Jump to content

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 horas atrás, Cortez Pereira Benevides Ramalho disse:

Turma, tô com uma dúvida: tenho 100 ações de AURE3 com preço médio de R$ 11,20, mas tô meio desgostoso com esse papel. Hoje ela tá em R$ 9,90, e tô pensando em vender com prejuízo pra alocar em uma ação que pague dividendos com mais frequência. Será que é uma boa escolha, mesmo vendendo no prejuízo?

Oi Cortez,

Não sei se você já terminou o curso, mas a resposta à sua pergunta está no (atual) módulo 7 do curso. De toda forma, vou deixar meu comentário.

No mercado financeiro, nem sempre a decisão de vender um ativo com prejuízo é a melhor, mesmo quando o objetivo é buscar mais dividendos. O Warren Buffett, por exemplo, compara o patrimônio a um sabonete: quanto mais você mexe, menor ele fica. Essa filosofia sugere que, em muitos casos, manter a posição e focar no longo prazo pode ser mais vantajoso.

Em vez de vender com prejuízo, especialmente se a empresa não apresentar indícios de fraude ou deterioração grave nos fundamentos, uma estratégia a considerar é parar de fazer novos aportes nessa ação e realocar os futuros investimentos em papéis que se encaixem melhor no seu objetivo de receber dividendos com mais frequência. Mesmo empresas que estão "ruins" no curto prazo podem dar lucro no longo prazo, e sair delas geralmente bagunça a carteira e gera estresse desnecessário. Lembre-se que o foco principal é sempre no longo prazo, com um horizonte mínimo de 10 anos para renda variável.

Em síntese, é importante avaliar se a AURE3 realmente perdeu os fundamentos que justificavam seu investimento. Se os balanços estão ruins por um período prolongado, se há sinais de má gestão ou problemas de governança, então sair faz sentido. Mas se os fundamentos continuam razoáveis e o problema é apenas a oscilação da cotação, talvez pausar os aportes e manter a posição seja mais prudente - afinal, vender no prejuízo pode consolidar uma perda que ainda poderia ser revertida no futuro.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • 1
Postado

1. a qto tempo vc tem ela? imagino q deve ser por volta de 1 ano ne (pelo preco)

2. vc sabe o motivo do mercado ter precificado ela abaixo? tem a ver com a alavancagem e o periodo q vamos passar sem nada de dividendos

eu sou um cara q tem auren e pq q eu invisto nela

ela não é uma empresa nem um pouco ruim e obvio que dpois da aquisicao da aes ela passaria por um periodo onde o foco dela eh pagar essa aquisicao

imagino que quem continuar posicionado nela, assim que ela se livrar deste pagamento, provavelmente o preco dela vai disparar e ela vai voltar a ser uma grande pagadora de dividendos.

nao esquece, eh a terceira maior geradora do brasil, num setor perene.

• Brabo 3
  • 0
Postado (edited)

Também possuo AURE3, acredito que como o Matheus comentou eu não venderia tanto que não venderei.

Mas a aquisição da AES foi arriscada e a divida com o juros atual é algo que precisa de boa gerencia para não se enrolar.

Então no meu caso eu só troquei a classificação de um investimento seguro para um com risco maior.

Mas se dividendos é o que você procura, acredito que deve demorar a ter lucro novamente.

Editado por Victor Boni
adicionando contexto
  • Brabo 2
  • 0
Postado
18 horas atrás, Cortez Pereira Benevides Ramalho disse:

Turma, tô com uma dúvida: tenho 100 ações de AURE3 com preço médio de R$ 11,20, mas tô meio desgostoso com esse papel. Hoje ela tá em R$ 9,90, e tô pensando em vender com prejuízo pra alocar em uma ação que pague dividendos com mais frequência. Será que é uma boa escolha, mesmo vendendo no prejuízo?

@Cortez Pereira Benevides Ramalho, acho que o nosso amigo @Sergio Tanaka mostrou perfeitamente a necessidade de entender uma empresa para entender as oscilações e aí sim poder fazer uma decisão adequada, do contrário não passa de especulação e trade, e não devemos fazer isso.

Vejo também que você é um aluno novo e provavelmente não terminou o curso nem teve tempo de digerir todo o conteúdo, então reforço o que o @Matheus P S disse: Não faça movimentações no seu patrimônio por enquanto. Termine todas as aulas que, inclusive, lhe ensinarão a como lidar com ativos que você não tem mais interesse lá no último módulo. Por enquanto, quaisquer valores que você for futuramente investir mantenha onde estão ou aportados no Tesouro Selic se estiverem parados.

Abraço!

• Brabo 1
  • Criar novo...