Jump to content

INVESTIMENTO PESSOA JURÍDICA


Recommended Posts

Boa noite pessoal, tenho uma dúvida de qual a diferença na rentabilidade investindo em  PJ  ou investindo em PF? Tenho conta da PJ na XP investimentos, mas o acessor me diz que PJ para investimentos imbiliários não é viável por ex, seria viável na pessoa fisica .

obrigada se alguém puder me ajudar 

Daiane 

 

Editado por Daiane Pacheco
Link para compartilhar
Share on other sites

Sem querer ser intrometido, mas já sendo, qual objeto social dessa PJ? Pergunto porque se for uma empresa com atividade própria, alheia aos investimentos, eu tomaria cuidado com os investimentos alheios a atividade. 

Em um caso de insolvência poderá haver uma desconsideração da personalidade jurídica fundamentada no desvio de finalidade da PJ. Nessa hipótese, caso esses investimentos sejam em proveito seu (PF), responderam por eventuais dívidas como se dinheiro da PJ fosse.

Obviamente é um exemplo radical (mas que acontece muito), caso seja só uma PJ de gestão patrimonial própria, SHOW! Em suma, fica o alerta para evitar a confusão de patrimônios. 

Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Victor Antonio Cordeiro Rios disse:

Sem querer ser intrometido, mas já sendo, qual objeto social dessa PJ? Pergunto porque se for uma empresa com atividade própria, alheia aos investimentos, eu tomaria cuidado com os investimentos alheios a atividade. 

Em um caso de insolvência poderá haver uma desconsideração da personalidade jurídica fundamentada no desvio de finalidade da PJ. Nessa hipótese, caso esses investimentos sejam em proveito seu (PF), responderam por eventuais dívidas como se dinheiro da PJ fosse.

Obviamente é um exemplo radical (mas que acontece muito), caso seja só uma PJ de gestão patrimonial própria, SHOW! Em suma, fica o alerta para evitar a confusão de patrimônios. 

Boa tarde, eu tenho uma empresa e como estou estudando investimentos, tenho duvidas porque tanto para meu negocio como para minha pessoa ja faço investimentos na própria xp , e fico em duvida se o raciocinio deve ser o mesmo para pessoa fisica e juridica. 

att.

 

Daiane 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutes ago, Daiane Pacheco disse:

Boa tarde, eu tenho uma empresa e como estou estudando investimentos, tenho duvidas porque tanto para meu negocio como para minha pessoa ja faço investimentos na própria xp , e fico em duvida se o raciocinio deve ser o mesmo para pessoa fisica e juridica. 

att.

 

Daiane 

Entendi! Não sei te falar se o raciocínio é o mesmo, pois não tenho PJ constituída (me parece que não). De toda sorte, se atente para não desvirtuar o objeto principal do seu negócio para que não tenha problemas, na hipótese de um imprevisto,  de responder por atos de ingerência, confusão patrimonial etc. 

Me pare que os investimentos com a PJ, salvo exceção da PJ para gestão patrimonial (holding pura), devam ser voltados para a própria atividade. 

Sucesso aí na caminhada!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

47 minutes ago, Daiane Pacheco disse:

Boa tarde, eu tenho uma empresa e como estou estudando investimentos, tenho duvidas porque tanto para meu negocio como para minha pessoa ja faço investimentos na própria xp , e fico em duvida se o raciocinio deve ser o mesmo para pessoa fisica e juridica. 

att.

 

Daiane 

@Daiane Pacheco ao meu ver são estratégias distintas. Na PF é construir patrimônio e ter a LIBERDADE futura, já a PJ faria investimentos, não para construir patrimônio e nem gerar renda passivo no futuro. O objetivo da PJ é o seu negócio em si, crescer no seu segmento. Os investimentos da PJ eu vejo mais similaridade com a reserva de emergência da PF, que precisa ter liquidez rápida, não visando rentabilidade.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/10/2022 at 20:39, Daiane Pacheco disse:

Boa noite pessoal, tenho uma dúvida de qual a diferença na rentabilidade investindo em  PJ  ou investindo em PF? Tenho conta da PJ na XP investimentos, mas o acessor me diz que PJ para investimentos imbiliários não é viável por ex, seria viável na pessoa fisica .

obrigada se alguém puder me ajudar 

Daiane 

 

Ao investir na Pessoa Física, existem algumas vantagens, como por exemplo, isenção no pagamento de IR para operações no mercado à vista com limite de venda mensal menor do que R$20 mil. Caso o valor ultrapasse R$20 mil por mês, o investidor tem a obrigação de emitir a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar o imposto de renda sobre os ganhos de cada mês.

Isso não acontece na pessoa jurídica, pois ela não tem essa isenção, ou seja, somente pessoas físicas têm esse benefício.

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/10/2022 at 20:39, Daiane Pacheco disse:

Boa noite pessoal, tenho uma dúvida de qual a diferença na rentabilidade investindo em  PJ  ou investindo em PF? Tenho conta da PJ na XP investimentos, mas o acessor me diz que PJ para investimentos imbiliários não é viável por ex, seria viável na pessoa fisica .

obrigada se alguém puder me ajudar 

Daiane 

 

Varios amigos deram ideias, mas fiquei curioso com uma coisa... porque quer investir na PJ ?

Veja, você pode fazer distribuição de lucros da sua PJ para sua PF isenta de IR, e investir na PF

No caso da PJ faz sentido como o Flavio disse, apenas proteger o capital, algo com liquidez etc, ou se buscar na RF um pouco mais de rentabilidade e tiver bastante controle sobre o fluxo de caixa, pode colocar uma parte para render mais (ficando bloqueado) coisas assim...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...