Jump to content

Vender imóvel (que está alugado) para investir: SIM OU NÃO?


Recommended Posts

Boa tarde T13!
Acabei de assistir a aula 4 do Mod 2 e fez TOTAL SENTIDO pra mim!

Eu tenho um imóvel que está alugado, e já vinha com essa ideia sobre vende-lo para investir o dinheiro (para gerar uma renda mensal maior).
Meu marido é bem conservador e ama "acumular imóveis", não me apoia muito sobre essa ideia, ainda mais porque a inquilina paga religiosamente o aluguel.
Estou realmente inclinada a vender amanhã hehehe... Toco ficha? Sugestões? Opiniões? Please!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Acho interessante você fazer simulações para ver qual seria a diferença de renda entre os dois casos considerando os índices específicos da sua cidade, como valorização do imóvel, reajuste do aluguel, tempo de contrato e etc. Isso pode até te ajudar a convencer seu marido de que a venda compensa mesmo com uma boa inquilina. Agora, minha opinião, eu venderia valendo a pena ou não. Só de não ter que me preocupar com eventuais problemas que o apartamento ou o inquilino podem gerar pra mim já compensaria essa possível diferença negativa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal mais antigo um pouco cresceu com o conceito de acumular terras e imóveis. Acho que fazia bastante sentido mas o que vejo hoje em dia, acho que não tem mais um apelo tão grande.
Onde moro todo ano lançam um loteamento novo com centenas de casas. Quando mais se anda nas ruas mais as vê placas de vende-se. Eu não insistiria nisso…
Ele está relutante pois tem um bom inquilino. Mas até quando né. E quando ele decidir financiar o próprio imóvel?
A questão é conversar mesmo. Mostra simulações pra ele. Tem vários vídeos do Raul falando sobre. E não faz muito tempo ele fez um short de uma pessoa que tinha duas casinhas e vendeu pra aplicar em FIIs.
Link para compartilhar
Share on other sites

Isso mesmo, só não esqueça de descontar os custo burocráticos ao vender
Como envolve seu parceiro, mostraria os números para ele, mostrando as diferenças que pode trazer (com expectativa rendimento pessimista pra ele não questionar futuramente também e até superar as expectativas), decisão compartilha se aplica em todo ramo de nossas vidas

È algo para planta na cabeça dele e vender futuramente se realmente vale a pena pra vocês
De um dia para o outro, acho bem radical, mas é uma questão pessoal já pois, eu sou a favor, mas ainda tem muito curso pela frente, no caso, vender e colocar onde?
Link para compartilhar
Share on other sites

Grace Alves Dos Santos Hahn Estou com um meu anunciado já... espero que venda logo (nós que estamos acostumados com a liquidez dos investimentos, quando vamos vender algo assim tem que ter uma paciência infinita :-) :-) )
Espero que ele esteja assistindo o curso com você ou ao menos dando umas espiadas, caso contrario começa a existir uma divergência muito grande de pensamentos e isso no minimo gera desgaste
Como um estrategia de diversificação inclusive, não precisa vender tudo (e acho que nem deve) tendo um pouco de tudo na carteira sempre ajuda no equilíbrio e na proteção
Em resumo, se for pra fazer conta, nem tem muito o que fazer, os FIIs ganham em 99\% dos casos, agora segurar uma parte e diversificar outra pode ser legal, e indo aos poucos talvez no futuro seja você que queira que ele fique com alguns sem vender kkkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Se a ideia é o popular imóvel, de fato os FIIs são melhores. Já fiz cálculos sobre rendimento de um valor de AP em FII e supera bem o imóvel em si, para além de vc não ter os custos de manutenção e as dores de cabeça que pode ter em caso de algum problema com o inquilino. O que tem de fato é que ver a rentabilidade do FII, ver a vacância, quanto tem de yield e tbm o histórico de pagamento. Vale realmente a pena, mas pesquisa onde vai por pq pode ter rendimento ainda melhor se pegar uma boa opção
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que deve ser levado em conta também algumas variáveis de cidade para cidade. Na minha cidade, por exemplo, os imóveis sobem absurdamente de preços. Tomando os últimos 5 anos por base, aumentaram fácil uns 10\% a.a. E também depende do valor que você consegue alugar o imóvel, se está por volta de 0,5\% do valor do imóvel, com reajuste anual pelo IGP-M FGV, eu manteria o aluguel e faria também outros investimentos em renda fixa e variável. O imóvel alugado nada mais é do que mais um item na sua cesta de investimentos.

