Jump to content

Recommended Posts

Postado
18 horas atrás, Erik Shine disse:

Além de tudo que provavelmente a galera usa, não é do chatgpt mas achei um super incentivo... aqui estamos usando o Gemini até pra incentivar a filhota (de quase 4 anos) em estudos, organização, elogios e dicas rs
Ela ama patrulha canina então os 'aumigos' mandam vídeos pra ela e ela fica toda empolgada. 

Hahhaha bonitinho!

• Brabo 1
Postado

Sou dev, então uso bastante, ela me ajuda a pensar em lógicas diferentes, revisar um código que escrevi, entender melhor algum erro, otimizar uma função que já existe, essas coisas. Também uso pra organizar ideias quando inicio uma task ou pra gerar exemplos rápidos de algo que quero testar.

Eu acho ótimo, faznedo uma analogia é como uma comida boa, até você não provar, nem sente falta, mas depois que experimenta e gosta, sempre quer mais!!!

• Brabo 3
Postado
16 horas atrás, Morgana Nunes Corrêa disse:

uso para expandir a minha visão sobre a situação.

Essa foi uma parte que me chamou bastante a atenção no uso. Como o @André Machado comentou, ter uma "visão de fora" para ponderar mais coisas que as vezes deixamos passar despercebido é bem legal.

Tenho achado que me ajuda bastante nos negócios  😅

• Brabo 1
Postado
17 minutes ago, Eddy Paulini disse:

@Otávio Ferreira Honório tenho um amigo da área de TI também que já comentou que até chegou a pagar por uns meses o GPT para agilizar na solução de problemas relacioados a programação. Ele pedia para gerar códigos pela versão paga que gerava tudo muito mais rápido. E mesmo que ela gerasse códigos que não funcionavam diretamente na hora de compilar, ali pelo menos tinha a solução pré pronta que bastava uma revisão. Muito mais rápido do que elaborar a solução do zero que muitas vezes nem funcionava  😅

é bem isso, agora com as IDE voltadas pra IA, como cursor e windsurf vc usa as sugestoes, usa o chat e ainda manda ele executar mos comandos

o cursor inclusive tem uma feature onde ele vai fazendo tudo sozinho ate funcionar

mesmo q saia codigo errado, vc acaba ganhando mta produtividade

• Brabo 1
Postado
20 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, sardelinhas!  E um ótimo início de semana para nós!

Talvez estejamos falando da mais famosa e utilizada das IAs que oferece uma gama muito boa de funções mesmo em versão free.

Mas para qual fim você a utiliza?

Para diversão? Para criar imagens? para organizar rotina? Para pedir opiniões? Para suprir a carência e conversar com ela? Ajudar nos negócios e tomadas de decisões? Ajudar com cálculos? A evitar a fadiga de colocar a cabeça pra pensar? Para estudar e fazer pesquisas? Gerar exemplos práticos de temas que vem estudando? Só pra jogar tempo fora conversando potoca que não leva ninguém a nada?

Acho curioso como cada pessoa tem seu uso muitas vezes diário e como existe uma variação enorme!

Particularmente há um tempo venho usando até que bastante. Me ajuda a organizar minha rotina e tarefas, costumo fazer alguns comparativos de números e previsões para o financeiro do meu negócio e sempre peço o racional por trás disso. Além do mais, sempre tento fazer essas coisas antes botando a cachola pra funcionar. Não gosto de terceirizar meu raciocínio por assim dizer.

E por aí? Qual a relação de vocês com as IAs?

Oi Eddy,

Como diriam, "você tem um minuto para ouvir minha palavra?"

Rapaz, eu uso pra um monte de coisa.

• Analisar contratos
  • Analisar outros tipos de documentos (por exemplo, políticas de privacidade, políticas de segurança da informação, e coisas do tipo)
  • Montar orçamento familiar (analisar histórico de compras, indicar produtos mais saudáveis, fazer pesquisa em supermercados e indica rqual tem os produtos mais baratos)
  • Dar aquele "tapa" em textos pro meu blog
  • Me auxiliar a redigir emails que envio pra minha lista de inscritos
  • Responder questões dos clientes da minha empresa
  • Fazer análise de RIs de empresas
  • Criar alguns memes pra família

E por aí vai.

