Jump to content

aula da família


Recommended Posts

Eu não estive presente ontem na aula ao vivo, mas estava assistindo hoje e gostaria de uma grande ajuda sobre meu relacionamento.
Eu tenho 26 anos e meu namorado tem 33 anos, eu sou sócia do meu pai num comércio de óptica e ele é clt numa indústria.
Desde que nos conhecemos eu nunca aceitei que ele "me bancasse" e fizemos um acordo de que tudo seria dividido por igual ou cada um pagaria o seu em tudo.
Com 1,6 anos resolvemos viajar e com 2 anos compramos um apartamento juntos. Passamos muitos perrengues depois que compramos o apartamento, ele teve atrasos nos pagamentos de salário e as contas viraram aquela bola de neve. E eu sustentei financeiramente a nossa relação até ele se estabilizar. Estamos completando nosso 6º ano juntos e tenho percebido que eu continuo sustentando o relacionamento. Quando eu não quero cozinhar, sou eu quem arca com o delivery, quando eu quero ir visitar meus pais em outra cidade (1h de viagem) sou eu quem sempre arca com o combustível...
Ele nunca se prontifica a nada e nem nunca demonstrou o mínimo de gratidão ou reconhecimento por eu ter sustentado tudo sozinha quando ele mais precisou. Eu fiz porque acreditava que a "recompensa" viria.
Nós não saímos mais, não nos divertimos mais... As raras vezes que isso acontece sou eu bancando ou dentro dos termos pré-estabelecidos (cada um paga o seu). Apesar de muito nova nos investimentos, eu já tinha minha reserva de emergência feita quando começamos a namorar e estava entrando no mundo dos investimentos. Hoje eu não consigo mais reestabelecer minha reserva que precisei desfazer para pagar uma parcela residual do financiamento do apartamento e também não consigo mais aportar em nada. Já conversei inúmeras vezes sobre minha infelicidade e o resultado todo mundo conhece (o bom e velho "eu vou mudar" e blá blá blá) No domingo eu disse que queria terminar e expliquei os inúmeros e mesmos motivos que me fizeram chegar a essa decisão.
Ele fica apelando para o lado sentimental, me mandou foto das alianças que comprou para me pedir em noivado (porque algumas tradições são importantes para mim), tem me mandado mensagens da mesma forma que fazia antes de eu pedir para terminar. Eu gostaria da opinião sincera de vocês se eu estou rude demais ou se realmente passou da hora de cortar relações.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que você pulou uma etapa, em expor antes tudo isso que está mencionando de insatisfação e tentar buscar objetivos comuns, em conversa e tentar organizar as finanças juntos
Vocês terão que buscar objetivos em comum, se não existir esse objetivo multo, é um remando para cada lado
De forma direta e simples, c aso houve essa conversa e nada mudou, enriquecer será muito difícil para você, terá que fazer isso por dois e com menos renda, e muito provável não chegue na liberdade financeira









Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Paola Marsile é uma situação bastante complicada pois quem está vivendo o dia a dia é vc, então só o que podemos opinar é a respeito do que vc nos relatou aqui. Pelo que vc falou realmente parece ser uma relação prejudicial a vc. Como o próprio Raul falou ontem vc atravessar a correnteza com alguém nadando no sentido contrario a chance é que ambos se afoguem. Acredito que vc tenha tomado a melhor decisão e quanto a vc estar sendo rude não acho não, vc falou com ele diversas vezes sem ter nenhum retorno. Sei que é uma decisão muito difícil pois foram 6 anos juntos, passando perrengues e tals. Mas se vc sente que não terá mudança da parte dele acho que vc está certa em tomar essa atitude. Espero que fique tudo bem e tenho certeza que antes do que imagina já estará com tua reserva formada novamente.
Link para compartilhar
Share on other sites

Faço as palavras da Priscila Venancio Cesar as minhas.

É uma assunto muito delicado. Mas pelo seu relato acho que é hora de por as cartas na mesa. Ou vai ou racha. E isso de eu vou mudar e tal quase nunca é verdade. Como você relatou.
Faz isso. Como o Raul disse. Na hora do "vamo vê" ou a pessoa acorda pra vida ou vai com Deus.
Link para compartilhar
Share on other sites

Paola, primeiramente sinto muito por tudo isso, acredito que um relacionamento seja feito pra somar (e ainda nem estou falando de dinheiro viu), pra ser leve, pra trazer alegrias, momentos bons....
Já que pediu uma opinião aqui, pois deve estar com a vista turva, pq realmente é muito mais difícil enxergar soluções estando dentro do problema, indico fortemente que procure uma ajuda de um profissional na área, como um psicólogo. Isso ao meu ver tem causas e raízes que precisam ser curadas, para você não continuar insatisfeita e nem repetir o padrão se relacionando com alguém assim novamente.
Seguindo as ideias do curso, o primeiro passo é fazer uma conversa de alinhamento: o que você gosta fazer, pra onde e com que frequencia gosta de sair, quanto pretende estar ganhando e investindo daqui 2 , 5 , 10 anos? Como vai fazer pra atingir isso? O que você pensa sobre a mulher ganhar mais que o homem, a mulher bancar a casa? Pensa em ter filhos? Se sim, quem vai cuidar da casa, roupa e comida após a mulher dar a luz ( o parto é uma cirurgia, e é a única que normalizam a mulher estar fazendo as atividades da casa no dia seguinte, qlq outra cirurgia ficam de repouso por pelo menos 15 dias)., quem cuidará do bebe? Quem bancará a casa nessa ocasião?

