Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, mês passado vendi ativos no exterior e tive um bom lucro. Como a bolsa brasileira anda meio lateralizada e algumas ações em baixa, estou pensando em vender a Vale com prejuízo para fazer novo preço médio. Vendo num dia e compro no dia seguinte ou alguns dias depois. 

Nesse caso, poderei abater, ano que vem, o prejuízo da venda dessas ações da vale com o lucro das ações e etfs vendidas nos EUA? Pergunto porque, se fossem ações aqui do Brasil, eu posso abater o prejuízo com lucro.

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
59 minutes ago, Guilherme Correa Sette Torres disse:

Boa tarde, mês passado vendi ativos no exterior e tive um bom lucro. Como a bolsa brasileira anda meio lateralizada e algumas ações em baixa, estou pensando em vender a Vale com prejuízo para fazer novo preço médio. Vendo num dia e compro no dia seguinte ou alguns dias depois. 

Nesse caso, poderei abater, ano que vem, o prejuízo da venda dessas ações da vale com o lucro das ações e etfs vendidas nos EUA? Pergunto porque, se fossem ações aqui do Brasil, eu posso abater o prejuízo com lucro.

Olá, com as recentes mudanças no IR, teria que confirma. Mas se essa operação fosse feita antes das mudanças, não seria possível pq em 2023, foi editado uma lei (Art. 9º da Lei 14.754/2023), que apenas permite a compensação em ativos do exterior com ativos do exterior.

• Brabo 2
  • 1
Postado

Mesmo que pudesse abater um lucro no exterior com um prejuízo aqui (não pode), o prejuízo deveria acontecer antes.

A compensação que é permitida nos investimentos internacionais é só entre eles, e nos locais também só entre eles. mas o prejuizo sempre vem primeiro e aí sim se permite abater de lucros futuros, nunca o contrário.

senão esse sua manobra seria vista todos os dias por aí..

e além disso tem o risco de vender com prejuízo e não conseguir recomprar baixa, aí vai comprar denovo com mais prejuízo. teria que ver até que ponto vale a pena o risco pra economizar em imposto.

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Guilherme Correa Sette Torres disse:

estou pensando em vender a Vale com prejuízo para fazer novo preço médio

Se for pra vender vale e recomprar vale, não faz sentido algum !

mas você só pode compensar em compra de ativos nacionais (ações com ações nacionais )

obs: lembre q você pode vender e no dia seguinte estar 10% mais caro (a não ser que tenha acesso ao futuro , acredito que não ) enfim sabendo deste risco , apenas vender pra mexer em PM não faz sentido algum !

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Guilherme Correa Sette Torres disse:

As ações dos EUA entraram nisso? Não vi nada a respeito. 

• 0
Postado
25 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Se for pra vender vale e recomprar vale, não faz sentido algum !

mas você só pode compensar em compra de ativos nacionais (ações com ações nacionais )

obs: lembre q você pode vender e no dia seguinte estar 10% mais caro (a não ser que tenha acesso ao futuro , acredito que não ) enfim sabendo deste risco , apenas vender pra mexer em PM não faz sentido algum !

Olá Henrique,
Embora eu compartilhe da sua tese de não vender com o risco de perder uma alta, eu entendo a estratégia adota pelo Guilherme, uma vez que ele venda com prejuízo e compre outro dia (para não caracterizar day trade), ele continua tendo a mesma empresa, mas agora tem um ativo a mais, um prejuízo que ele pode carregar para no futuro diminuir o imposto na venda de outra ação, quando o mercado tiver em alta. 

• 0
Postado
1 hour ago, Lucas Silveira Tosi disse:

Olá Henrique,
Embora eu compartilhe da sua tese de não vender com o risco de perder uma alta, eu entendo a estratégia adota pelo Guilherme, uma vez que ele venda com prejuízo e compre outro dia (para não caracterizar day trade), ele continua tendo a mesma empresa, mas agora tem um ativo a mais, um prejuízo que ele pode carregar para no futuro diminuir o imposto na venda de outra ação, quando o mercado tiver em alta. 

Entendendo que há o risco ok! E havendo onde realizar até ok! Se for só pra massagear o ego pra não ficar com o pm maior aí já temos um problema !

temos q ter mais cuidado com o “quando estiver em alta” não temos este controle nas mãos , e agora com as possíveis mudanças pretendidas com a nova Mp, estas manobras pode sair pela culatra !

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Entendendo que há o risco ok! E havendo onde realizar até ok! Se for só pra massagear o ego pra não ficar com o pm maior aí já temos um problema !

temos q ter mais cuidado com o “quando estiver em alta” não temos este controle nas mãos , e agora com as possíveis mudanças pretendidas com a nova Mp, estas manobras pode sair pela culatra !

Não tem nada a ver com ego, apenas carregar um prejuízo contábil para compensação com ganho de capital, zerando o imposto a ser recolhido. A Vale é uma empresa que acredito ter bons fundamentos.

• 0
Postado
7 horas atrás, Lucas Silveira Tosi disse:

Olá, com as recentes mudanças no IR, teria que confirma. Mas se essa operação fosse feita antes das mudanças, não seria possível pq em 2023, foi editado uma lei (Art. 9º da Lei 14.754/2023), que apenas permite a compensação em ativos do exterior com ativos do exterior.

Bom saber. Então não vale a pena o risco da operação. Vou pagar chorando, mas fazer o que né.

• 0
Postado
11 horas atrás, Guilherme Correa Sette Torres disse:

Não tem nada a ver com ego, apenas carregar um prejuízo contábil para compensação com ganho de capital, zerando o imposto a ser recolhido. A Vale é uma empresa que acredito ter bons fundamentos.

