Venho por meio deste post pedir a opinião sincera e respeitosa de vocês.
Recentemente compartilhei aqui que comecei a investir por conta própria e, como muitos iniciantes, montei uma carteira toda bagunçada: eram 22 ações e 22 FIIs, sendo quase 90% desses FIIs focados em papéis de CRI — detalhe que, na época, eu nem sabia o que era.
Na segunda-feira, decidi refatorar completamente a carteira.
Agora tenho 7 ações bem distribuídas em setores perenes:
Bancos, Saneamento, Transmissão de Energia, Seguros, Papel e Celulose, Petróleo e um ETF internacional.
Também vendi os ativos que não faziam mais sentido, assumi os prejuízos, e reorganizei os FIIs: deixei 80% em tijolo, com boa diversificação setorial, e 20% em papel.
Porém, depois de alguns dias analisando a carteira com mais calma e, principalmente, revisitando meu objetivo principal — que é o crescimento patrimonial no longo prazo — comecei a repensar totalmente a presença dos FIIs.
Fiz contas, li análises, assisti vídeos e cheguei à seguinte percepção:
FIIs não parecem se encaixar no meu objetivo atual.
Eles são, essencialmente, ativos de renda variável, com rendimento previsível, mas que não oferece valorização relevante da cota ao longo do tempo, e em muitos casos rendendo até menos que renda fixa.
E se o foco não é viver de renda agora, esse pinga-pinga mensal mais atrapalha do que ajuda.
Hoje estou seriamente considerando zerar minhas posições em FIIs, o que representa cerca de R$ 7 mil (23% da minha carteira), e realocar esse capital em ações e ETFs, (ja de olho em AUVP11) alinhando minha carteira exclusivamente com ativos de crescimento e estabilidade — ações, ETFs e renda fixa.
Gostaria muito de saber a opinião de vocês que já estão há mais tempo na jornada.
Estou pensando com clareza ou deixando passar alguma vantagem que ainda não enxerguei?
Toda visão será bem-vinda.
Pergunta
Bruno Alex Pereira Rodrigues
Bom dia, senhoras e senhores.
Venho por meio deste post pedir a opinião sincera e respeitosa de vocês.
Recentemente compartilhei aqui que comecei a investir por conta própria e, como muitos iniciantes, montei uma carteira toda bagunçada: eram 22 ações e 22 FIIs, sendo quase 90% desses FIIs focados em papéis de CRI — detalhe que, na época, eu nem sabia o que era.
Na segunda-feira, decidi refatorar completamente a carteira.
Agora tenho 7 ações bem distribuídas em setores perenes:
Bancos, Saneamento, Transmissão de Energia, Seguros, Papel e Celulose, Petróleo e um ETF internacional.
Também vendi os ativos que não faziam mais sentido, assumi os prejuízos, e reorganizei os FIIs: deixei 80% em tijolo, com boa diversificação setorial, e 20% em papel.
Porém, depois de alguns dias analisando a carteira com mais calma e, principalmente, revisitando meu objetivo principal — que é o crescimento patrimonial no longo prazo — comecei a repensar totalmente a presença dos FIIs.
Fiz contas, li análises, assisti vídeos e cheguei à seguinte percepção:
FIIs não parecem se encaixar no meu objetivo atual.
Eles são, essencialmente, ativos de renda variável, com rendimento previsível, mas que não oferece valorização relevante da cota ao longo do tempo, e em muitos casos rendendo até menos que renda fixa.
E se o foco não é viver de renda agora, esse pinga-pinga mensal mais atrapalha do que ajuda.
Hoje estou seriamente considerando zerar minhas posições em FIIs, o que representa cerca de R$ 7 mil (23% da minha carteira), e realocar esse capital em ações e ETFs, (ja de olho em AUVP11) alinhando minha carteira exclusivamente com ativos de crescimento e estabilidade — ações, ETFs e renda fixa.
Gostaria muito de saber a opinião de vocês que já estão há mais tempo na jornada.
Estou pensando com clareza ou deixando passar alguma vantagem que ainda não enxerguei?
Toda visão será bem-vinda.
Obrigado! 🙏
Top Posters For This Question
4
3
2
2
DIAS POPULARES
18/Jun
17
Top Posters For This Question
Bruno Alex Pereira Rodrigues 4 posts
Sergio Tanaka 3 posts
Joel Attilio Frcasso 2 posts
Antonio De Matos Teixeira Neto 2 posts
DIAS POPULARES
18/Jun 2025
17 posts
Os mais famosos desse tópico
Sávio Rodrigues Costa
Eu já invisto (à moda caralha, mas sem muita loucura) há mais de 6 anos e só nos últimos 2 que meu patrimônio deu uma guinada maior. Isso se deu principalmente a aumentos salariais pessoais e de um ap
Bruno Alex Pereira Rodrigues
Bom dia, senhoras e senhores. Venho por meio deste post pedir a opinião sincera e respeitosa de vocês. Recentemente compartilhei aqui que comecei a investir por conta própria e, como muitos
Eddy Paulini
Bom dia, @Bruno Alex Pereira Rodrigues ! No final das contas, você já deu a resposta. Vai depender de cada estratégia. FIIs são sim renda variável e tendem a ser mais estáveis. Seu crescime
Posted Images
16 respostas para essa pergunta
Recommended Posts