Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal,

Estou aprendendo investimento do zero e na aula do Tesouro Selic o Raul orienta a pegar sempre o de maior vencimento, encontrei um com vencimento em 01/03/2031,  selic+0,110  e  valor do titulo R$ 16.593,76   Entendi que posso investir um valor menor desse montante, mas gostaria de entender por que esse valor é tão elevado enquanto outros são bem baixos. 

Gostaria de entender também se esse valor elevado tem alguma influência no rendimento, ou tanto faz. 

Desculpem a pergunta e obrigada pela atenção

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
10 horas atrás, Vera Kacperzak Tenório Cavalcante disse:

Olá pessoal,

Estou aprendendo investimento do zero e na aula do Tesouro Selic o Raul orienta a pegar sempre o de maior vencimento, encontrei um com vencimento em 01/03/2031,  selic+0,110  e  valor do titulo R$ 16.593,76   Entendi que posso investir um valor menor desse montante, mas gostaria de entender por que esse valor é tão elevado enquanto outros são bem baixos. 

Gostaria de entender também se esse valor elevado tem alguma influência no rendimento, ou tanto faz. 

Oi Vera,

Complementando de uma forma diferente: o valor elevado desse título do Tesouro Selic não muda em nada o funcionamento do investimento. A única coisa que muda é o "preço unitário" do título, que subiu ao longo do tempo porque ele está em circulação há muitos anos. Mas você continua podendo investir com qualquer valor, e o rendimento será sempre proporcional à parte do título que você comprou - ou seja, não é preciso comprar um título inteiro para ter os mesmos benefícios.

Além disso, o fato de ele ter um valor alto significa apenas que ele já acumulou muita Selic ao longo dos anos. Se você investir hoje, a sua rentabilidade será baseada na taxa Selic atual mais os 0,110% ao ano que você mencionou. Então, no fim das contas, o valor do título não influencia no quanto você ganha, mas sim em quanto de um título você consegue comprar com o valor disponível. A lógica é parecida com comprar uma fração de uma ação que custa muito: você participa dos ganhos proporcionalmente.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
3 horas atrás, Vera Kacperzak Tenório Cavalcante disse:

Olá pessoal,

Boa noite!

Acredito que o colega acima já respondeu, mas esse extra (os 0,110) seria a marcação a mercado, mas que nesse título é muito estável (diferente do IPCA + ou do pré-fixado, que a marcação a mercado pode fazer, no curto prazo, seu título render mais ou render menos, mas se segurar até o fim, vai entregar sempre o contratado).

E só acrescentando, não precisa pedir desculpas, estamos aqui pra ajudar uns aos outros, e não tem pergunta que não seja importante ou que não mereça ser respondida...

Abraços 

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 4
  • 0
Postado
17 horas atrás, Vera Kacperzak Tenório Cavalcante disse:

Olá pessoal,

Olá @Vera Kacperzak Tenório Cavalcante,

Primeiramente, não precisa pedir desculpas por perguntar! Estamos aqui pra isso e é um prazer tentar ajudar.

Vamos lá:

Todos os títulos do Tesouro tem uma "data-base", a data de referência dos cálculos deles usada para correção monetária e atualização do valor deles. A data-base do Tesouro Selic é 01/07/2000. Nas datas-base, os Valores Nominais Atualizados dos títulos tinham como valor R$1.000,00 para facilitar os cálculos. Desde então, eles vem sendo atualizados conforme a evolução dos seus indexadores. 

image.png.345a7193761a271fb5e87b7f6cfdab19.png

O valor do título é corrigido pelo seu indexador (no caso, a SELIC). Assim, a rentabilidade do título depende tanto do desempenho dele quanto do deságio (prêmio sobre a rentabilidade) ou ágio (desconto sobre ela) pago no momento da compra.

• Brabo 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Vera Kacperzak Tenório Cavalcante disse:

Olá pessoal,

Vale lembrar que este é o valor de 1 Titulo... você pode comprar frações de 0,01...

Ou seja, o mínimo para investir neste tesouro seria de R$ 165,93 ( equivalente a 0,01 de um titulo completo )

Seja ele cheio, seja ele fração o rendimento é o mesmo, neste caso Selic + 0,11, atualmente seria 14,86% ao ano.

• Brabo 1
  • Criar novo...