Jump to content
  • 0

Debêntures - Empresas do Setor Elétrico. Oportunidade?

Pergunta

Postado

Tenho visto ao longo da semana uma quantidade expressiva de ofertas de debêntures incentivadas de empresas do setor elétrico, com alto retorno e isentas de tributação.

Considerando que estamos diante de um setor perene e empresas geralmente bem estabelecidas, com baixíssimo índice de falência, será que estaríamos diante de uma excelente oportunidade?

🤔

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
50 minutes ago, Thadeu Neves disse:

@Flavio Prado

Não me recordo exatamente os prazos. Eram longos, se não me falha a memória, mas podem ser negociadas em mercado secundário posteriormente, não?

Duas delas que me chamaram bastante a atenção: ISA e a AUREN, justamente por serem listadas em bolsa.

As taxas eram bastante atrativas, mas também não me recordo exatamente.

Algo bem superior a LCI's e LCA's, possivelmente proporcional ao risco assumido em razão do papel.

Vou verificar novamente amanhã e checar o histórico das empresas na analítica. 

Tive a impressão de estar diante de uma boa oportunidade, especialmente por conta do setor, mas ainda me sinto bastante relutante em investir em debêntures.

Seria a primeira vez.... a primeira sempre deixa a gente nervoso.

😅

Thadeu, já esgotou seu limite de FGC ?

Se ainda tiver limite de FGC, não seria mais negocio aproveitar as oportunidades que estão aparecendo ? por exemplo CDB de 19% a.a. ?

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
45 minutes ago, Thadeu Neves disse:

Tenho visto ao longo da semana uma quantidade expressiva de ofertas de debêntures incentivadas de empresas do setor elétrico, com alto retorno e isentas de tributação.

Considerando que estamos diante de um setor perene e empresas geralmente bem estabelecidas, com baixíssimo índice de falência, será que estaríamos diante de uma excelente oportunidade?

🤔

@Thadeu Neves são empresas listadas na Bolsa? Se sim, fica mais fácil, e confiável, analisar os relatórios da empresa. Se não estão listadas na Bolsa, fica mais arriscado. De qualquer maneira, o risco é maior, justamente por não terem a garantia do FGC, então a relação RISCOxPRÊMIO precisa compensar o risco.

Quais prazos e rentabilidade você tem encontrado?

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

@Flavio Prado

Não me recordo exatamente os prazos. Eram longos, se não me falha a memória, mas podem ser negociadas em mercado secundário posteriormente, não?

Duas delas que me chamaram bastante a atenção: ISA e a AUREN, justamente por serem listadas em bolsa.

As taxas eram bastante atrativas, mas também não me recordo exatamente.

Algo bem superior a LCI's e LCA's, possivelmente proporcional ao risco assumido em razão do papel.

Vou verificar novamente amanhã e checar o histórico das empresas na analítica. 

Tive a impressão de estar diante de uma boa oportunidade, especialmente por conta do setor, mas ainda me sinto bastante relutante em investir em debêntures.

Seria a primeira vez.... a primeira sempre deixa a gente nervoso.

😅

• 0
Postado
3 horas atrás, Thadeu Neves disse:

🤔

Eu não compro debêntures. Acho o risco muito elevado para um retorno limitado. Se for para correr o risco da empresa, compro ações que em o retorno ilimitado. Geralmente, empresas que oferecem prêmios muito elevados em debêntures estão com dificuldade de crédito. 

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
15 horas atrás, Marcelo R disse:

Thadeu, já esgotou seu limite de FGC ?

Se ainda tiver limite de FGC, não seria mais negocio aproveitar as oportunidades que estão aparecendo ? por exemplo CDB de 19% a.a. ?

Obrigado, @Marcelo R.

Faz todo sentido pensar dessa forma.

Por outro lado, tenho curiosidade, então, apenas a título de experimentação, adquiri apenas uma debênture da CEMIG com vencimento para o ano que vem e remunerando IPCA+8,8%.

Agradeço pelo retorno. Foi fundamental. Forte braço!

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Thadeu Neves disse:

Obrigado, @Marcelo R.

Faz todo sentido pensar dessa forma.

Por outro lado, tenho curiosidade, então, apenas a título de experimentação, adquiri apenas uma debênture da CEMIG com vencimento para o ano que vem e remunerando IPCA+8,8%.

Agradeço pelo retorno. Foi fundamental. Forte braço!

A CEMIG provavelmente não irá falir ano que vem. Mas cuidado com debêntures. Já vi muitas pessoas a ver navios com debêntures, perderam o capital investido. Incluindo já vi relatos aqui na comunidade. 

• Me ajudou 1
  • 0
Postado

Obrigado, @Rafael Antunes Teixeira Silva.

Levarei a dica no coração.

A intenção primária é mesmo ter um contato inicial com o tipo de papel na minha carteira. Aprender um pouco na prática, ainda que venha a me custar alguma coisa.

O aprendizado se torna muito mais eficaz quanto colocamos a mão na massa.

Comprei apenas uma unidade "simbólica".

Sigo cauteloso 😄.

Forte abraço!

• Brabo 1
  • Criar novo...