Não falei q seu caso era com ego, me impressiona você ter lido apenas este cenário!

se tem bons fundamentos aí seria mais interessante verificar se o diagrama está pedindo mais aportes , já que mencionou fundamentos !

outro ponto deve ficar claro que investir x de especular (especular não é errado , apenas devemos estar cientes do que estamos fazendo e riscos - e sim eles existem )

se tem confiança no que está falando , basta fazer , mas se vieram perguntar numa comunidade com milhares de alunos e muitos alunos iniciantes , temos que ser mais cautelosos com relação a o que é fundamentos , investimentos e especulações  

Neste caso ao meu ver é uma especulação com preço médio   Realizar prejuízo e tentar usufruir deste para compensar em uma venda futura , onde você não detém nem o preço da vale de amanhã e nem sabe o lucro que terá do ativk que tentar vender no futuro pra abater , e muito menos sabe como serão as compensações até 2026, 2027! 

veja bem ,  não é proibido , mas pensando em um ambiente que ensina buy And hold não faz sentido , pq já já a pessoa pode se achar o bichão da goiaba e começar fazer movimentos a toda hora na carteira , e dinheiro é igual sabonete , se mexe muito ele vai sumindo. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
10 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Não falei q seu caso era com ego, me impressiona você ter lido apenas este cenário!

se tem bons fundamentos aí seria mais interessante verificar se o diagrama está pedindo mais aportes , já que mencionou fundamentos !

outro ponto deve ficar claro que investir x de especular (especular não é errado , apenas devemos estar cientes do que estamos fazendo e riscos - e sim eles existem )

se tem confiança no que está falando , basta fazer , mas se vieram perguntar numa comunidade com milhares de alunos e muitos alunos iniciantes , temos que ser mais cautelosos com relação a o que é fundamentos , investimentos e especulações  

Neste caso ao meu ver é uma especulação com preço médio   Realizar prejuízo e tentar usufruir deste para compensar em uma venda futura , onde você não detém nem o preço da vale de amanhã e nem sabe o lucro que terá do ativk que tentar vender no futuro pra abater , e muito menos sabe como serão as compensações até 2026, 2027! 

veja bem ,  não é proibido , mas pensando em um ambiente que ensina buy And hold não faz sentido , pq já já a pessoa pode se achar o bichão da goiaba e começar fazer movimentos a toda hora na carteira , e dinheiro é igual sabonete , se mexe muito ele vai sumindo. 

Não era questão de especulação, pois o plano era comprar o mesmo ativo, na mesma quantidade, do dia seguinte, para fugir da tributação daytrade. Era apenas não recolher ao leão o imposto devido sobre o ganho de capital nos EUA, abatendo o prejuízo que acabaria tendo apenas contábil na operação de venda da Vale a um preço médio menor que comprei. Claro que, se no futuro eu vendesse a Vale com lucro (o que é de se esperar ao longo de anos a fio), nesse caso, o imposto de ganho de capital acabaria por se igualar ao tributo não recolhido em 2026 (operação no ano contábil de 2025), mas eu poderia usar a restituição do IR em 2026 para reinvestir e ai os juros compostos fariam seu trabalho. Com outras palavras, seria um ganha ganha. 

No entanto, como o Lucas falou, por força do disposto no art. Art. 9º da Lei 14.754/2023, essa operação restou impossibilitada, pois não tenho perdas no EUA a compensar com o ganho de capital obtido com a venda de ativos de renda variável lá. Uma pena. 

Sempre bom perguntar por aqui nesses casos de "idéias mirabolantes", idéia, cabe agora destacar, inspirada na última live do lucros líquidos, por força das alterações da MP recentemente publicada. 

Mas você tem razão quanto aos mais iniciantes. Só que num ambiente rico como esse, com tanta gente boa e muito melhor em finanças e com mais bagagem em operações de bolsa, sempre tem que perguntar e a moderação existe para situações que possam prejudicar. 

Num país com um LEÃO tão ávido, temos que fazer o que podemos para nos proteger, claro, desde que dentro da legalidade, que era o caso, pois elisão fiscal não constitui ilícito, apenas a elusão.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Não era questão de especulação, pois o plano era comprar o mesmo ativo, na mesma quantidade, do dia seguinte, para fugir da tributação daytrade. Era apenas não recolher ao leão o imposto devido sobre o ganho de capital nos EUA

Isto ainda não é a regra atual , teria que aguardar e planejar a manobra !

Sempre bom perguntar por aqui nesses casos de "idéias mirabolantes", idéia, cabe agora destacar, inspirada na última live do lucros líquidos, por força das alterações da MP recentemente publicada. 

Sim na lives que inclusive eles estão especulando ideias , pois tudo ainda é novo! E aí acredito que algumas manobras podem sim beneficiar mesmo durante a fase de crescimento de patrimônio ! 

a exemplo de se poder compensar qq lucro x prejuízo entre qq classe de ativo … já abre uma brecha para realizar prejuízos na renda variável para abater ir da renda fixa por exemplo! Mas aí vai ser um conflito de ideias pois imagine uma carteira com boas empresas de longo prazo em que com os passar dos anos você consiga um PM baixo em relação ao preço atual , a manobra ficará mais difícil !

tudo é muito novo ainda , mas creio que se for baseado na nova MP e se for bem planejado , sim pode ser uma boa estratégia !

Mas pra este momento atual talvez está sua ideia seja possível ,  se atente apenas ao períodos de muita volatilidade para não tomar um susto no dia seguinte ! Na prática sim é possível , mesmo havendo um ligeiro risco ! Vide exemplo petróleo que oscilou gostoso em 24h! Mas aí eh outroo causo!

• Brabo 1
  • Criar novo...