Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Boa tarde!

Entrei agora no mercado e notei que Petrobras e Banco do Brasil estão em queda nesta sexta-feira.

A BBAS3  já  vinha caindo durante o mês de maio, e agora parece que acentuou ainda mais.

Petrobras também estava demonstrando um declive no preço das ações, e hoje desceu para abaixo dos R$ 30,00 nessa tarde.

Coincidentemente são duas estatais, que podem estar indicando alguma coisa que possa estar prestes à acontecer.

Mas esse cenário que está se desenhado, será uma oportunidade de se posicionar, ou um momento de estar mais cauteloso e aguardar o desenrolar dos fatos?

🤔

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 1

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Boa tarde!

Entrei agora no mercado e notei que Petrobras e Banco do Brasil estão em queda nesta sexta-feira.

A BBAS3  já  vinha caindo durante o mês de maio, e agora parece que acentuou ainda mais.

Petrobras também estava demonstrando um declive no preço das ações, e hoje desceu para abaixo dos R$ 30,00 nessa tarde.

Coincidentemente são duas estatais, que podem estar indicando alguma coisa que possa estar prestes à acontecer.

Mas esse cenário que está se desenhado, será uma oportunidade de se posicionar, ou um momento de estar mais cauteloso e aguardar o desenrolar dos fatos?

🤔

Boa noite, @Elcimar Guimarães!

Essa sensação de insegurança sempre vem, mas empresas lucrativas e resilientes continuam sendo lucrativas e resilientes independente da cotação. Por isso utilizamos o Diagrama do Cerrado, ele não sente medo ou ganância enquanto faz a gestão da carteira.

Entenda porquê essas empresas caíram lendo os relatórios e tudo o mais. Caso não tenham perdido seus fundamentos, continue seguindo a estratégia. Se o Diagrama recomendar aportar em alguma dessas porque elas caíram, maravilha, pois você vai comprar suas participações nelas em valores descontados, ou seja, promoção. rsrs

• Brabo 4
  • 0
Postado
3 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

eu até gostaria de pegar um pouco mais de BBAS3 mas já tenho muito dela (comprei antes do curso), o meu diagrama não permite colocar mais.

Mas é o risco das estatais, podem cair muito por ingerência do controlador.

Semana q vem vou fazer uma coisa q nao recomendo a ninguém. Vou usar uma parte do meu aporte pra comprar bbas3 contra o diagrama kkkk.

Só uma vez, se cair mais mes q vem eu juro q nao vou comprar 🙏

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Você é pobre premium 3
  • 0
Postado
2 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

Boa noite, @Elcimar Guimarães!

Essa sensação de insegurança sempre vem, mas empresas lucrativas e resilientes continuam sendo lucrativas e resilientes independente da cotação. Por isso utilizamos o Diagrama do Cerrado, ele não sente medo ou ganância enquanto faz a gestão da carteira.

Entenda porquê essas empresas caíram lendo os relatórios e tudo o mais. Caso não tenham perdido seus fundamentos, continue seguindo a estratégia. Se o Diagrama recomendar aportar em alguma dessas porque elas caíram, maravilha, pois você vai comprar suas participações nelas em valores descontados, ou seja, promoção. rsrs

Obrigado pelos bons conselhos @Bolívar Luiz

Valeu!

👍🏼

• 0
Postado
5 minutes ago, Danilo Oliveira Silva disse:

Estou segurando 50% do aporte desse mês e talvez consiga até arranjar mais somente pra comprar BBAS3 só esperando chegar no fundo do poço pra aproveitar ao máximo, visto que coloquei adicionei ela na minha carteira esse mês kkkk

Vai comprar de balde.

👍🏼

• 0
Postado (edited)

Boa noite.

Com relação a Petrobras eu não acompanho pois não invisto nela. Acredito que, por ser uma estatal vinculada a commoditie do petróleo, ela possa sofrer muito mais com políticas populistas para aumentar a popularidade dos governantes (lembrando que ano que vem tem eleição e a impopularidade do atual presidente está nas alturas o que pode levar a atitudes desesperadas para diminuir esse índice), diferente do Banco do Brasil que (acredito) não sofrer tanto com influência política.

Agora, com relação ao Banco do Brasil eu acompanho mais de perto pois tenho na minha carteira. Percebi 3 coisas na apresentação de resultados no 1T25 que creio estarem ligadas e que podem ter influenciado na queda do valor da ação:

- A queda no lucro líquido e da margem financeira bruta em relação ao previsto;

- O aumento da inadimplência;

- As alterações promovidas pela resolução CMN 4966/21 que entrou em vigor em 01/01/2025 e alterou o cálculo do PCLD.

As alterações promovidas pela resolução CMN 4966/21 fez com que o banco tivesse que aumentar a porcentagem do PCLD (Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, tem banco que chama de PDD, provisão para devedores duvidosos). Na folha 20 da apresentação, mostra o impacto da citada resolução, sendo que as dívidas de estágio 3 (ativos com problemas na recuperação de crédito, onde a instituição financeira já considera que há um risco muito alto de não receber o valor devido e, portanto, precisa provisões que cobrem integralmente as perdas esperadas. ) passaram a ter uma cobertura de 72,6% do saldo da carteira de crédito. Isso se agravou com o aumento da inadimplência pois aumentando a inadimplência, aumenta o PCLD o que pode ter impactado no resultado do banco no 1T25 que esperava um lucro líquido de R$ 9 bilhões porém o foi de R$ 7,4 bilhões. Essa queda no lucro e o aumento da inadimplência, ao meu ver, não agradou ao mercado e impulsionou a queda das ações.

Apesar disso, acredito que seja apenas algo momentâneo e que o banco logo irá se recuperar dessas adversidades. Para mim é uma boa janela de aporte pra quem gosta do BBzão da massa (eu vou aproveitar)!

Peço que se algo estiver errado que me corrijam, por favor, afinal, estamos todos aqui para aprender.

Um abraço a todos!

Editado por Guilhano Farias De Melo
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
16 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Boa tarde!

🤔

Quem dera meu diagrama me deixasse comprar o banquinho   🥲

• HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
17 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Boa tarde!

🤔

Elas caindo e eu comprando 💲💲💲
Pra minha sorte, meus critérios de investimento me permitem comprar estatais kkkk

Oh Glória!!!! Derretam desgraçadinhas, derretam!!!! 🙌😈🤣

• HAHAHAHA 1
  • Criar novo...