Jesse Ferreira Chini Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Turma, o diagrama está sugerindo (para um aporte de 7k) concentrar tudo em renda fixa (diversificando em pré, pós e ipca). Creio que esta sugestão é para equalizar minha carteira em relação ao que cadastrei como meta (40% em renda fixa) - nos meus cálculos restam uns 8% para chegar neste percentual (algo próximo de 25k) A questão central é, com o dólar a 5,60, estou pensando em colocar 2k na carteira internacional e 5k eu fixaria em renda fixa. O que vocês acham? Dá para desobedecer? Ou vou ficar de castigo? ahahahahah 1
1 Post popular Matheus P S Postado 15 horas atrás Post popular Postado 15 horas atrás 2 horas atrás, Jesse Ferreira Chini disse: Turma, o diagrama está sugerindo (para um aporte de 7k) concentrar tudo em renda fixa (diversificando em pré, pós e ipca). Creio que esta sugestão é para equalizar minha carteira em relação ao que cadastrei como meta (40% em renda fixa) - nos meus cálculos restam uns 8% para chegar neste percentual (algo próximo de 25k) A questão central é, com o dólar a 5,60, estou pensando em colocar 2k na carteira internacional e 5k eu fixaria em renda fixa. O que vocês acham? Dá para desobedecer? Ou vou ficar de castigo? ahahahahah Oi Jesse, Olha, o Diagrama do Cerrado, como você bem sabe, é uma ferramenta poderosa porque ele tira a emoção da jogada e te ajuda a seguir um plano de longo prazo que você mesmo definiu. Se ele está te direcionando para a renda fixa, é porque, de acordo com as metas que você estabeleceu, sua carteira precisa de mais raízes nesse tipo de investimento para ficar sólida e resiliente. Desviar agora, mesmo com a boa intenção de aproveitar o dólar, pode criar um desequilíbrio que o próprio diagrama tentará corrigir nos próximos aportes, o que pode parecer contraintuitivo a longo prazo e até te gerar mais dor de cabeça nas próximas rodadas. Pense que ele está agindo como um mentor, te puxando para a estratégia macro que você já validou como a ideal para o seu perfil e objetivos. Se a sua meta de 40% em renda fixa ainda não foi atingida, e o diagrama está indicando essa alocação, é um sinal de que essa é a prioridade para manter a estrutura que você idealizou. Investir no exterior é excelente para diversificação e para buscar o que não temos no Brasil, mas o momento ideal para fazer isso, dentro de um plano bem estruturado, é quando as outras raízes da sua carteira já estiverem firmes e fortes, conforme o seu próprio planejamento. Lembre-se que um dos grandes benefícios de investir fora é justamente buscar a descorrelação, mas essa busca precisa estar alinhada com o equilíbrio geral do seu portfólio. Espero ter ajudado! 5
0 Post popular Eddy Paulini Postado 16 horas atrás Post popular Postado 16 horas atrás 26 minutes ago, Jesse Ferreira Chini disse: Turma, o diagrama está sugerindo (para um aporte de 7k) concentrar tudo em renda fixa (diversificando em pré, pós e ipca). Creio que esta sugestão é para equalizar minha carteira em relação ao que cadastrei como meta (40% em renda fixa) - nos meus cálculos restam uns 8% para chegar neste percentual (algo próximo de 25k) A questão central é, com o dólar a 5,60, estou pensando em colocar 2k na carteira internacional e 5k eu fixaria em renda fixa. O que vocês acham? Dá para desobedecer? Ou vou ficar de castigo? ahahahahah Bom dia, @Jesse Ferreira Chini ! Poder até pode, afinal, todos são livres para tomar as próprias decisões. Mas não podemos deixar de ponderar que isso não é aconselhável. Quanto mais você fugir do que o diagrama indica, mais ele vai ficar fazendo aportes "contra a sua vontade" pois cada vez que você foge do que ele indica, mais ele vai precisa recalibrar a sua carteira. E partindo do princípio que o diagrama está feito para evitar nossas decisões na base da emoção e seguir um racional que nós estabelecemos com as metas das classes de ativos, deixar de seguir o que ele sugere seja fazendo aportes por nossa vontade e/ou mudando os percentuais de metas do diagrama, é simplesmente deixar de seguir aquilo que colocamos como ser bom para nós no início. Espero que ajude a pensar! 6
0 João Vitor Bueno Da Silva Postado 15 horas atrás Postado 15 horas atrás Bom dia @Jesse Ferreira Chini, tudo bem? Como o @Eddy Paulini falou, o diagrama está te mostrando o que você mesmo indicou para ele. A sua meta é de 40% em RF, logo, ele quer equalizar esse valor. O que você pode fazer é reconsiderar, talvez abaixar para 35% e aumentar nas ações internacionais. Já que você mesmo escreveu ter vontade de aportar nelas. Enfim, só uma sugestão. Abraços! 3
0 Bolívar Luiz Postado 11 horas atrás Postado 11 horas atrás 5 horas atrás, Jesse Ferreira Chini disse: Turma, o diagrama está sugerindo (para um aporte de 7k) concentrar tudo em renda fixa (diversificando em pré, pós e ipca). Creio que esta sugestão é para equalizar minha carteira em relação ao que cadastrei como meta (40% em renda fixa) - nos meus cálculos restam uns 8% para chegar neste percentual (algo próximo de 25k) A questão central é, com o dólar a 5,60, estou pensando em colocar 2k na carteira internacional e 5k eu fixaria em renda fixa. O que vocês acham? Dá para desobedecer? Ou vou ficar de castigo? ahahahahah Não recomendo. É algo nas linhas de "Sou piloto de avião, posso desobedecer as instruções da Torre de Controle Aéreo?" rsrsrs 1
Pergunta
Jesse Ferreira Chini
Turma, o diagrama está sugerindo (para um aporte de 7k) concentrar tudo em renda fixa (diversificando em pré, pós e ipca).
Creio que esta sugestão é para equalizar minha carteira em relação ao que cadastrei como meta (40% em renda fixa)
- nos meus cálculos restam uns 8% para chegar neste percentual (algo próximo de 25k)
A questão central é, com o dólar a 5,60, estou pensando em colocar 2k na carteira internacional e 5k eu fixaria em renda fixa.
O que vocês acham? Dá para desobedecer? Ou vou ficar de castigo? ahahahahah
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
6/Jun
5
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Matheus P S 1 post
Jesse Ferreira Chini 1 post
João Vitor Bueno Da Silva 1 post
DIAS POPULARES
6/Jun 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Bom dia, @Jesse Ferreira Chini ! Poder até pode, afinal, todos são livres para tomar as próprias decisões. Mas não podemos deixar de ponderar que isso não é aconselhável. Quanto mais você fu
Matheus P S
Oi Jesse, Olha, o Diagrama do Cerrado, como você bem sabe, é uma ferramenta poderosa porque ele tira a emoção da jogada e te ajuda a seguir um plano de longo prazo que você mesmo definiu. Se ele
João Vitor Bueno Da Silva
Bom dia @Jesse Ferreira Chini, tudo bem? Como o @Eddy Paulini falou, o diagrama está te mostrando o que você mesmo indicou para ele. A sua meta é de 40% em RF, logo, ele quer equalizar esse
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts