Jump to content
  • 0

Minha empresa está iniciando um programa de compras de ações por funcionários. Vale apena investir?

Pergunta

Postado

Bom dia, ainda estou no módulo de renda fixa, mas hoje recebi um email da empresa que trabalho comunicando sobre a chagada ao Brazil de um programa que permite que os funcionários comprem ações da empresa.

Atualmente trabalho para uma empresa que faz parte da IBM, logo as ações que teremos acesso serão as ações da IBM e as vantagens que teremos são as seguintes:

• Desconto de 15% sobre o preço de mercado.
  • Escolher contribuir de 1% a 10% do seu salário para comprar as ações. Esse valor é descontado diretamente da sua folha de pagamento.
  • Você pode comprar ações fracionadas, o que significa que não precisa ter dinheiro para uma ação inteira para participar.
  • Sem período de carência

Acredito no crescimento da empresa nos próximos anos e tenho disponibilidade de investir 10% do meu salário com tranquilidade.

O que devo investigar antes de tomar essa decisão (além de terminar o curso)?

• Brabo 3

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

O ideal seria terminar as aulas pra entender como vai montar sua carteira e quanto vai aportar em que.

sabendo disso você define o quanto aproveitaria esse desconto nas ações da empresa de forma mais sensata e alinhada com a sua estratégia.

tem alguma data limite para aderir ao programa?

pode mudar esse % com qual frequência?

• Brabo 1
  • 0
Postado
34 minutes ago, Diego Maranhão disse:

Bom dia, ainda estou no módulo de renda fixa, mas hoje recebi um email da empresa que trabalho comunicando sobre a chagada ao Brazil de um programa que permite que os funcionários comprem ações da empresa.

Atualmente trabalho para uma empresa que faz parte da IBM, logo as ações que teremos acesso serão as ações da IBM e as vantagens que teremos são as seguintes:

• Escolher contribuir de 1% a 10% do seu salário para comprar as ações. Esse valor é descontado diretamente da sua folha de pagamento.
  • Você pode comprar ações fracionadas, o que significa que não precisa ter dinheiro para uma ação inteira para participar.

Acredito no crescimento da empresa nos próximos anos e tenho disponibilidade de investir 10% do meu salário com tranquilidade.

É bem interessante, afinal de contas vc acaba sendo "SOCIO", não deixa de ser um bônus.
É uma empresa que:

•  Yield atual: ~4%
  • Pagamentos consistentes há mais de 100 anos.
  • Aumentos anuais consecutivos por mais de 25 anos (Dividend Aristocrat)

Uma questão essas ações compradas, ficam onde? 
Como vc vai ter acesso a elas? pode vender a qualquer momento?

• 0
Postado
3 minutes ago, Diego Maranhão disse:

Inicia no próximo mês, sem data limite para aderir e pode mudar a porcentagem sempre que quiser, pagando uma taxa de $6 por cada alteração.

se não tem data para aderir eu recomendo fortemente que você segure a mão e faça as aulas antes.

deixe seus aportes no tesouro selic como orientado na primeira aula.

monte a sua estratégia e só depois entre com um % alinhado a sua estratégia.

é melhor você entrar depois sabendo o que está fazendo do que depois ter o trabalho de reequilibrar erros do passado.

se você estiver com muita vontade de fazer, use isso como incentivo para maratonar as aulas e terminar logo.

• Brabo 3
  • 0
Postado
37 minutes ago, Diego Maranhão disse:

15% sem periodo de carencia? compre nem que seja pra lucrar na venda... eu faria isso. Reservaria uma parte para formar a posição de buy and hold, mas é um cenário com oportunidade unica, e formaria mais capital para investir em outras posições.

Teve pessoal na Nvidia fazendo muitos milhares de dólares nesse formato (senão milhoes) na variação de $20 para $150 com 15% de desconto.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Boa tarde e bem-vindo na comunidade @Diego Maranhão

A orientação do Curso da AUVP é não investir até concluir o curso.

Para evitar tomar decisões, baseadas em emoções, notícias e outros fatores sem fundamento.