Ontem o Raul foi bem claro, se os propositos não estiverem alinhados, vai ser muito dificil
Se a pessoa nao quer se abrir e contar os planos dela, provavelmente você está nesse relacionamento sozinha, ele pouco deve se importar pra essa area
Namoro foi feito pra analisar e escolher

Boa sorte
Link para compartilhar
Share on other sites

É sempre muito difícil ser racional quando envolve sentimentos. Mas conversem e tentem alinhar os objetivos, sem promessas. Não aceite o pedido de noivado agora, pois se não estiverem alinhados, a tendência é só piorar. Analise tudo com calma e se realmente não der certo, pensa que foi melhor ter enxergado agora. Namoro é processo seletivo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Como o próprio Raul disse na live, o mais adequado seria buscar ajuda profissional para ter uma reflexão melhor, porque lendo o relato pelo seu ponto de vista parece um relacionamento que já terminou apesar de ainda estarem com o status de "namorando". Mas, opinando mesmo assim, ter um companheiro que sempre apela pro sentimental e a conversa termina com um "eu vou mudar" me soa que você está namorando um adolescente de 16 anos e não um adulto de 33 anos que deveria ter algum sonho ou plano de vida, mas aparentemente não tem.
Link para compartilhar
Share on other sites

Poxa, sinto muito. E se você parar de bancar pra ele? Daí ele se obrigaria a mudar, né? E ajuda psicológica é sempre bem-vinda. Sobre o noivado, deixe já a condição pra ele. Porque imagine se nesses 6 anos foi assim, e agora noivando vai mudar? É bom pra ter um termômetro. Se ele realmente quer casar, acho que exigir um prova de mudança é o mínimo. Desejo que fique tudo bem com você e se ficarem juntos mesmo: felicidades.
Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo jeito já tentou do jeito mais paciente possível. Agora é hora de ser pragmática. Na minha opinião namoro serve exatamente pra se conhecerem melhor antes de se casarem. Vc pode largar e ver se ele realmente vai mudar ou não. Pra mim é muito desagradável quando ficam me "enrolando".
Link para compartilhar
Share on other sites

Paola Marsile bom dia! Vi sua mensagem ontem a noite e refleti sobre isso , até por que ontem me ocorreu um fato inesperado , uma amiga da adolescência me relatou um caso parecido com o seu (no caso ela queria e já estava investindo e cara além de no começo estar em outra vibe depois passou a querer controlar o dinheiro dela )! Cada caso é um caso , e vocês dois mais que ninguém sabe a realidade do casal, mas você mais do que ninguém sabe a sua realidade e o que você quer , pois você mesma menciona que já tinha reserva , já investia , ou seja você já estava num caminho que acreditava ! Exponha pra ele este caminho e veja o que ele quer ! Quando minha atual mulher veio morar comigo (saiu direto da casa dos pais ) eu sempre dizia q a tinha que passar um tempo sozinha pra entender a dinâmica do que se gasta pra viver no dia a dia, e ela quis pular está etapa , pois bem tivemos alguns estranhamentos mas aos poucos fui dando tarefas pra ela (sabendo q ela ganha menos do que eu), tipo o aluguel é meu, mercado é meu , você faz a feira e o açougue etc ! Com o tempo ela entendeu e hoje ela está investindo e se organizando (e nunca precisei pedir pra ela investir ) Não deixe o lado sentimental apenas virar um corda senão vai te enforcar , e se possível procure uma profissional com quem possa realmente se abrir de todo e com propósito de resolver ! Você pediu opinião mas lendo sua mensagem eu não confiei no comportamento do cara, parece ser um problemão, uma bomba que pode explodir lá na frente … mas está opinião é a minha e pode não ser a realidade (só li algumas linhas de sua vida sob a sua visão ) Desejo que encontre o melhor para você !!!
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, algum tempo atras, tive problemas também no casamento. Não estou querendo julgar nem nada aqui apenas o meu pensar...
Mas acredito que sempre o melhor caminho é a conversa olho no olho, para que assim o parceiro sinta o que você sente. Eu estou aprendendo a 'conversar'... O que quero dizer com isso ? muitas das vezes não sabemos como falar, somos ríspidos, queremos impor algo a outra pessoa. Quando fiz a live da família conversei com minha mulher. Mas foi mais uma "ordem" do que uma conversa na hora ela foi contraria. Deixei de lado e continue com meu objetivo. Apos a leitura do Livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" percebi meu erro. E comecei achar maneira de como levar o assunto com ela. Bem resumindo pra não alongar muito. Hoje eu e ela investimos juntos. O que indico apesar de você já citar que conversou varias vezes. É refletir a conversa e ver se tem algum modo de fazer com que ele possa começar a concorda com você e ambos caminhar juntos.
Relacionamento é complicado mesmo...
Link para compartilhar
Share on other sites

Também faço minhas as palavras bastante ponderadas da Priscila Venancio Cesar, mas acrescentaria: faça um retrospecto do que levou você a ter esse relacionamento, veja se o que você encontrar ainda sustenta as tentativas de reatar. Se valer a pena façam os projetos juntos... Pergunte para ele se ele aceita te passar 50\% dos projetos conjuntos de vocês, para que você cuide de aplicar... se ele não tiver essa confiança aí ele está vendo só o lado dele e parece que seria melhor cada um cuidar de si...
Link para compartilhar
Share on other sites

se o pre-estabelecido era que cada um paga sua parte, voce estava emprestando dinheiro para ele, e para honrar o que tinha sido combinado ele teria que reconhecer a divida e fazer um plano de pagamento. infelizmente ele se acomodou, e usa o sentimento para se aproveitar de voce, se ele tivesse os mesmos objetivos e valores que voce ele ja estaria alinhado com seus objetivos apos 6 anos, nao vai mudar mais, melhor aceitar e partir para frente, aprendi com Raul a ser mais direto, voce ja sabe o que tem que fazer, so precisa decidir

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...