Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Olá, Sardinhas! 🐟

Imagino que muitos aqui, assim como eu, a partir de hoje começarão a investir no mais novo ETF AUVP11, lançado pela BTG Pactual. Seja por acreditarmos na proposta fundamentalista que ele carrega, seja pela confiança que temos no seu idealizador — a nossa própria escola e nosso professor Raul — o investimento acaba se tornando natural para quem compartilha dessa filosofia.

E foi justamente isso que me trouxe uma dúvida: como vocês estão lidando com o AUVP11 dentro do Diagrama do Cerrado?

Sabemos que os critérios do Diagrama são ajustáveis, e que cada um pode adaptá-los à sua filosofia pessoal, mas no meu caso optei por manter as perguntas padrão.

Entendo que, pela composição do ETF, ele deve ser classificado como "Ações Nacionais" dentro da distribuição de metas. Mas e quanto às perguntas qualificatórias?

Vocês acham que devemos considerar:

- Apenas os critérios do IAFD – Índice Teva Ações Fundamentos,

ou

- Analisar a composição atual do ETF e aplicar as perguntas aos ativos que o compõem?

Curioso para saber como vocês estão lidando com isso na prática. 
Bora trocar essa ideia

Captura de tela 2025-06-25 173220.png

Captura de tela 2025-06-25 173232.png

Captura de tela 2025-06-25 173239.png

Editado por Matheus Vieck Cassu De Oliveira
Digitei errado

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá!

Vou seguir o post porque também tenho a mesma dúvida. Não sei como pontuar ou quanto atribuir de nota para AUVP11.

Não sei se considero apenas a porcentagem de 5% em ETF que o meu PIAR sugeriu (seria meu primeiro ETF, não tinha planos de investir por agora, mas fui emocionada). Ou se atribuo uma nota para o diagrama ir sugerindo na medida do necessário. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
23 horas atrás, Matheus Vieck Cassu De Oliveira disse:

Olá, Sardinhas! 🐟

Imagino que muitos aqui, assim como eu, a partir de hoje começarão a investir no mais novo ETF AUVP11, lançado pela BTG Pactual. Seja por acreditarmos na proposta fundamentalista que ele carrega, seja pela confiança que temos no seu idealizador — a nossa própria escola e nosso professor Raul — o investimento acaba se tornando natural para quem compartilha dessa filosofia.

E foi justamente isso que me trouxe uma dúvida: como vocês estão lidando com o AUVP11 dentro do Diagrama do Cerrado?

Sabemos que os critérios do Diagrama são ajustáveis, e que cada um pode adaptá-los à sua filosofia pessoal, mas no meu caso optei por manter as perguntas padrão.

Entendo que, pela composição do ETF, ele deve ser classificado como "Ações Nacionais" dentro da distribuição de metas. Mas e quanto às perguntas qualificatórias?

Vocês acham que devemos considerar:

- Apenas os critérios do IAFD – Índice Teva Ações Fundamentos,

ou

- Analisar a composição atual do ETF e aplicar as perguntas aos ativos que o compõem?

Curioso para saber como vocês estão lidando com isso na prática. 
Bora trocar essa ideia

Captura de tela 2025-06-25 173220.png

Captura de tela 2025-06-25 173232.png

Captura de tela 2025-06-25 173239.png

Olá, @Matheus Vieck Cassu De Oliveira🐟 

Não sei se entendi muito bem porque não sei como você faria para fazer uma avaliação conforme cada empresa que tem dentro do portfólio. 
Se eu tiver uma pergunta "A empresa paga churrasco pros funcionários?" e uma empresa for "sim" e outra "não", como seria essa nota? Teria de ser mais de 50% das empresas no fundo ou só das empresas que no total representem mais de 50% do fundo ou alguma outra forma? De qualquer maneira, não acho que seja necessário, além de ser muito trabalhoso e desorganizado.

Sendo assim, fazemos uma avaliação semelhante ao que fazemos na renda fixa e atribuímos uma nota manualmente marcando perguntas como sim até chegar a uma nota que você julgue relevante para aquele ETF.

Abaixo, sugestão de alguns itens para avaliar ETFs:

• Estratégia que o ETF segue;
  • Taxa de administração;
  • Tempo de mercado;
  • Gestão passiva o ativa;
  • Número de ativos e seus percentuais;
  • DY;
  • Beta;
  • Correlação de ativos com relação a sua carteira e outros ETFs.

Existem duas formas de registrar as notas no Diagrama do Cerrado:

• Criando "perguntas duplas" com as perguntas já registradas ou
  • Fazendo a análise separadamente, registrar o ticker e dar a nota conforme a pontuação da sua análise independente do que estiver escrito na pergunta.

Também vale lembrar que a avaliação de um ETF, seus fundamentos, suas holdings, etc. devem vir antes de inseri-lo no Diagrama, afinal, o Diagrama do Cerrado é uma ferramenta de gestão da carteira, não uma ferramenta de análise fundamentalista de ativos.

No módulo de investimentos no exterior você vai aprender mais a analisar ETFs.

Forte abraço!

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Bem pessoal. Eu fiz o seguinte: Como no meu diagrama são 22 perguntas para selecionar as ações. Eu vi que as empresas com melhores notas e  que também são classificadas como azulim  na analítica. Elas,  no meu diagrama  recebem "Sim"  para 20 dessas 22. Então u igualei essa quantidade de respostas positivas ao responder as do AUVP11.  Resumindo. Igualei as notas dele com as das ações melhores classificadas.  

Enquanto não defino perguntas específicas para ETFs, farei assim.🤔

Obs.: Aberto a sugestões. 😄

• Brabo 1
  • Criar novo...