Jump to content
  • 0

Sobre burradas no início da jornada

Pergunta

Postado

Uma pergunta para os investidores mais experientes, ou com no mínimo 10 anos no mercado:

Vocês já fizeram algumas cagadas quando estavam iniciando no mundo dos investimentos? Seja por teimosia, medo, ansiedade ou análise mal feita/equivocada?

O resultado das minhas burradas até o momento foi uma pequena perda de dinheiro comparada ao meu patrimônio. E creio que no longo prazo, por conta dos aportes mensais, essa perda será "paga", só que com ativos melhores.

O pior definitivamente foi o desgaste emocional ao entender/perceber e lidar com a burrada, é horrível.

Mesmo que tenha sido pouco dinheiro 😅.

O lado bom desse tipo de processo para mim é ter tido algum aprendizado, mesmo que na dor. 

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

O meu primeiro foi que comprei títulos de RF prefixados a 12% aa quando a selic estava a 10% e estimativa era de cair, mas acabou estourando. Neste mesmo dia, comprei títulos de 122% cdi para meu pai. Ele está feliz, e eu amargurado. 

E esta é recente... Fiz várias ordens de compra do AUVP11 bem no lançamento e naquele fervor, travamentos e negativas, acabaram passando 2 ordens, 600 cotas e 150 cotas (somando 75k, sendo que eu tinha somente 60k para aporte).

E eu não sabia que a ordem era executada mesmo sem a conferência do saldo, e segundo o suporte: "A B3 permite operações sem saldo ou posição, é uma das únicas bolsas de valores que permite essa operação.
 É o que chamamos de compra ou venda a descoberta, onde você pode executar uma ordem para pagar depois, ou utilizar o investflex."

Eu já imaginei que a ordem seria finalizada em poucas horas e eu ia ficar com saldo negativo! E eu não tinha como arrumar esses 15k ainda neste mês. Fiquei desesperado.

O suporte disse que eu poderia vender no app BTG Trade, mas iria depender do valor atual do ativo. 

Assumi o prejuízo, ainda na parte da manhã. Comprei por 99,8 e vendi por 99,37. Cerca de 142 cotas.

Depois, mexendo no app, descobri que a ordem vai ser concluída só sexta-feira, e hoje no final do dia fechou em 101 o valor da cota. 

Se tivesse mais paciência, não teria esse pequeno prejuízo (62 reais), irrisório.

Mas fique calmo, procure não errar, mas se acontecer, aprenda e não cometa o mesmo erro novamente.

Um abraço!

• Brabo 1
  • 0
Postado

12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Vocês já fizeram algumas cagadas quando estavam iniciando no mundo dos investimentos? Seja por teimosia, medo, ansiedade ou análise mal feita/equivocada?

Sim, algumas. Pra citar as 2 maiores:

1. Na época plataforma do DBFX -- Deutsche Bank para forex trading -- foi comprado acho que pelo site forex.com (nem entra rsrsrs), mas já fui safado demais tradeando moedas com 1:100 de alavancagem e vivendo pelos pips da tela;

2. Em 2008 pesei a mão em EGLE.NYSE que foi a Chapter 11, achei que sabia demais só por trabalhar no segmento...em resumo o BPI (Baltic Panamax Index) colapsou, navios foram para desmonte pelo preço do material, bancos executaram garantias e retomaram vários ativos dos armadores marítimos, este papel virou poeira e aqui foi perda em dólares (na época ali por 1,85 a 2,00)

Durante algum tempo fiz muito a conta do "quanto isso me atrasou" no portfolio, essa é a conta fácil. Difícil é fazer a conta do intangível do aprendizado (que pode ser zero também!). Faço questão de falar sobre as cagadas porque depois de um tempo percebi que pouco dinheiro ou muito dinheiro, as pessoas que sentem essa dor conseguem construir em cima dela algo diferente e, com alguma inteligência e disciplina, algo melhor.

Mas conheci gente que não sentiu essa dor, perdendo mais, perdendo menos, essas são as perigosas! Continuam mentindo pra si mesmas e até mesmo maquiando as cagadas pra continuar sentindo "a adrenalina". Investimento é um jogo de consistência, disciplina e paciência, nunca vai acertar 100%, eventualmente vai perder em uma ou outra posição, mas o que não pode é confundir o tipo de jogo e as regras básicas, isso é fatal no longo prazo.