Mas uma coisa que é fundamental: não terceirizar, como você falou. Faço tudo e mais um pouco com as IAs (no plural, já que uso não só o ChatGPT, mas também o Gemini, a Manus e o Perplexity diariamente, além do Grok, Claude e Qwen de vez em quando), mas verifico absolutamente todos os resultados. Não apenas pra manter meu cérebro funcionando (rsrsrs), mas principalmente porque não posso, por exemplo, enviar uma mensagem pra um dos diretores da empresa em que trabalho (que é uma empresa global, com mais de 150 mil funcionários) com um erro crasso cometido pelas viagens das IAs.

Vamos que vamos! 🚀

• Aí cê deu aula... 1
Postado

E a propósito, quem quiser testar, fique à vontade:

Sugestões são bem-vindas!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Comecei a usar para me facilitar no preenchimento do diagrama (cf aula do Raul), e de fato ajuda bastante.

No mais uso só para bobagens:

> Proponho temas sem sentido só para ver como me responde

> Peço que me indique musicas de algum determinado estilo

> Solicito que crie imagens (mas como uso as IAs gratuitas até hoje não gostei das imagens que são criadas).

• Brabo 1
Postado

Rapaz, vou deixar ele mesmo responder 😂

Resumo – Como você usa o ChatGPT

Trabalho: me ajuda a escrever e revisar e-mails, relatórios, apresentações e tudo que envolve organização e clareza.

Financeiro: simula salários, calcula impostos, compara custos e ajuda em projeções.

Estudos (ADS - Mackenzie): ajuda em revisões de exercícios, orienta nos estudos e sugere exemplos práticos.

Projetos: organiza processos, contratos e ações para programas como Capital Semente e Retomada RS.

Pessoal: ajuda com a dieta, organiza a rotina, fala sobre treinos, alimentos e produtos confiáveis.

Tecnologia: gera códigos (Java, JS, SQL, HTML), automatiza tarefas e organiza APIs e bancos de dados.

Planejamento: organiza metas semanais e estudos técnicos (IA, Power BI, etc.).

Junto com o Deep Seek, são meus melhores amigos digitais. 💻❤️

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Postado

outra coisa boa é traduzir qqer tipo de assunto tecnico para pessoas de outras areas
funciona mto bem

por exemplo, como explico como funciona a embreagem do carro para uma pessoa q nao entende nada de mecanica, é um professor de literatura

olha o resultado:
funciona mto bem no ambiente corporativo para explicar coisas de tecnologia

Explicação com analogia:

Imagine que o motor do carro é como um maestro muito animado que está sempre tocando sua orquestra a todo vapor. Já as rodas do carro são como um grupo de dançarinos que precisam entrar no ritmo certo.

Só que tem um problema: se os dançarinos (rodas) entrarem direto no ritmo do maestro (motor), tudo pode sair desajeitado ou até se machucar. É aí que entra a embreagem.

A embreagem funciona como um intermediário gentil — como um coreógrafo — que conecta o maestro aos dançarinos de forma suave, aos poucos. Quando você pisa na embreagem, você está dizendo: “espera aí, deixa eu preparar tudo antes de começar o show”.

Então, quando você solta a embreagem devagar, o coreógrafo vai aproximando os dois mundos — motor e rodas — até que eles dancem no mesmo ritmo. Se você solta muito rápido, dá aquele tranco, como se os dançarinos entrassem no palco tropeçando.

🎯 Em resumo:

O motor está sempre girando (mesmo parado).

A embreagem conecta e desconecta o motor das rodas.

Você usa a embreagem para trocar marchas sem fazer o carro “pular”.

Sem ela, seria como tentar dançar no meio da música sem ensaio — desastre!

• Brabo 1
Postado

Eu particularmente gosto de usar a IA para discutir ideias, acho simplesmente sensacional. Crio personagens que comecei pedindo para o chatgpt inclusive “crie uma estrutura de prompt para criar um personagem completo”

Com base nisso já fiz vários personagens para discutir muitas coisas, hoje o que uso muito, como sou médico, tenho um personagem médico baseado em personalidades que admiro e uso para discutir temas e condutas e é bacana que traz não só a revisão no tema mas uma forma de abordar aquele tema com base nos princípios que você criou para aquele personagem. Para ser sincero é melhor que muitas ferramentas pagas hoje para consulta médica pontual inclusive. Óbvio que tem que ter muito cuidado com as informações no geral, mas montando o prompt bonitinho você consegue filtrar até o tipo de referência que usa para formular a resposta, é bem interessante 

• Criar novo...