Jump to content
  • 0

Já conheceu uma empresa por dentro?


Carlos Marcos Gasparette de Oliveira

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Cristiane Fatima Zolin disse:

Nossa, curti demais isso, queria eu que na minha época de escola tivesse essa opção/matéria 

Na minha época não tinha isso também. Essa iniciativa do @Carlos Marcos Gasparette de Oliveira deveria ser matéria essencial nas escolas. Parabéns Carlos, uma aula assim tem o poder de mudar a vida desses jovens 👏👏👏

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu devia ter uns 10/11 anos de idade quando visitei a fábrica da BIC lá em Manaus. Foi um passeio da escola também. Fiquei encantada! Ver como tudo lá funciona e a complexidade do lugar, tinha umas máquinas gigantescas que faziam não sei quantos lápis por segundo, sem contar o tanto de funcionários, de processos e o tamanho do lugar. Amplia demais a visão a respeito de onde vêm as coisas!

Esse ano visitei a gráfica do Senado Federal (que não deixa de ser uma empresa) num passeio da faculdade. Eu tinha muito a ideia de que era tudo bagunçado porque era dinheiro público mas, pra minha surpresa, eles são muito, muito funcionais lá. O que mais me impressionou foi que aquelas impressoras gigantes e complexas não são nem propriedade deles. Eles abrem "editais" pra empresas ofertarem os serviços e analisam qual vale mais a pena contratar, mesmo porque a manutenção desses aparelhos é um baita problema, e tudo isso é incluso no contrato.

Além disso, conforme os equipamentos próprios vão sendo inutilizados eles recebem outro fim (porque o "impresso" já é meio demodé), normalmente são leiloados e não ficam lá ocupando espaço. Enfim, foi super interessante!

São experiências valiosíssimas e deveriam ter mais incentivo. Parabéns pela iniciativa!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Leonardo Grigorio Araujo disse:

Bela iniciativa! Parabéns.

Comecei a me interessar pela análise empírica quando estudei a biografia do Peter Lynch, ex-gestor de um fundo que obteve retorno médio anual de 29,2% num prazo de 13 anos.

Não sei se o conhece, mas vale a pena pesquisar!

É um dos maiores nomes do mercado financeiro que tem como formação história, filosofia e psicologia. Muito interessante. 

@Leonardo Grigorio Araujo to ligado. Eu levei o livro dele e comentei com os alunos. Faço e indico para eles, fazerem mais perguntas sobre a empresa que sobre as ações. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/10/2022 at 17:19, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

Sou professor de escola pública aqui de São Paulo (Filosofia e Educação Financeira). Passo muita coisa do que aprendi aqui para meus alunos, acho que uma das principais é a ideia de que você investe em empresa, em pessoas, não em papéis e números. Que existe uma empresa por trás de cada ticker. 
Então, dia 03/10, organizei junto com o RI da Eztec uma excursão com meus alunos para uma de suas construções aqui perto, o terreno em Pirituba. 
Foi super legal, conhecemos o projeto, planta, decorados... depois nos foi explicado a história da empresa, seus empreendimentos, os modelos de negócio, como funciona o mercado de ações e muito mais. Foi uma baita experiência para mim e para os meus alunos.
(Estou com o blusão verde da turma 3)

 

Já tiveram a oportunidade ou já pensaram em conhecer alguma empresa por "dentro"? Ir além dos relatórios? 
Nenhuma descrição disponível.

@Carlos Marcos Gasparette de Oliveira Parabéns pela iniciativa!! 

Ainda vou conhecer algumas empresas alem dos relatórios !! 🤝

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Sofia Costa disse:

Eu devia ter uns 10/11 anos de idade quando visitei a fábrica da BIC lá em Manaus. Foi um passeio da escola também. Fiquei encantada! Ver como tudo lá funciona e a complexidade do lugar, tinha umas máquinas gigantescas que faziam não sei quantos lápis por segundo, sem contar o tanto de funcionários, de processos e o tamanho do lugar. Amplia demais a visão a respeito de onde vêm as coisas!

