Jump to content

Segurança do celular com aplicativos bancários


Recommended Posts

Pessoal,
uma coisa que vem acontecendo e que está me fazendo refletir bastante sobre a questão da reserva de emergência (em conta corrente ou CBDs com liquidez diária em contas digitais) é a facilidade com a qual esses valores estão sendo raspados das contas por ladrões de celular, mesmo com todas as opções de segurança habilitadas. O último caso que vi nessa semana foi com um casal que teve o vidro do carro quebrado no trânsito (iPhone12, bloqueado por FaceID) e em 20 minutos o saldo das contas do Mercado Pago, NuBank e Inter já haviam sido zerados. Vale ressaltar que isso não vale apenas pra bancos/contas digitais. O número de casos vem crescendo de maneira assustadora e limitar o acesso às contas principais usando um segundo celular, apesar de parecer o mais seguro no momento, me parece extremamente absurdo. Alguém tem alguma outra idéia visando a proteção desses valores? No momento estou limitando as transferências de dia também, porém é assustador o que conseguem fazer em questão de minutos nesses eventos
Link para compartilhar
Share on other sites

É Lucas Alves Leal já vi sobre esse assunto a alguns meses atrás. O pessoal rouba o celular enquanto estamos usando na rua porque o celular já está desbloqueado e rapidinho eles conseguem rapar as contas.

Eu tomo algumas medidas como ter um celular secundário. Comprei um celular bem barrela só para instalar apps de banco e também corretoras de cripto. Este celular não sai de casa e fica muito bem guardado. No celular pessoal eu só deixo o app que tem o dinheiro pro dia-a-dia. Se me roubarem o dispositivo e limparem a conta não me vão levar uma grande parcela do meu patrimônio.

Uma recomendação que também é interessante de se fazer é não deixar todos os aplicativos instalados. Você baixa, usa e remove.
Link para compartilhar
Share on other sites

Os bandidos estão conseguindo roubar qualquer aplicativo de finanças do celular, seja iPhone ou Android. Infelizmente, a maneira mais eficaz é ter o celular de bancos que fica em casa e o celular de rua, só com o básico, Uber, Taxi, aplicativos gerais. Chip da operadora travado com senha quando reiniciar. Conta de e-mail de resgate de contas não cadastrado no celular. SMS de resgate de contas para número do celular do banco. Cartão de crédito/debito físico e só o que for usar no dia. Dinheiro na carteira. Sem cartão no aparelho, sem app de banco. Mesmo sem dinheiro, o bandido pode fazer empréstimos e pix, por isso nem tenho app de banco, nubank ou outra coisa no celular da rua.
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, esse é um tema realmente interessante de se discutir.
A única coisa que me passa pela cabeça sobre esse tema é justamente ter um segundo celular que fique apenas em casa com acesso aos dados bancários principais (onde fica seu patrimônio) e um segundo celular para andar na rua com alguma conta secundária (como se fosse a carteira do ladrão - triste pensar que temos que fazer isso).
Porém nessa conta secundária não dá para deixar somente uns trocados, é preciso deixar alguma quantia um pouco maior, por aqui eu já vi no noticiário pessoas que foram sequestradas - o objetivo dos bandidos era estarem com a pessoa para sacar $ em caixas eletrônicos e limpar o que tinha nos apps de celular - e nisso a pessoa não tinha ou nada ou uma merreca e por isso foram espancadas ou até obrigadas a ir até a casa onde os bandidos reviraram e fizeram a limpa.
Enfim, eu também me sinto muito preocupado com esse tópico e profundamente triste de viver em uma sociedade tão marginalizada.
Link para compartilhar
Share on other sites

Uma coisa que estou considerando fazer, é o seguro que o Itau oferece contra esse tipo de coisa, acho que é R$ 7,00 por mes... Só preciso ver direito quais são as proteções disponíveis... Outra coisa legal que tem no itau, é que você desabilita no aplicativo (pelo computador) para não aparecer nenhum tipo de investimento no aplicativo do celular, com isso toda parte de CDBs investimentos ja fica fora do celular...
Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoalmente, nunca vi relato do bandido conseguir raspar alguma conta de celular roubado por hackear o aplicativo do banco. O que normalmente acontece nesses casos é ele redefinir a senha por ter acesso ao e-mail que recebe o link de recuperação no mesmo celular. Então o que eu faço é ter um e-mail exclusivo para esses aplicativos e outras situações com informações sensíveis que só acesso do meu desktop de casa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Já tive essa preocupação também. Quando pesquisei, encontrei as duas soluções citadas, tanto do celular dedicado ao financeiro quanto ao do e-mail principal NÃO ficar logado no dispositivo que uso os aplicativos bancários. Na minha cidade isso ainda não aconteceu, mas mesmo assim, já adotei a ideia do e-mail.
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas respostas e informações pessoal, vou me organizar pra isso já que parece a única solução "definitiva" no momento. Até lá, dando uma pesquisada encontrei uma firma de criar uma camada extra de proteção por criptografia para os aplicativos do celular (android/samsung), chamada de pasta segura, que permite exigir uma segunda senha e ocultar alguns aplicativos. Segue o link de um exemplo de como utilizar, caso seja útil pra mais alguém que ainda não tenha um segundo celular:
https://youtu.be/6Uy6R8H_GIQ
Link para compartilhar
Share on other sites

outra dica, para complementar as boas que ja falaram aqui, a maioria dos celulares novos tem opçao de esconder alguns aplicativos, eles nao aparecen de cara, tem que entrar pelo google play, eles ainda estao instalados, só que para acessar tem que usar um procedimento especial, nao vai evitar totalmente o acesso, mas vai ganhar um tempo, ja fiz em zenfone, xiaomi e samsung
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...