Otavio Hayashi Postado Sexta-feira às 17:55 Postado Sexta-feira às 17:55 Supunhetamos que tivéssemos comprado R$ 1.000,00 em ITUB3 em 2002 e investido R$ 100,00 por mês até os dias atuais (reenvestindo os dividendos). Essa seria a rentabilidade dele. (abaixo do ibovespa)
0 Henrique Magalhães Postado Sexta-feira às 18:51 Postado Sexta-feira às 18:51 5 minutes ago, Otavio Hayashi disse: sim sim mas rentabilidade passada não quer dizer rentabilidade futura, vou comprar weg hj a 30 de pl? Compra IBOV entao, da pra ver que voce nao estudou direito o modulo 04. esta comparando alho com bugalhos. a WEG é pra mostrar que mesmo quando todos dizem que ela esta cara, ela ainda tem espaco pra crescer, mas nao tem so weg ali, a weg de longe seu uma surra (no seu jeito de analisar em todos os ativos?)? BTG , Engie , Brasil Agro, abaixo mais uns exemplos, seguindo sua logica, ate a combalida Mdia encosta no IBOV
0 Otavio Hayashi Postado Sexta-feira às 18:54 Author Postado Sexta-feira às 18:54 1 minute ago, Henrique Magalhães disse: Compra IBOV entao, da pra ver que voce nao estudou direito o modulo 04. esta comparando alho com bugalhos. a WEG é pra mostrar que mesmo quando todos dizem que ela esta cara, ela ainda tem espaco pra crescer, mas nao tem so weg ali, a weg de longe seu uma surra (no seu jeito de analisar em todos os ativos?)? BTG , Engie , Brasil Agro, abaixo mais uns exemplos, seguindo sua logica, ate a combalida Mdia encosta no IBOV mas eu digo a longo longo prazooooooo
0 Henrique Magalhães Postado Sexta-feira às 18:58 Postado Sexta-feira às 18:58 2 minutes ago, Otavio Hayashi disse: mas eu digo a longo longo prazooooooo vc quer acertar o Fiofo da Mosca, me desculpe mas voce nao esta com duvida, vc quera firmar uma teoria que inventou e que nao existe, precisa estudar um pouco mais. 1 1
0 João Vitor Bueno Da Silva Postado Sexta-feira às 19:10 Postado Sexta-feira às 19:10 Boa tarde @Otavio Hayashi, tudo bem? Filosoficamente é impossível que a renda fixa ganhe em rentabilidade num prazo infinito de uma cesta de boas empresas. Isso acontece por um motivo bem simples, quando você "investe" em renda fixa, nada mais está fazendo do que um empréstimo, seja para o governo, banco ou diretamente a uma empresa. Ou seja, se as empresas não conseguirem ter uma rentabilidade maior do que os juros do dinheiro que tomaram de empréstimo, duas situações iriam acontecer: ou a empresa quebra, ou no longo prazo, quem empresta o dinheiro (investe na renda fixa), com o efeito dos juros compostos, ganharia tanto dinheiro que poderia comprar a própria empresa. O mesmo pensamento é válido para a inflação, por exemplo. Foi uma explicação chula, que poderia ser muito mais aprofundada. Se quiser, pode buscar mais conhecimentos e explicações a respeito. Um abraço! 4
0 Henrique Magalhães Postado Sexta-feira às 19:11 Postado Sexta-feira às 19:11 Just now, João Vitor Bueno Da Silva disse: Isso acontece por um motivo bem simples, quando você "investe" em renda fixa, nada mais está fazendo do que um empréstimo, seja para o governo, banco ou diretamente a uma empresa. e isso é quase libertador quando vc entende... 1
0 Bolívar Luiz Postado Sexta-feira às 19:20 Postado Sexta-feira às 19:20 2 horas atrás, Otavio Hayashi disse: Supunhetamos que tivéssemos comprado R$ 1.000,00 em ITUB3 em 2002 e investido R$ 100,00 por mês até os dias atuais (reenvestindo os dividendos). Essa seria a rentabilidade dele. (abaixo do ibovespa) @Otavio Hayashi Claro, mas como você mesmo comentou, rentabilidade passada não é o mesmo de rentabilidade futura, e não vamos necessariamente aportar os R$100 todo mês, e sim investir conforme indicar o Diagrama do Cerrado. Às vezes vamos aportar mais, as vezes menos ou nada, o que já mudaria as coisas de alguma forma. Além do mais, a diferença em rentabilidade também pode mudar muito a depender de quando você passou a investir, por exemplo, digamos que eu tenha investido R$1.000,00 no Itaú inicialmente + R$100,00 ao mês a partir de meros 4 anos atrás e sempre reinvestisse os dividendos. Perceba que a rentabilidade supera em muito o IBOVESPA. Nosso foco não deve ser deixar o Índice nacional no chinelo, e sim usar ele como uma média, talvez um benchmark. rs Claro, selecionar bons ativos pode sim te expôr a empresas que sejam muito superiores ao IBOV, mas esse ainda é uma cesta de vários ativos enquanto uma ação vai trazer consigo o risco não sistemático dela. É mais arriscado, mas também pode ser muito mais lucrativo e tem o bônus de não te expôr a empresas que você não deseja participar. Selecionar boas empresas é um bom negócio e selecionar bons fundos também é (embora não considero o IBOVESPA particularmente bom. É muito voltado a traders). Investir apenas comprando cestas de ativos também é sim uma estratégia aceitável e compativel com alguns perfis de investidor. Vale a pena fazer sua própria análise: O quanto você quer se expôr em cestas de ativos? Alguns desses ativos você gostaria de se expôr mais além dessa cesta, ou seja, investir individualmente neles também? Etc. 1 1
0 Charles T Postado Sexta-feira às 19:53 Postado Sexta-feira às 19:53 41 minutes ago, João Vitor Bueno Da Silva disse: Filosoficamente é impossível que a renda fixa ganhe em rentabilidade num prazo infinito de uma cesta de boas empresas. Isso acontece por um motivo bem simples, quando você "investe" em renda fixa, nada mais está fazendo do que um empréstimo, seja para o governo, banco ou diretamente a uma empresa. Passa a régua.
