Jump to content
  • 0

Cidade grande ou interior

Pergunta

Postado

Olá, turma! Tudo certo?

Queria a opinião de vocês sobre uma dúvida que tem me incomodado.

Atualmente moro a 400 km da minha cidade natal, sem onibus direito, e gostaria de criar o hábito de visitar minha família e amigos a cada dois meses.

Hoje consigo investir cerca de 40% da minha renda, o que me deixa confortável financeiramente. No entanto, nessas viagens costumo alugar um carro — principalmente pelo conforto e pela liberdade de passear com minha mãe, irmão e namorada.

O aluguel de carro costuma sair entre R$ 1.200 e R$ 1.400 por uma semana, com seguro total incluído.

Como trabalho presencialmente apenas uma vez por semana, nunca senti necessidade real de comprar um carro.

Mas agora fico na dúvida:

Será que vale a pena continuar alugando ou está na hora de comprar um carro?

Agradeço se puderem compartilhar a opinião de vocês

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá, turma! Tudo certo?

Atualmente moro a 400 km da minha cidade natal, sem onibus direito, e gostaria de criar o hábito de visitar minha família e amigos a cada dois meses.

Hoje consigo investir cerca de 40% da minha renda, o que me deixa confortável financeiramente. No entanto, nessas viagens costumo alugar um carro — principalmente pelo conforto e pela liberdade de passear com minha mãe, irmão e namorada.

O aluguel de carro costuma sair entre R$ 1.200 e R$ 1.400 por uma semana, com seguro total incluído.

Como trabalho presencialmente apenas uma vez por semana, nunca senti necessidade real de comprar um carro.

Bom dia, Anônimo!

O primeiro passo seria você tentar dar uma pesquisada nos custos de se manter um carro: IPVA, seguro, combustível, as parcelas caso não compre a vista, etc.

Será uma decisão pessoal no final das contas, mas dando um parecer aqui bem pessoal também  😅

Na minha opinião valeria a pena sim você tem um carrinho simples tanto para este fim como pode te facilitar em outras coisas mais. Ouso dizer que você tem uma margem para alocar este custo caso julgue necessário pensando que você investe mais do que os 25% sugerido para a liberdade financeira. Não seria muito problema ceder um pouco sem passar a margem mínima dos 25% para ter algo que vai lhe ser útil e também te fazer bem. Afinal, ir visitar a família não tem preço e como você diz que quer fazer isso com mais frequencia, é nítido a importância disso pra você.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 3
  • 0
Postado

Fazendo uma conta de padaria aqui, você teoricamente gastaria R$ 1400 a cada 2 meses, o que daria R$700 por mês.

Na minha opinião, bastante enviesada porque eu particularmente não tenho carro há 8 anos (mas moro em sp perto do trabalho), e sabendo que você não tem necessidade real de um automóvel, acredito que você vai acabar até gastando mais na compra (considerando seguro, depreciação, eventual financiamento, retirada de investimento, revisões etc etc).

Agora o que você precisa saber, particularmente, é se vc tem liberdade de locomoção tanto na sua cidade quanto nas viagens. Em resumo, financeiramente acho que não compensa. 

• 0
Postado
7 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

só fazendo conta.

e lembre que um carro além do valor da compra terá o ipva, seguro, revisões e manutenções, ter que se preocupar com um lugar pra deixá-lo estacionado.

é bom ter um carro? sim.

mas cuide pra ele não te dar dor de cabeça.

e só pra dar um exemplo, eu tenho um carro velho que uso no dia a dia, mas quando viajo eu alugo.

o alugado é sempre zero ou rodou pouco, revisado e pronto pra pegar a estrada. zero preocupações.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 30/05/2025 at 05:38, Convidado Anônimo disse:

Olá, turma! Tudo certo?

Bom dia Sardinha Anônimo 

Eu particularmente tenho a concordar com o @Rafael Antunes Teixeira Silva

A praticidade, liberdade, e independência de ir e vir que se tem com um automóvel 🚗 é sem igual.

Mas, 400 km x2 a cada 2 meses com seguro total, no seu caso o aluguel do automóvel, se enquadra melhor.

Não pelos custos, mas pela segurança.

E você mencionou que sua mãe e namorada, viajam com você.

E bem melhor viajar em um carro, novo com boa manutenção e com suporte de um seguro.

Se puder, depois conta para nós o que você decidiu.

Até mais.

😎👍🏼

• Brabo 1
  • 0
Postado

o meu ponto de vista é bem enviesado pois pra mim carro vai muito além de conforto é necessidade básica.

Dou uma sugestão para você comparar o gasto que você tem com transporte.

Hoje você utiliza transporte público/uber? caso adiquirisse um carro você deixaria de utilizar meios alternativos de transporte?

Você gosta de dirigir? eu particulamente gosto. Se eu for viajar não gosto de viajar de carona, gosto de ter a liberdade de ir e voltar quando eu bem entender sem depender de decisões de outras pessoas.

Pense quais os benefícios e problemas que teria com carro:

• Benefício:
    • Conforto em deslocamento
    • Liberdade em deslocar 
    • Menor custo com transporte alternativo
  • Problemas
    • Você possui uma garagem para guardar o carro
    • Gastos como IPVA, manutenção, seguro
    • Tempo para cuidar de um carro. É pouco mas é aconselhável cuidar do seu carro como lavar regularmente (ou levar a um lava jato), cuidar da manutenção...

No final vejo que é uma escolha bem pessoal. Tenho amigos que moram em SP próximos de uma estação de metro que não precisam de carro. Eu moro em uma cidade do interior (90 mil habitantes) e carro é fundamental.

Espero que faça uma boa decisão, mas aconselho ouvir os pontos de vista de outras pessoas pois poderá ver benefícios ou problemas em ter um carro.

• Criar novo...