Sei que é difícil seguir essa recomendação, mas isso é para proteger o aluno de fazer investimentos precipitadas que podem lhe causar prejuízo financeiro.

Você poderia estudar os indicadores da sua empresa,  para saber como ela está performando no mercado e saber se realmente é um boa oportunidade se posicionar como acionista.

E quando você tiver acabado o Curso da AUVP,  você já estaria mais bem preparado para tomar a decisão.

Dito isso.

Parece ser um ótimo benefício para os funcionários.

• Brabo 3
  • 0
Postado
6 horas atrás, Diego Maranhão disse:

@Diego Maranhão O bom é que você já tem interesse em participar da empresa.

Faça uma análise dela conforme o ensinado nos módulos. Imagino que você vai decidir que acredita sim na empresa (afinal, trabalha nela rsrs), mas faça a análise mesmo assim, pois conhecimento sempre agrega. Até o final do curso, você vai estar apto a investigar por si mesmo.

Só, minha opinião, se você já está expondo parte do seu patrimônio considerável na empresa que não vai registrar no Diagrama do Cerrado, não faria muito sentido aportar nas concorrentes também. Poderia ficar com uma exposição muito grande no setor e no risco não sistemático.

Abraços.

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Diego Maranhão disse:

Participar de um programa de compra de ações com desconto é uma oportunidade fantástica para o Buy and Hold, pois você já começa com um ganho de 15% (o desconto).

Empresas, especialmente aquelas que promovem fortemente a "cultura de dono" ou que buscam o alinhamento total dos funcionários com os resultados da companhia, podem ver a manutenção das ações como um sinal de lealdade e confiança no futuro da empresa. A venda frequente ou total das ações pode ser interpretada, mesmo que de forma subjetiva e não oficial, como falta de confiança ou desengajamento.

Embora você mencione "sem período de carência", confirme se existem quaisquer prazos para a venda das ações após a compra. Alguns programas podem ter um período mínimo de permanência para o desconto se consolidar, mesmo que você possa comprá-las de imediato. 

Sobre o Desconto: O desconto de 15% pode ser considerado um benefício e, portanto, tributável como renda no momento da compra (ou venda, dependendo da interpretação fiscal). Verifique como a Receita Federal brasileira e a IBM tratam essa diferença entre o preço de mercado e o preço de compra.

Caso você saia da IBM no futuro, qual o processo para as ações? É preciso vendê-las? Há alguma penalidade ou benefício?

Impacto na Sua Diversificação de Investimentos

• Concentração de Risco: Investir nas ações da empresa onde você trabalha significa concentrar seu risco. Seu emprego e parte de seus investimentos dependerão da mesma empresa. Se a IBM enfrentar dificuldades, isso pode afetar tanto sua renda quanto seu patrimônio.
  • Estratégia: Avalie se 10% do seu salário (e o capital que isso representa) não te deixará excessivamente exposto a um único ativo. A diversificação é uma das pedras angulares do investimento de longo prazo. Embora o desconto de 15% seja atraente, é importante balancear isso com a diversificação em outras empresas, setores e classes de ativos (renda fixa, fundos imobiliários, outras ações).
  • Limite Máximo: Decida qual a porcentagem máxima do seu patrimônio total você estaria confortável em ter investido em ações da IBM, considerando o risco de concentração.
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite! 

Aparentemente parece ser uma boa aportunidade, já que se trata de empresa que se provou ao longo do tempo, paga dividendos e ainda tem o desconto pra comprar elas.

Obviamente que a prioridade é terminar o curso, pra decidir bem.

Como já dito pelos colegas, cuidado com a concentração, pra não ter um percentual muito grande da carteira nela, já que em eventual ciclo de baixa, e você for dispensado, pode ver o patrimônio cair drasticamente no período que você está sem renda.

Mas fazendo o gerenciamento de risco adequado, aparentemente é uma excelente oportunidade. Só se informa de tudo antes de aderir, e não concentra demais a carteira.

• Criar novo...