Mas faz sentido você vender o imóvel se você quer maior liquidez, quer ter zero dor de cabeça com inquilino e eventuais reparos, se na sua cidade a valorização imobiliária não é tão relevante e, também, se o imóvel não está alugado a um valor interessante. Cada situação é única, não da para te dizer se vale a pena ou não vender um imóvel de forma genérica (minha opinião particular).

Falaram que você paga IR do aluguel recebido, mas, sinceramente, quem não tem uma grande quantidade de imóveis alugados, geralmente não declara (ou declara apenas alguns) e, consequentemente, não paga o IR.
O mesmo acontece na venda do imóvel, que é praxe nos contratos de compra e venda colocar o valor real da venda e na escritura um valor inferior, para não pagar ou pagar apenas um valor simbólico de imposto.
Não estou incentivando ninguém a não pagar imposto, mas essa é a realidade, seja ela boa ou ruim. Seu marido é advogado, deve estar familiarizado com essas práticas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Grace Alves Dos Santos Hahn... Apenas para compartilhar que eu passei pela mesma dúvida e discussão com esposa, e minha decisão após muita análise é simples e direta.... SIM, SIM e SIM, vale muito a pena. Você pode deixar 1 imóvel apenas para seu marido ficar tranquilo, e o mais novo, de preferência. :)
Link para compartilhar
Share on other sites

Grace Alves Dos Santos Hahn No que tange imóveis acho a decisão não somente racional mas também emocional, e bem particular. Mas há pontos que tornam a decisão mais fácil. 1 - Qual a vacância do seu imóvel? Você sempre consegue aluga-lo, ou fica alguns meses do ano sem conseguir. 2 - O valor do aluguel supera 10\% a.a. em rendimento? Hoje existem vários FII pagando mais que isso. 3 - Há uma valorização anual do imóvel acima da média do mercado? Imóveis comerciais em bons pontos, tem uma valorização acima da média do mercado, diferente de aluguéis de casas em bairros residenciais. Se as respostas as perguntas forem negativas, seria melhor vender o imóvel e alocar em FII.
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha experiência com casa de aluguel: dor de cabeça e prejuízos… Nunca conseguimos ajustar o aluguel no valor que queremos, imóveis sempre demandam manutenção e sempre é preciso fazer reformas (que muitas vezes consomem o valor que o inquilino pagou). Mesmo que a pessoa pague certinho, todo mês, esse montante em investimentos renderia mais. Fora a dor de cabeça que temos com documentos e taxas… Pretendo ter apenas um imóvel: o que eu morar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Passei por essa mesma indecisão . meu pai faleceu e me deixou de herança um terreno com 3 casinhas de aluguel (cortiço). Tratando de rentabilidade os alugueis valia um pouco mais a pena , do que vender para investir. mas a paz que isso me trouxe o dinheiro a mais que eu tinha em rentabilidade não paga.

Toda vez que começava a chover eu acordava de madrugada com medo de problemas com vazamentos, infiltrações, etc. As vezes era inquilino atrasando. Resumindo lidar com pessoas é mto incerto..um hora vc pode ter inquilinos bons, mas seu imovel quebra algo...outra hora seu imovel ta em perfeito estado mas um inquilino nao paga pontualmente ou destroi seu imovel.

A minha maior dificuldade ta sendo a confiança em estar aplicando o dinheiro de maneira correta. por ser um patrimônio familiar, gera uma ansiedade na hora de pensar investir saindo um pouco do conservador .fica aquele medo de nao perder um patrimônio que meu pai conquistou, mesmo eu tendo minha casa.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...