso pela análise de vocês!

Toda e qualquer opinião e sugestão é bem vinda! Até mesmo sobre a divisão da minha carteira!

parabéns!

Queria eu poder começar uma carteira assim com tanta qualidade de primeira.

Te desejo todo o sucesso do mundo!

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

@Eslan Silva Oii! Tudo bom? O que significa essa "base/meio/topo"?

É uma forma de indicar ações que você deve investir mais ou menos?

Básicamente isso, como o @Bolívar Luiz disse ali.

Agora eu vou dar uma segunda olhada no curso pra tentar entender melhor como devo dividir o capital entre esses papeis, e fixar pontos que devo ter deixado passar no caminho. :) 

• 0
Postado
15 horas atrás, Eslan Silva disse:

-------- BASE
BBAS3
EGIE3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
-------- MEIO
ABEV3
PRIO3
KLBN11
LREN3
VIVA3

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

IVV

Então, ficaria assim:

-------- Ações
BBAS3
EGIE3
PRIO3
SAPR4
PSSA3
WEGE3
ABEV3
KLBN11
LREN3
VIVA3

-------- FII
HGLG11
XPML11
ALZR11
KNCR11

IVV

Fico feliz que eu tenha contribuído um pouco, @Eslan Silva. Ademais, concordo com as opiniões de todos os amigos aqui: Você está indo muito bem e queria eu ter começado assim rsrsrs 

Só um adendo: Não se preocupe em já ter todos os ativos que você quer nela de uma vez. Vá inserindo eles e aproveite para ir analisando um por um daqueles que lhe interessaram mais, aqueles que mencionamos aqui ou que deixamos de mencionar, ver quais se encaixam de alguma forma na sua estratégia e como, sejam eles ações, FIIs ou ETFs.

Abraços, parabéns e bons estudos!

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
On 25/05/2025 at 21:01, Eslan Silva disse:

Olá, galera!

@Eslan Silva

Muitas pessoas não conseguem iniciar nos investimentos com uma base tão equilibrada e bem fundamentada.

Ficou uma carteira muito boa.

E com os ajustes que você fizer, ficará ainda melhor.

Sem contar essa cirurgia do miocárdio,  que o @Bolívar Luiz fez sobre os ETFS.

Vai nesse conhecimento, que você vai alcançar a LIBERDADE FINANCEIRA. 🗽 

👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

@Luciana De Moura Afonso É a composição da carteira no conforme o modelo da pirâmide invertida apresentada no Módulo 4 aula 18 - Formando uma carteira de ações brasileiras.

Basicamente:

• Base - Maior parte da carteira. Empresas lucrativas em setores perenes;
  • Meio - Empresas lucrativas em setores estratégicos;
  • Topo - Menor parte da carteira. Empresas mais arriscadas ou até ruins em setores arriscados, mas que você acredita que podem se valorizar bastante. Risco controlado, mas côncavo - Perdas limitadas, ganhos "ilimitados".

Obrigada! Já assisti o módulo 4, mas confesso que esqueci completamente esse detalhe...

• Brabo 1
  • Criar novo...