Jump to content

Pergunta

Postado

Fala galera, estou procurando um ETF internacional que não tenha foco nos Estados Unidos, pois já invisto no IVV e queria outro que tivesse foco em outros países, como o VXUS por exemplo, que investe em empresas do Japão, Reino Unido, Alemanha, China, Índia e outros. Conhecem algum desse tipo? Pretendo estudar e escolher um para começar a investir

• Brabo 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
8 horas atrás, Gabriel Moreira Galvão disse:

Fala galera, estou procurando um ETF internacional que não tenha foco nos Estados Unidos, pois já invisto no IVV e queria outro que tivesse foco em outros países, como o VXUS por exemplo, que investe em empresas do Japão, Reino Unido, Alemanha, China, Índia e outros. Conhecem algum desse tipo? Pretendo estudar e escolher um para começar a investir

Oi Gabriel,

Eu pessoalmente invisto no VXUS e no EMIM (mercados emergentes).

Se você quiser algo mais focado, existem ETFs específicos em Japão, China, Índia, Alemanha, Europa, etc.

Não sei qual a sua estratégia (se mais variada, com interesse em vários ETFs de lugares diferentes) ou mais geral (como o VXUS), mas para mim, com base nos meus critérios, compensa muito mais ter ETFs gerais do que por países ou setores.

Atualmente tenho só três, em um processo de redução que tenho feito (comecei com 7, reduzi pra 5, e agora esses 3).

Se precisar de alguma outra dica é só chamar.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
9 horas atrás, Gabriel Moreira Galvão disse:

Fala Gabriel, na Base de Conhecimentos aqui na Comunidade tem um post com vários ETFs. Lá irá achar vários!

https://comunidade.auvp.com.br/artigos/investimentos-internacionais/etfs-internacionais-r3/?do=getNewComment&d=1&id=3

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 1
  • 0
Postado
8 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Gabriel,

Se você quiser algo mais focado, existem ETFs específicos em Japão, China, Índia, Alemanha, Europa, etc.

Não sei qual a sua estratégia (se mais variada, com interesse em vários ETFs de lugares diferentes) ou mais geral (como o VXUS), mas para mim, com base nos meus critérios, compensa muito mais ter ETFs gerais do que por países ou setores.

Atualmente tenho só três, em um processo de redução que tenho feito (comecei com 7, reduzi pra 5, e agora esses 3).

Espero ter ajudado!

Queria um mais geral mesmo, com estratégia parecida com a do VXUS

• Brabo 1
  • 0
Postado
21 horas atrás, Gabriel Moreira Galvão disse:

Fala, @Gabriel Moreira Galvão

ETFs que excluam EUA não faltam!

Além da ferramenta do mapa que o @João Vitor Bueno Da Silva indicou, que irá lhe mostrar ETFs específicos para cada país selecionado, alguns ETFs diversificam em territórios e excluem os EUA da carteira.

• VEU - Vanguard FTSE All-World ex-U.S. Mercados de países desenvolvidos e emergentes exceto E.U.A;
  • VSS - Vanguard FTSE All-World ex-US Small-Cap. Oferece exposição global em empresas small caps fora dos E.U.A;
  • IXUS - iShares Core MSCI Total International Stock. Também de mercados emergentes e desenvolvidos exceto E.U.A;
  • VNQI - Vanguard Global ex-U.S. Real Estate. Expõe ao mercado imobiliário de 30 países diferentes e os Estados Unidos não é incluso;
  • SPDW - SPDR Portfolio Developed World ex-U.S. Mais um ETF de mercados desenvolvidos que exclui os E.U.A.
  • SCHF - Schwab International Equity. ETF de mercados desenvolvidos com exceção dos Estados Unidos;

E muitos outros focados especificamente exclusivamente em mercados emergentes, regionais ou países específicos.

Espero que acrescente!

• Brabo 1
  • 0
Postado
13 horas atrás, Gabriel Moreira Galvão disse:

Queria um mais geral mesmo, com estratégia parecida com a do VXUS

Oi Gabriel,

Neste caso, acho que a "solução" será o VT mesmo.

Pessoalmente, cheguei à conclusão de que investir em um monte de ETFs internacionais traz dois problemas:

1) Sobreposição. Por exemplo, eu queria investir no S&P 500 e também na área de saúde. Mas vi que os melhores ETFs da área de saúde têm boa parte de suas empresas no S&P 500. Ou seja, não teria diversificação efetiva. O mesmo é válido para a área de energia (que eu também tenho interesse). Isso sem falar da área de tecnologia, é claro.

2) A gestão ativa (que já mencionei acima). Eu queria começar com determinadas porcentagens para cada ETF. Mas fiz algumas simulações e vi que eu precisaria reajustar as porcentagens com o passar do tempo. Ou seja, a gente busca um ETF pra não ter de se preocupar com gestão de carteira, mas acaba tendo de fazer a gestão da carteira, rsrsrs...

Por isso reduzi o número de ETFs, como mencionei acima. E estou seriamente pensando em focar só em um ETF global, pra ser sincero.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
On 18/06/2025 at 05:18, Matheus P S disse:

Oi Gabriel,

Espero ter ajudado!

Gostei da composição desse EIMI, mas não achei na plataforma da BTG, sabe se tem ele lá? 

Editado por Gabriel Moreira Galvão
  • Criar novo...