Jump to content

O mito da caverna - E aí, já perdeu algum amigo?


Recommended Posts

5 minutes ago, José Carlos Souza Júnior disse:

@Lucas Gregory Maciel Leste

Se tiver sobrado 2 e muito kkkk

É, fui tentar orientar uma amiga quanto à gestão financeira (ela emenda um empréstimo no outro) e basicamente fui cancelado. E olha que eu nem cheguei na questão "Reserva de emergência".

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal, na minha humilde opinião existe um grande problema quando temos clareza sobre as coisas...

Começamos a enxergar facilmente os problemas, os caminhos, etc...

POREM e sempre existe um POREM

Devemos ajudar / orientar / falar alguma coisa, SOMENTE pra quem pede por nossa AJUDA ... caso contrario vai dar ruim mesmo... e nem faz sentido querer ajudar quem não quer ser ajudado.

 

Vamos acabar parecendo o Chato de plantão, e o arrogante "sabe tudo"

 

Devagar e sempre se vai ao longe!

#TMJ 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

A real é que a gente cresce num mundo cheio de influências e forças que nos induzem a nos comportarmos de determinada maneira, apesar de acreditarmos que nosso arbítrio é "livre".

A partir de um certo ponto a gente passa a perceber (ou não) como funciona o viés da confirmação e como isso faz com que as pessoas dificilmente estejam abertas a mudar de opinião.

Dentro desse contexto, a gente passa simplesmente a ignorar quando alguém emite alguma opinião com a qual a gente não concorde ao invés de tentar convencê-la a mudar de opinião, até porque é um direito dela pensar diferente. E isso acaba deixando as relações do dia a dia mais leves e o dia mais agradável. Se a conversa começar a incomodar a gente simplesmente sai de perto, vai ao banheiro e já volta para outro lugar, longe do papo chato.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu faço como @Marcelo Ribeiro disse. Só tento ajudar quem pede por ajuda, senão pode dar atrito. As vezes quando no meio da conversa surge uma oportunidade eu vou lá digo uma coisinha aqui, semeio um sementinha ali. Se germinar bem. Senão, Amém.

Só é uma pena ver amigos se afundando cada vez mais na própria lama.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não perdemos, vamos selecionando né?

Consegui passar por mais uma eleição ilesa, mas, aquele desafio de convidar amigo pra sair e pagar a conta serviu pra selecionar bem, quem vem por bem quer agregar com ideias e momentos, e quem quer só absorver conhecimento e escolher o prato mais caro e comer todo o cardápio.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Lucas Gregory Maciel Leste disse:

Em tempos de crise (inflação mundial) e período eleitoral, compartilhe suas experiências de vida após a clareza de mente e visão privilegiada proporcionada pelo módulo 1.

E aí, já perdeu algum amigo?

@Lucas Gregory Maciel Leste até que não, eu so falo de investimentos ou de temas relacionados com minha esposa, e alguns poucos amigos que são interessados no assunto ... e acredito que tivemos uma pequena clareza ainda na mente... e isso nos leva aquela velha máxima da curva de aprendizado (aprendermos um pouco e acharmos que ja entendemos muito).

mas como os amigos  @Giuliana Maria Siqueira @Heberth Jorge Feres @Renzo Nogueira Margotto @Marcelo Ribeiro temos que ter nosso equilibrio em entrar em conversas e oferecer opinioes a quem esta interessado, mas eventualmente estarmos expostos a situacoes de divergencia de opinioes .... mas somos Sardinhas vacinados e estamos buscando o nosso melhor... entao Vamos Lá!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal, na minha humilde opinião existe um grande problema quando temos clareza sobre as coisas...

Começamos a enxergar facilmente os problemas, os caminhos, etc...

POREM e sempre existe um POREM

Devemos ajudar / orientar / falar alguma coisa, SOMENTE pra quem pede por nossa AJUDA ... caso contrario vai dar ruim mesmo... e nem faz sentido querer ajudar quem não quer ser ajudado.

 

Vamos acabar parecendo o Chato de plantão, e o arrogante "sabe tudo"

 

Devagar e sempre se vai ao longe!

#TMJ 

Melhor postura. A melhor coisa que se dá é exemplo. Quando se sentir sozinho fora da caverna, posta algo aqui

Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal, na minha humilde opinião existe um grande problema quando temos clareza sobre as coisas...

Começamos a enxergar facilmente os problemas, os caminhos, etc...

POREM e sempre existe um POREM

Devemos ajudar / orientar / falar alguma coisa, SOMENTE pra quem pede por nossa AJUDA ... caso contrario vai dar ruim mesmo... e nem faz sentido querer ajudar quem não quer ser ajudado.

 

Vamos acabar parecendo o Chato de plantão, e o arrogante "sabe tudo"

 

Devagar e sempre se vai ao longe!

#TMJ 

Melhor postura Marcelo, melhor.....

Infelizmente, com meus amigos de infancia e familiares proximos, eu sigo a linha do Raul, nem tocamos no assunto negocios e finanças...

Já os que vierem sabendo da minha formação e conhecimento, as vezes querem se aproveitar pedindo as famosas diquinhas e a gente vai percebendo os sangue suga... 

Agora é colocar essa clareza em prática pra discernir quem vem por bem e quem vem por bens 🤑

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...