Esse ano visitei a gráfica do Senado Federal (que não deixa de ser uma empresa) num passeio da faculdade. Eu tinha muito a ideia de que era tudo bagunçado porque era dinheiro público mas, pra minha surpresa, eles são muito, muito funcionais lá. O que mais me impressionou foi que aquelas impressoras gigantes e complexas não são nem propriedade deles. Eles abrem "editais" pra empresas ofertarem os serviços e analisam qual vale mais a pena contratar, mesmo porque a manutenção desses aparelhos é um baita problema, e tudo isso é incluso no contrato.

Além disso, conforme os equipamentos próprios vão sendo inutilizados eles recebem outro fim (porque o "impresso" já é meio demodé), normalmente são leiloados e não ficam lá ocupando espaço. Enfim, foi super interessante!

São experiências valiosíssimas e deveriam ter mais incentivo. Parabéns pela iniciativa!

@Sofia Costa caraca, que legal. Abre demais nossa cabeça, nosso horizonte de mundo. É algo que deveria ser mais incentivado em todos os âmbitos 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/10/2022 at 17:19, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

Sou professor de escola pública aqui de São Paulo (Filosofia e Educação Financeira). Passo muita coisa do que aprendi aqui para meus alunos, acho que uma das principais é a ideia de que você investe em empresa, em pessoas, não em papéis e números. Que existe uma empresa por trás de cada ticker. 
Então, dia 03/10, organizei junto com o RI da Eztec uma excursão com meus alunos para uma de suas construções aqui perto, o terreno em Pirituba. 
Foi super legal, conhecemos o projeto, planta, decorados... depois nos foi explicado a história da empresa, seus empreendimentos, os modelos de negócio, como funciona o mercado de ações e muito mais. Foi uma baita experiência para mim e para os meus alunos.
(Estou com o blusão verde da turma 3)

 

Já tiveram a oportunidade ou já pensaram em conhecer alguma empresa por "dentro"? Ir além dos relatórios? 
Nenhuma descrição disponível.

@Carlos Marcos Gasparette de Oliveira que inciativa sensacional !

quando eu tinha 14 anos trabalhei num grupo de usina açucareira e achava fascinante andar dentro da fábrica (eu pregava cartazes de aviso , então andava a empresa toda e sempre topava com vários funcionários principalmente quando era aviso de PLR heheh) e nesta época tive a oportunidade de ir conhecer uma fábrica da Goodyear , e eu achava surreal o tamanho e organização da empresa!

agora que trabalho remoto com SAP atendo empresa enormes mas não tenho contato presencial ha 3 anos já, mas bateu até nostalgia agora!

que post maravilhoso !

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/10/2022 at 17:19, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

Sou professor de escola pública aqui de São Paulo (Filosofia e Educação Financeira). Passo muita coisa do que aprendi aqui para meus alunos, acho que uma das principais é a ideia de que você investe em empresa, em pessoas, não em papéis e números. Que existe uma empresa por trás de cada ticker. 
Então, dia 03/10, organizei junto com o RI da Eztec uma excursão com meus alunos para uma de suas construções aqui perto, o terreno em Pirituba. 
Foi super legal, conhecemos o projeto, planta, decorados... depois nos foi explicado a história da empresa, seus empreendimentos, os modelos de negócio, como funciona o mercado de ações e muito mais. Foi uma baita experiência para mim e para os meus alunos.
(Estou com o blusão verde da turma 3)

 

Já tiveram a oportunidade ou já pensaram em conhecer alguma empresa por "dentro"? Ir além dos relatórios? 
Nenhuma descrição disponível.

cara parabéns pela iniciativa!!!

como eu queria ter tido essa oportunidade quando eu estudava, infelizmente minha escola nunca teve uma excursão com esse propósito.

obs: me formei a 2 anos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...