Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Excelente dia, pessoal!

Gostaria de visões dos colegas/staff da AUVP a respeito da minha posição.

500.000,00$ em um perfil conservador.

Ouvi um Guru do mundo dos investimentos falar sobre RESERVA DE OPORTUNIDADE.

Eu não tive uma boa experiência quando uma equipe conhecida brasileira ministrou a minha conta e peguei um certo medo da bolsa de valores sendo que o mesmo havia dito que o PESO na carteira seria de 5 para 1 em relação a renda fixa. (Não sei se isso é verídico)

Atualmente, aos 31 anos consigo aportar 15.000,00$ + rentabilidade da quantia em questão.

Fazer a reserva de oportunidade com esse dinheiro e com o juros ir migrando para a Bolsa de Valores seria uma estratégia ruim?

P.S: sou leigo no assunto e estou estudando na escola para ter entendimento, assim como vocês. 😁

Agradeço o tempo de vocês e obrigado por qualquer ajuda desde já.

P.S2: se eu fiz ou escrevi algo proibido, peço desculpas.

Editado por Luiz Fernando De Almeida Neto
  • Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa tarde @Luiz Fernando De Almeida Neto, tudo bem?

Primeiramente, o mais importante é continuar a estudar e fazer o curso. Por enquanto, como recomendado no curso, pode deixar o seu dinheiro alocado no Tesouro Selic e só comece a investir de fato, quando finalizar os 7 módulos.

Atualmente o conceito de reserva de oportunidade não vem sendo mais aplicado. Estudos baseados em estatística demonstraram que na maioria dos dias o mercado tende a subir. Logo, se não está posicionado nos ativos, a tendência é de que no longo prazo você perca dinheiro.

Muitas pessoas defendem a tese de ter uma reserva de oportunidade, mas na minha opinião não é algo necessário. Por exemplo, vejo que a sua reserva de oportunidade é o seu próprio aporte de 15 mil reais. Se uma ação estiver descontada no seu diagrama, ele vai recomendar a compra para fazer o seu balanceamento.

Espero ter ajudado. Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Luiz Fernando De Almeida Neto disse:

Excelente dia, pessoal!

Eu não tive uma boa experiência quando uma equipe conhecida brasileira ministrou a minha conta e peguei um certo medo da bolsa de valores sendo que o mesmo havia dito que o PESO na carteira seria de 5 para 1 em relação a renda fixa. (Não sei se isso é verídico)

Atualmente, aos 31 anos consigo aportar 15.000,00$ + rentabilidade da quantia em questão.

Fazer a reserva de oportunidade com esse dinheiro e com o juros ir migrando para a Bolsa de Valores seria uma estratégia ruim?

P.S: sou leigo no assunto e estou estudando na escola para ter entendimento, assim como vocês. 😁

Como disse o @João Vitor Bueno Da Silva, não sugerimos que faça qualquer movimentação no seu patrimônio, seja compra ou venda, até que termine todas as aulas e digira o conteúdo. Qualquer valor que deseja aportar futuramente é melhor que deixe guardado no Tesouro Selic por enquanto ou um CDB emitido por um bancão, dotado de liquidez diária e que renda pelo menos 100% do CDI.

Ademais, geralmente não sugerimos montar uma reserva de oportunidade, pois estudos mostram que pessoas sempre posicionadas (com aportes recorrentes, por isso falamos aqui em aportar pelo menos uma vez ao mês) tem uma rentabilidade a longo prazo consideravelmente melhor do que quem não se posiciona em favor de uma reserva de oportunidade.
É verdade que o Raul "do velho testamento" ensinava a usar uma reserva de oportunidade, mas após estudar mais a fundo, mudou de opinião e hoje já não indica mais para alunos que não tenham vários milhões de reais.
Ademais, é fácil ter reserva de oportunidade quando a Selic está nas alturas. Difícil é continuar defendendo ela quando a Selic estiver lá embaixo. rsrs

Vou deixar abaixo uma imagem de um desses estudos, onde foi feito um comparativo com duas estratégias: DCA (Dollar-Cost Average) caracterizada por aportes regulares realizados em um período e o Buy the Dip ("Comprar na baixa") onde foi tentado realizar compras em momento de baixa que se julgavam ser os melhores no mesmo período.

17504603453792731294459738056336.png.ec50b4bd89cc564967833f7d8bf45bf4.png

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
7 horas atrás, Luiz Fernando De Almeida Neto disse:

Excelente dia, pessoal!

Boa noite, @Luiz Fernando De Almeida Neto !

Apenas complementando nossos amigos.

Reservas de oportunidade para nós que estamos em fase de acúmulo de patrimônio tem altas chances de não ser um bom negócio. O ponto principal e que estaríamos deixando um dinheiro fora de uma boa posição em algum momento. Como o nosso amigo @Bolívar Luiz comentou, hoje deixar a reserva na Selic que tem liquidez e está rendendo 15% é fácil. Mas e há uns 5 anos atrás quando a Selic estava em 2%? Deixaríamos um dinheiro "rendendo" 2%a.a. esperando uma oportunidade a qual nem sabemos quando ela apareceria de fato para essa perda de um mau posicionamento se compensar? É um risco muito grande para nós pequenos investidores e que pode ser evitado.

Claro que podem existir estratégias que caibam bem uma reserva de oportunidade. Mas receio dizer que não é o nosso caso.

• Criar novo...