• Brabo 1
  • 0
Postado
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Uma pergunta para os investidores mais experientes, ou com no mínimo 10 anos no mercado:

Quem disser que não estará mentindo ou é muito vaidoso! Todos erramos em algum nível !

os mais gananciosos ou mais inconsequentes erram mais , os mais conservadores erram menos mas ainda sim erram !

normalmente é falta de estudo , e maturidade que vai se adquirindo com o tempo , quem é mais novo pode arriscar mais e errar até mais , pois tem mais tempo, quem tem mais idade , família , etc já precisa pensar com se arriscar menos !

13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

O resultado das minhas burradas até o momento foi uma pequena perda de dinheiro comparada ao meu patrimônio. E creio que no longo prazo, por conta dos aportes mensais, essa perda será "paga", só que com ativos melhores.

O pior definitivamente foi o desgaste emocional ao entender/perceber e lidar com a burrada, é horrível.

O lado bom desse tipo de processo para mim é ter tido algum aprendizado, mesmo que na dor. 

Tome isso apenas como aprendizado , ficar se lamentando pq perdeu dinheiro é besteira! Imagine que você comprou uma Ferrari e quis ser o bichão e não fez seguro , e acabou batendo e danificando bem a máquina , e isso custou um belo reparo!

voe ainda tem a Ferrari, ficou mais caro e você aprendeu que precisa de seguro e ser mais prudente no volante !

ou seja o controle você tem a partir do momento que assume que precisa aprender , estudar , e planejar o que vai fazer daqui pra frente , daqui pra trás olhe apenas para aprender e nao pra lamentar, até pq dramatizar demais não vai te levar a lugar nenhum !

estude , conclua os Módulos, e siga com um plano que te faça ganhar daqui pra frente , esquece o passado amigo (vamos ser adultos e sem drama)

va e não peques mais !

• Brabo 1
  • 0
Postado
14 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anônimo eu digo que tem dois tipos de investidores: os que já fizeram merda e os que vão fazer.

Mesmo se por ventura uma pessoa nunca investiu antes na vida, começou estudando, começou pena renda fixa, foi tranquilo, etc, uma hora ele vai pecar, inevitavelmente. "Ah mas como isso se ele está começando certo?". Mesmo que a pessoa comece certo ou corrija as besteira que ela fez antes, quando a coisa anda e começa a dar tudo mais certo ela ganha confiança. E aqui que mora o perigo. Ela ganha confiança, acha que estará sendo o bichão e vai se arriscar mais. E o resultado disso vai ser que ela vai fazer nhaca de novo ou pela primeira vez. Estudar, se sentir seguro e tudo mais é bom, óbvio. Mas pode ser uma armadilha também. 

E reforço o que os amigos dissera: já aprendeu a lição com a besteira que fez? Legal. Olha pra frente agora e faz o máximo possível pra não cometer essas gafes de novo! 

A dor tem mesmo. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

• 0
Postado
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

normalmente é falta de estudo , e maturidade que vai se adquirindo com o tempo , quem é mais novo pode arriscar mais e errar até mais , pois tem mais tempo, quem tem mais idade , família , etc já precisa pensar com se arriscar menos !

Esses dias eu estava conversando sobre isso com um amigo. Na nossa época a curva normal era o jovem ganhar pouco, construir carreira e patrimônio ao longo do tempo e, dessa forma, os erros da juventude e da impulsividade custavam menos. Só que temos visto cada vez mais jovens com grana relevante em mãos....

Daí aquele "hedge natural de idade" de ganhar pouco jovem tem sido menos eficiente... e, claro, tem referências biológicas sobre o cortex pre-frontal ainda em desenvolvimento, gestão de risco e tals

No caso de herdeiros até é mais fácil pois envolve família, mentores, wealth mgmt etc. Mas pensando no youtuber, instagrammer e demais temos visto uma inversão da curva natural de construção de patrimonio, e não são poucos casos!  Daí o cara ganha grana novo e corre o risco de em algum momento passar o hype dele, de não ter a mesma relevancia e de quebra nem conhecimento decente pra fazer mais renda de outra forma.

Pra essa turma o cuidado teria que ser redobrado, e o pior, muitos não entendem o valor de contratar um profissional pra se preparar para o longo prazo.

• Criar novo...