Jump to content

Áudiobooks - prós e contras


Recommended Posts

Sempre tive dificuldade com leitura, não sei se meu cérebro lê sonífero nas linhas mas dei graças à Deus quando o Áudiobook foi inventado. Me ajudou imensamente. Ouvir o livro me instiga milhões de x mais do que ler... não faço ideia do porquê... agora me peguei numa sinuca de bico com o desafio de leitura do Raul de 20 páginas por dia... tô tentando calcular quanto tempo de áudio book é equivalente... será que pode? ?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Eu acredito que o hábito da leitura mesmo seja importante, não apenas pra adquirir conhecimento, também serve para nos habituarmos a termos um certo trabalho (a leitura) antes da recompensa (o conteúdo). Eu mesmo sem sem um apaixonado pela leitura não deixo de ler, acabei me acostumando a algo que não gosto e olho isso até como uma motivação. Poxa, eu não gosto disso, mas consigo me habituar se é algo que eu preciso.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não sou um exímio leitor. Na verdade minha leitura é bem lenta. Muitas vezes eu perco as legendas dos filmes. Quem sabe lendo todo dia eu não melhoro a velocidade.
Eu prefiro ler do que escutar os áudios books. Até porque vejo mais situações cotidianas que favorecem a leitura dou que escuta. O melhor mesmo é unir os dois. Se vai fazer uma pequena viagem dirigindo. Estar escutando é ótimo. Fazendo exercícios e tal. Lavando louça e coisas do tipo. Agora na rua, numa fila que é ficar alerta ao redor, leitura é show de bola. Só leio de forma digital. Desde a invenção do é-Trader nunca mais comprei um livro físico.
Link para compartilhar
Share on other sites

Fernanda Cortopassi do Nascimento a leitura em si já é um desafio , mas pensando que podemos ler páginas de um RI de uma ou várias empresas , ler notícias etc, ler se torna uma habilidade imprescindível … e sim é difícil ! Eu sempre empurrei este tema na barriga por anos até q um amigo (diga se de passagem um dos melhores trompetista a do Brasil e um cara fantástico chamado Paulo Viveiro) me indicou o livro “Mini-Hábitos” de Stephen Guise. Há muito conteúdo que explica por que temos estas dificuldades e como de maneira simples podemos romper as mesmas! Pra você ter uma ideia , com este livro acabei incluindo hábito de leitura , de mindfullness , e reforcei hábito de manter regularmente minha atividade física … acredito que você possa manter o audiobook e sim tentar vencer este obstáculo , tenho certeza que conseguirá ….
Link para compartilhar
Share on other sites

Amo áudio livro, eu uso o audibles da Amazon, nele tem como vc contar os capítulos, eu acho que a tarefa das 20 páginas é para desenvolver o hábito e a disciplina. Eu comecei uma rotina de 5 minutos de leitura, a cada dia aumento 1 minuto. Essa semana que entra vou começar a contar as páginas que leio em 5 minutos e aumentar seguindo a rotina. Abraços!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou consumidor dos 2 formatos, inclusive livros físicos e digitais, posso compartilhar alguns aprendizados:

Acredito que a melhor forma de tirar proveito de leitura tradicional é pegar assuntos que gosta de ler. Não curtiu, troca pra outro. Criar um hábito já é dificil, imagina com algo que não dá prazer?
Uma galera proxima de mim me fala do mesmo problema, mas conseguem ler posts, tópicos, blogs, com a mesma quantidade de palavras (ou mais), e por muito mais tempo que 20min. A diferença é o o interesse no assunto. =) Depois que se aprende o hábito da leitura, fica mais fácil ler de tudo, inclusive o que não gosta.

Já audiobooks funcionou pra mim quando são livros de não-ficção. É mais facil de focar e entender o assunto porque não precisa usar tando da imaginação na hora. Ideal também pra fazer junto com outra atividade. Mas isso diz mais respeito a minha capacidade de concentração, cada um precisa entender a sua.

Quanto aos 20min, lembra de adaptar de forma que consiga se manter interessada pra voltar no outro dia, o desafio tem a ver com criar um hábito. Espero ter ajudado!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...