Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado

Tenho um título do tesouro NTNB PRINC, rendendo IPCA + 6,05%, com vencimento em 2035. Vale eu vender esse titulo no momento, sendo que vou sair no 0-0 perdendo pra inflação nesse periodo (comprei em abril de 2024), e adquirir os novos IPCA + 6,91%, com vencimento em 2040, ou IPCA + 7,56 % (2029)? 

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
9 horas atrás, Leonardo Marchesi disse:

Tenho um título do tesouro NTNB PRINC, rendendo IPCA + 6,05%, com vencimento em 2035. Vale eu vender esse titulo no momento, sendo que vou sair no 0-0 perdendo pra inflação nesse periodo (comprei em abril de 2024), e adquirir os novos IPCA + 6,91%, com vencimento em 2040, ou IPCA + 7,56 % (2029)? 

Boa noite, @Leonardo Marchesi !

Apenas complementando nossos amigos.

Pela taxa que você pegou o título Vs taxas atuais, provavelmente você vai perder na marcação. E isso não faria sentido. Realocar o valor para ganhar mais é válido mas apenas se você estiver antecipando a rentabilidade pela marcação. Caso contrário, é arrumar sarna para se coçar  😅. Matematicamente a conta não fecha.

Lembre-se que patrimônio é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica!

• Brabo 2
  • 1
Postado
4 horas atrás, Leonardo Marchesi disse:

@Leonardo Marchesi Quanto você vai receber hoje com a marcação a mercado?

O quanto vai receber se levar esse título até o vencimento?

O quanto vai receber se investir o valor resgatado no novo título? 

Considere também todos os impostos pagos e o tempo investido.

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)

Fiz as contas, já que fiquei curioso.

Considerei o IPCA = 4,5% sem haver variações

Considerei um valor inicial 10k.

Considerei que não houve nenhuma marcação a mercado.

Considerei que o resgate aconteceu após 1 ano de investimento no TD atual, utilizando alíquota de 17,5% para pegar o valor total para o novos aportes. 

Situação A (vamos manter o título atual até 2029):

image.png.b68e139acb82d953c8ce788974ddc3d7.png

Situação B  IPCA + 6,91%, com vencimento em 2040 (resgatando o valor total em 2029).

image.png.8bc659943806e4f7684fdf1cf830ccdd.png

Situação C  IPCA + 7,56 % (regastando em 2029)

image.png.c9e063d6eb8b9192e9c73efbc87c3dc1.png

Rendimento real (com dedução de IR) adquirido para 2029:

A) 15.535 B) 15.865,63 C) 16.200,76

Considerando minha simulação eu aplicaria no título IPCA + 7,56 % considerando a cronicidade do investimento.

Editado por Vinicius Oliveira Menezes
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Acho que você vai perder dinheiro a marcação a mercado se você vender.

Mantém esse ipca+ 6,05% e pega um mais atual com ipca+ 7,56% 2029 ou ipca+ 6,91% 2040.

Fazendo isso, você vai ter um juro médio maior e vai receber mais dinheiro no vencimento.

Só quem ganha dinheiro de verdade com marcação a mercado, quem aporta muito dinheiro nisso.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Leonardo Marchesi disse:

Não faz sentido. Seu título atual, reflete os valores dos títulos de agora.

Se tu for trocar estratégia, pra pegar titulos renda+ 2065 por exemplo, ou trocar por títulos pré, ainda pode ter uma sentido. Mas trocar por títulos "iguais" só pra mudar o número escrito nele, não te trás vantagem nenhuma.  

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
On 23/06/2025 at 13:52, Vinicius Oliveira Menezes disse:

Cara, aí você vai precisar fazer cálculo. A pergunta para sua resposta é:

Quanto tempo você tem esse título e qual vai ser o valor final que esse título vai lhe render até o final de 2035?

Se você resgatar, vai resultar o valor investido + rendimentos + o desconto do IR. Se esse valor de resgate aplicado em um novo título lhe pagar mais que o título atual, vale a pena, caso não mantenha.

Simule para tirar sua próprias conclusões.

Na dúvida retome ao módulo 3 do curso. Ele ensina a fazer esse comparativo para troca de títulos.

On 23/06/2025 at 18:40, Anderson Ribeiro Dos Santos disse:

Acho que você vai perder dinheiro a marcação a mercado se você vender.

Mantém esse ipca+ 6,05% e pega um mais atual com ipca+ 7,56% 2029 ou ipca+ 6,91% 2040.

Fazendo isso, você vai ter um juro médio maior e vai receber mais dinheiro no vencimento.

Só quem ganha dinheiro de verdade com marcação a mercado, quem aporta muito dinheiro nisso.

On 23/06/2025 at 19:00, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Não faz sentido. Seu título atual, reflete os valores dos títulos de agora.

Se tu for trocar estratégia, pra pegar titulos renda+ 2065 por exemplo, ou trocar por títulos pré, ainda pode ter uma sentido. Mas trocar por títulos "iguais" só pra mudar o número escrito nele, não te trás vantagem nenhuma.  

On 23/06/2025 at 22:39, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Leonardo Marchesi !

Apenas complementando nossos amigos.

Pela taxa que você pegou o título Vs taxas atuais, provavelmente você vai perder na marcação. E isso não faria sentido. Realocar o valor para ganhar mais é válido mas apenas se você estiver antecipando a rentabilidade pela marcação. Caso contrário, é arrumar sarna para se coçar  😅. Matematicamente a conta não fecha.

Lembre-se que patrimônio é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica!

Entendi! Muito obrigado a todos que investiram um tempinho para responder, aprendi um pouco mais hoje. 

Editado por Leonardo Marchesi
  • Brabo 2
  • Criar novo...