0 Fabio Augusto De Araujo Postado Sexta-feira às 20:01 Postado Sexta-feira às 20:01 po é um debate que ja tive comigo mesmo ate fiz um post sobre e depois de um bom tempooooo mas booom tempo mesmo eu consegui ver que a diversificação faz diferença, tenta pesquisar sobre rentabilidade de fundos multi mercado x fundo renda fixa x Fundo de renda variavel não é la muito justo porque cada fundo tem sua fislosofia mas como as raises do diagrama dizem melhor ter varios meios para te estabilizar do que ter uma raiz só pq se amanhã o governo vira e fala apartir de amanha 50% do lucro com renda fixa tera que ser enviado as pessoas com fome eae vai falar mal do governo em tirar teu dinheiro pra ajudar gente com fome ? kkk
0 Fabio Augusto De Araujo Postado Sexta-feira às 20:07 Postado Sexta-feira às 20:07 e outra tbm, se tiver na brisa ainda compra bova11 e boa kkkk ta exposto a brasil e renda variavel e boa tem que ver algo que é confortavel pra ti
0 Leandro Ferreira Leite Postado Sexta-feira às 20:24 Postado Sexta-feira às 20:24 não sabia dessa nova ferramenta na AUVP analitica, achei bem legal. minha maior posição na carteira é ITUB4, vi que vai variar muito dependendo o tempo que coloca, então peguei os ultimos 5 anos, e pra mim foi satisfatorio pois meu objetivo é bater o CDI, mas o que vale mesmo é a carteira como um todo.
0 Leandro Ferreira Leite Postado Sexta-feira às 20:39 Postado Sexta-feira às 20:39 Minha carteira já está quase chegando no CDI, comecei a investir em outubro de 2021 apenas em fundos de investimento escolhido por mim mesmo sem entender muito bem o que estava fazendo, mas no grafico abaixo mostra que já sai na frente do CDI , por conta do volume dos aportes ganhei um acessor exclusivo, que tinha contato direto pelo whatssapp, muito chic e no grafico mostra a primeira queda indo para baixo do CDI, cansei e começei a seguir o canal do Raul e fiz o curso, cancelei os tal dos COE e então entrei no mercado de renda variavel e no grafico mostra a segunda queda mais forte por conta disso 😅 A diferença é que agora entendo um pouco mais, comeceu com aportes alto no momento em que osativos estavam em seu pico historico e continuo seguindo a estrategia de bons ativo e quando cai é oportunidade para baixar o seu preço medio , mas quando fico inseguro peço ajuda aqui para saber se estou no caminho certo. Não desista @Otavio Hayashi mesmo uma exposição pequena em renda variavel vale a pena. 60% da minha carteira é renda fixa o restante entre fundos imobiliarios , renda fixa , internacional e 4% em BTC apenas
Pergunta
Otavio Hayashi
Supunhetamos que tivéssemos comprado R$ 1.000,00 em ITUB3 em 2002 e investido R$ 100,00 por mês até os dias atuais (reenvestindo os dividendos). Essa seria a rentabilidade dele. (abaixo do ibovespa)
Top Posters For This Question
13
6
4
2
DIAS POPULARES
30/Mai
32
Top Posters For This Question
Otavio Hayashi 13 posts
Henrique Magalhães 6 posts
Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo 4 posts
Fabio Augusto De Araujo 2 posts
DIAS POPULARES
30/Mai 2025
32 posts
Os mais famosos desse tópico
João Vitor Bueno Da Silva
Boa tarde @Otavio Hayashi, tudo bem? Filosoficamente é impossível que a renda fixa ganhe em rentabilidade num prazo infinito de uma cesta de boas empresas. Isso acontece por um motivo bem si
Henrique Magalhães
vc quer acertar o Fiofo da Mosca, me desculpe mas voce nao esta com duvida, vc quera firmar uma teoria que inventou e que nao existe, precisa estudar um pouco mais.
Bolívar Luiz
@Otavio Hayashi Claro, mas como você mesmo comentou, rentabilidade passada não é o mesmo de rentabilidade futura, e não vamos necessariamente aportar os R$100 todo mês, e sim investir conforme in
Posted Images
31 respostas para essa pergunta
Recommended Posts