Jump to content

Pergunta

Postado

Salve galera!

Estou no módulo 4 e no exercício da aula 7 - parte 3 precisa identificar a qual setor uma empresa pertence e se esse setor é perene ou não, então me surgiu uma dúvida:

Pode-se afirmar que qualquer empresa pertencente a SETORES DE CONSUMO NÃO CÍCLICO faz parte de um setor perene? Ou a perenidade da empresa ainda depende do subsetor e segmento?

Grato desde já👍

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Luiz Henrique Wilczek disse:

Salve galera!

Estou no módulo 4 e no exercício da aula 7 - parte 3 precisa identificar a qual setor uma empresa pertence e se esse setor é perene ou não, então me surgiu uma dúvida:

Pode-se afirmar que qualquer empresa pertencente a SETORES DE CONSUMO NÃO CÍCLICO faz parte de um setor perene? Ou a perenidade da empresa ainda depende do subsetor e segmento?

Grato desde já👍

Agua e Energia, conseguimos viver sem? NAO. (olha ai setor perene)

Bancos (atividade existe ha seculos) consegue ver ela acabar?  ops nao, Setor perene

Lembra do DVD, CD, Disco Vinel, Filme da KODAK, BlockBuster? hummm duraram pouco tempo, Nao sao perenes

Netflix e outro streamings, existem ha pouco tempo correto (sucessoras do DVD , Blu ray e alugueis de filmes), nao se provaram perenes ainda (mercado muda rapidamente e pode sumir literalmente em alguns anos)

Acredito que em boa parte Setores nao ciclicos tendem a esbarrar na perenidade, mas acreito que ainda sim nao daria pra generalizar ou craar 100%, temos que entender o setor que estamos olhando mesmo.

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
18 horas atrás, Luiz Henrique Wilczek disse:

Salve galera!

Grato desde já👍

Olá, uma boa dica para ver a perenidade das empresas é fazer o exercício mental de "se eu voltar 100 anos, essa atividade já era feita? era lucrativa? hoje existe alguma forma de a sociedade parar de precisar desse produto/ serviço?"

Editado por Lucas Silveira Tosi
erro de digitação
  • Brabo 2
  • 0
Postado

Fala, fera!

Nem todo consumo não cíclico é perene. Pode ser menos volátil, mas perenidade vai além disso. Depende do produto, do comportamento do consumidor e até da concorrência.

Por exemplo:

Alimentos básicos? Geralmente perenes.

Cigarros ou cosméticos? Depende muito do momento social e cultural.

Educação ou produtos de limpeza? Pode parecer perene, mas tem nuances, tipo modelo de negócio, necessidade contínua ou não, e margem.

Então sim, o setor ajuda, mas não garante. Sempre bom olhar o subsetor e o modelo da empresa pra cravar se é perene mesmo.

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 07/06/2025 at 22:04, Luiz Henrique Wilczek disse:

Salve galera!

Grato desde já👍

Oi Luiz,

Quando falamos de "setores de consumo não cíclico", estamos nos referindo, em geral, a empresas que produzem bens e serviços essenciais, que as pessoas consomem independentemente da situação econômica, como alimentos, bebidas, produtos de higiene e medicamentos. A princípio, isso confere uma característica de perenidade, pois a demanda por esses produtos tende a ser mais estável.

No entanto, é fundamental ir além do "setor principal" e analisar o "subsetor e o segmento". Mesmo dentro do consumo não cíclico, existem nuances. Por exemplo, uma empresa de alimentos com um modelo de negócio muito específico ou dependente de um único produto pode ter menor perenidade do que uma gigante diversificada. Além disso, a gestão, a inovação e a capacidade da empresa de se adaptar a novas realidades de mercado, como a Coca-Cola fez ao diversificar para sucos e água, são fatores que realmente definem a sua longevidade e resiliência, e não apenas o setor em que ela atua. Então, a perenidade é uma combinação do setor, subsetor e da própria capacidade da empresa de se manter relevante.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 07/06/2025 at 16:04, Luiz Henrique Wilczek disse:

Salve galera!

Grato desde já👍

Salve, @Luiz Henrique Wilczek!

Acredito que o nosso amigo Henrique disse melhor. Consumo não cíclico pode sim esbarrar na perenidade, mas "consumo não cíclico" é um conceito bastante aberto, que pode envolver coisas mais ou menos perenes. Pra entender a perenidade de investir naquilo, acho que também é válido analisar quais são os negócios, se houve muita falência no setor e no ramo, etc.

• Brabo 1
  • Criar novo...