Jump to content
  • 0

IPCA + 2060


Jesus Fernando Miranda Barbosa

Pergunta

Boa noite, galera da turma 13.

Me ajudem a tirar uma dúvida, por favor.

Recentemente a minha corretora ofereceu o título IPCA+ 2060, para me ajudar a ganhar com a marcação de mercado. No entanto fiquei na dúvida se deveria vender os títulos de IPCA +2026 que já tenho e investir nesse IPCA+ 2060. Será que compensa? O que vocês acham?

Abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Jesus Fernando Miranda Barbosa disse:

Boa noite, galera da turma 13.

Me ajudem a tirar uma dúvida, por favor.

Recentemente a minha corretora ofereceu o título IPCA+ 2060, para me ajudar a ganhar com a marcação de mercado. No entanto fiquei na dúvida se deveria vender os títulos de IPCA +2026 que já tenho e investir nesse IPCA+ 2060. Será que compensa? O que vocês acham?

Abraços

Isso seria tesouro direto ? Não encontrei IPCA+ 2060

image.png.fbbef7eedbe5fd6e8394ac7464bb1813.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Jesus Fernando Miranda Barbosa este título com vencimento para 2060 é do Tesouro Direto? Achei estranho e fui até olhar no Portal do Tesouro e o vencimento mais longo é 2055. Não tem 2060.

Se o título que eles estão oferecendo for um CDB, por exemplo, para você conseguir vender este título você vai precisar falar com a mesa de operações da sua corretora e autorizar que eles vendam no mercado secundário, a questão é que para vender, vai precisar baixar o preço.

Aproveitando, já abriu sua conta na iSaEx? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Jesus Fernando Miranda Barbosa este título com vencimento para 2060 é do Tesouro Direto? Achei estranho e fui até olhar no Portal do Tesouro e o vencimento mais longo é 2055. Não tem 2060.

Se o título que eles estão oferecendo for um CDB, por exemplo, para você conseguir vender este título você vai precisar falar com a mesa de operações da sua corretora e autorizar que eles vendam no mercado secundário, a questão é que para vender, vai precisar baixar o preço.

Aproveitando, já abriu sua conta na iSaEx? 

Sim, é tesouro direto IPCA +. Segundo a corretora é um título que eles possuem para negociar com os clientes. NTN-B 2060. com taxa de 5.35%. Eu vi também esse IPCA 2055 no site do tesouro, e tá com a taxa até maior, 5,8%. Fiquei confuso. Mas vi no e-mail que a corretora passou que trata-se de título do mercado secundário, penso que eles adquiriram por uma taxa maior e estão vendendo por uma taxa menor, assim ganham $.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Nossa que estranho, eu não sabia que tem isso... Tesouro Direto pra corretora ?

Não é listado nem pra venda nem pra re-compra, não entendi foi nada...

Eu também não, por isso a dúvida. Talvez exista esse título onde a corretora pode comprar e revender para os clientes, e ganha $$

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Jesus Fernando Miranda Barbosa e @Marcelo Ribeiro eu já ouvi comentários que tem corretora que oferece Tesouro Direto, porém você não investe no Tesouro Direto, é um "recibo" dizendo que você comprou, mas na realidade não está registrado no seu CPF. É similar as "barras de ouro" do Silvio Santos. Quem ganhava o prêmio ganhava um título de capitalização no valor, não ganhava barra de ouro.

Se você comprar um Tesouro Direto e depois de alguns dias não aparecer no Portal do Tesouro, você não comprou o título do Tesouro Direto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Jesus Fernando Miranda Barbosa e @Marcelo Ribeiro eu já ouvi comentários que tem corretora que oferece Tesouro Direto, porém você não investe no Tesouro Direto, é um "recibo" dizendo que você comprou, mas na realidade não está registrado no seu CPF. É similar as "barras de ouro" do Silvio Santos. Quem ganhava o prêmio ganhava um título de capitalização no valor, não ganhava barra de ouro.

Se você comprar um Tesouro Direto e depois de alguns dias não aparecer no Portal do Tesouro, você não comprou o título do Tesouro Direto.

Puta vida, sera que é por isso que tem 3 IPCA+ 2035 da Guide que não aparece em lugar nenhum ? Só lá ? 😀 Que merda amanhã vou atras disso...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

"A saga de José"🧐... cenas do próximo capítulo

13 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Jesus Fernando Miranda Barbosa e @Marcelo Ribeiro eu já ouvi comentários que tem corretora que oferece Tesouro Direto, porém você não investe no Tesouro Direto, é um "recibo" dizendo que você comprou, mas na realidade não está registrado no seu CPF. É similar as "barras de ouro" do Silvio Santos. Quem ganhava o prêmio ganhava um título de capitalização no valor, não ganhava barra de ouro.

Se você comprar um Tesouro Direto e depois de alguns dias não aparecer no Portal do Tesouro, você não comprou o título do Tesouro Direto.

