Jump to content
  • 0

Dúvidas na análise CDB


Fábio Tuoto Da Silva

Pergunta

Bom dia pessoal, estava dando uma olhada nos CDBs e fiquei com algumas dúvidas.

- Conforme segue na imagem o título vencimento 2027 IPCA + 8,84% tem rentabilidade a.a. de 15,09 e o 2029 IPCA + 8,66% tem rentabilidade a.a. 15,17 mas como que a taxa diminui e a rentabilidade aumenta? Pq o imposto já está na casa dos 15% nesse período nos dois.

- Outra coisa, fui ver o índice de Basileia do banco e apareceu -4% (segue imagem) jamais investiria nessa empresa mas está certo isso? Em nenhum exemplo do Raul apareceu o índice negativo.

 

Desde já obrigado sardinhas!

WhatsApp Image 2022-10-07 at 11.59.34.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-07 at 12.01.53.jpeg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Nunca tinha reparado nisso.

Acho que o X da diferença está no prazo.

No caso do CDB com taxa IPCA + 8.66 o prazo é muito maior. Assim o dinheiro fica rendendo mais tempo, então a rentabilidade ao ano fica maior.

O outro rem taxa maior 8.84 mas o prazo também é muito menor. Menos tempo por juros composto agir.

Imagino que essa taxa de rentabilidade ao ano seja tipo uma médio. No vencimento você vai ter X. X dividido pela quantidade de anos.

Você notar no campo Limite FGC. O que tem menor taxa você tem que aportar menos pra não sair do limite.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Fábio Tuoto Da Silva complementando a resposta, nos títulos pós fixados a rentabilidade é calculada com a previsão do índice utilizado para remunerar o título, e esta metodologia é feita por todas as corretoras.

No caso que você coloca, provavelmente o IPCA previsto entre o vencimento do título que vence em 2027 até o vencimento do título que vence em 2029 seja uma previsão de IPCA mais alta, fazendo a rentabilidade média do período inteiro ser maior, mesmo a parte fixa do título ser menor.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/10/2022 at 12:03, Fábio Tuoto Da Silva disse:

Bom dia pessoal, estava dando uma olhada nos CDBs e fiquei com algumas dúvidas.

- Conforme segue na imagem o título vencimento 2027 IPCA + 8,84% tem rentabilidade a.a. de 15,09 e o 2029 IPCA + 8,66% tem rentabilidade a.a. 15,17 mas como que a taxa diminui e a rentabilidade aumenta? Pq o imposto já está na casa dos 15% nesse período nos dois.

- Outra coisa, fui ver o índice de Basileia do banco e apareceu -4% (segue imagem) jamais investiria nessa empresa mas está certo isso? Em nenhum exemplo do Raul apareceu o índice negativo.

 

Desde já obrigado sardinhas!

WhatsApp Image 2022-10-07 at 11.59.34.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-07 at 12.01.53.jpeg

Rapaz sobre esse Índice de basileia, olhando aqui a instituição no banco data também ela teve prejuízo nos últimos 2 anos, se você pegar o ativo total da empresa de 988,3M e subtrair o Patrimônio que nesse caso esta negativo também, você tem uma ideia de quanto é a divida do banco nesse caso acredito ser um mal negocio pois nem Patrimônio o banco está tendo, lucro negativo. 

Olhando também a composição do ativo total as disponibilidades do banco esta bem baixa.

Posso estar errado mais eu não arriscaria...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Eu tenho um CDBzinho da BRK rsrs, estando dentro do FGC não é pra ficar "muito" preocupado, no mais vamos aprender na pratica como acionar o FGC...

Tamu junto BRKzinha até 2030 kkk, 16,59% a.a.

Ótima rentabilidade só que dá um medo de travar até 2030. Até mesmo sendo um empresa melhorzinha. Esse Brasilzão lindo tem uma loucura…

O mais legal é ver a análise do BRK feito pelo Raul. Este vídeo. 😅

https://youtu.be/rOCVxLQBrI8

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Ótima rentabilidade só que dá um medo de travar até 2030. Até mesmo sendo um empresa melhorzinha. Esse Brasilzão lindo tem uma loucura…

O mais legal é ver a análise do BRK feito pelo Raul. Este vídeo. 😅

https://youtu.be/rOCVxLQBrI8

Eh como eu disse, vamos aprender na prática como se usa o FGC 😅

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...