Brabo @Flavio Prado nunca sonharia que existem tais recibos. 💯😉

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado, é o chamado mercado secundário. As corretoras podem adquirir um título do tesouro e depois repassar para os clientes, com taxas de juros menores do que aquelas contratadas. Dessa maneira, elas compram os títulos por um preço menor e repassa para quem quiser por um preço maior, e ganham em cima da diferença. 

Corretoras podem ser tão espertas quanto os bancões. Tem que ficar ligado. 

Obrigado pela atenção :)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/11/2022 at 09:41, Jesus Fernando Miranda Barbosa disse:

@Flavio Prado, é o chamado mercado secundário. As corretoras podem adquirir um título do tesouro e depois repassar para os clientes, com taxas de juros menores do que aquelas contratadas. Dessa maneira, elas compram os títulos por um preço menor e repassa para quem quiser por um preço maior, e ganham em cima da diferença. 

Corretoras podem ser tão espertas quanto os bancões. Tem que ficar ligado. 

Obrigado pela atenção :)

@Jesus Fernando Miranda Barbosa em teoria o Tesouro Direto não tem mercado secundário, como acontece com um CDB, por exemplo, pois quando vendemos um título do Tesouro Direto o único comprador é o Governo, no caso do CDB, solicitamos para a mesa de operações da corretora para colocar o CDB no mercado secundário e esperar que outro investidor se interesse em comprá-lo.

No caso do Tesouro Direto 2060, os títulos deste vencimento são negociados no leilão do Tesouro Nacional, onde os megainvestidores compram aos milhões ou bilhões de Reais de uma vez só. Não tenho certeza se as corretoras poderiam vender os títulos do Tesouro 2060, pois eles ainda não aparecem no Portal do Tesouro Direto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pelo site de uma corretora diz que é legal a venda de Títulos do Tesouro no Mercado Secundário.

As vantagens e desvantagens principais são:

* (+/-) Este em questão (IPCA+ 2060) deve ser um NTN-B ou seja, paga juros semestrais, o que atrapalha o efeito bola de neve devido ao fato de descontar o IR em cada pagamento de cupom. Porem, como o 2060 já foi oferecido a mais de 2 anos (oficialmente) pelo site do Tesouro Direto, hoje o IR descontado está na alicota de 15%

* (-) Realmente parece que se recebe um recibo e não o Título, uma vez que ele pertence a mesa da corretora. Eu tenho um deste a mais de 1 ano e pelo que oferecia, funcionou. Até antes da deflação, já oferecia retorno na venda antecipada com marcação a mercado e recebi os cupons de juros semestrais (explicito NTN-B 2060 no extrato da corretora).

* (-) A taxa de 0,20% cobrada no site do Tesouro em duas parcelas semestrais de 0,10% é cobrada de uma única vez no mercado secundário. Para qualquer valor e não somente para os maiores de R$ 10.000,00

* (-) Paga-se um Spread na compra do Título. Em média + 1,30 %

* (+) Permite que PJ possa investir no Tesouro Direto.

* (+) Costuma oferecer uma taxa um pouco melhor que a praticada no mercado. Não é regra.

Respondendo efetivamente a pergunta: Na minha opinião, eu não trocaria o IPCA+ 2026 porque temos 4 anos até o vencimento e marcação a mercado ele também terá esta possibilidade se as taxas de juros baixarem. Além de que por ser um título com vencimento longo (2060) sofre muita volatilidade.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Alf Junior disse:

Pelo site de uma corretora diz que é legal a venda de Títulos do Tesouro no Mercado Secundário.

As vantagens e desvantagens principais são:

* (+/-) Este em questão (IPCA+ 2060) deve ser um NTN-B ou seja, paga juros semestrais, o que atrapalha o efeito bola de neve devido ao fato de descontar o IR em cada pagamento de cupom. Porem, como o 2060 já foi oferecido a mais de 2 anos (oficialmente) pelo site do Tesouro Direto, hoje o IR descontado está na alicota de 15%

* (-) Realmente parece que se recebe um recibo e não o Título, uma vez que ele pertence a mesa da corretora. Eu tenho um deste a mais de 1 ano e pelo que oferecia, funcionou. Até antes da deflação, já oferecia retorno na venda antecipada com marcação a mercado e recebi os cupons de juros semestrais (explicito NTN-B 2060 no extrato da corretora).

* (-) A taxa de 0,20% cobrada no site do Tesouro em duas parcelas semestrais de 0,10% é cobrada de uma única vez no mercado secundário. Para qualquer valor e não somente para os maiores de R$ 10.000,00

* (-) Paga-se um Spread na compra do Título. Em média + 1,30 %

* (+) Permite que PJ possa investir no Tesouro Direto.

* (+) Costuma oferecer uma taxa um pouco melhor que a praticada no mercado. Não é regra.

Respondendo efetivamente a pergunta: Na minha opinião, eu não trocaria o IPCA+ 2026 porque temos 4 anos até o vencimento e marcação a mercado ele também terá esta possibilidade se as taxas de juros baixarem. Além de que por ser um título com vencimento longo (2060) sofre muita volatilidade.

 

Boa @Alf Junior Nada melhor que a experiência na prática.

Hoje fui olhar e o vencimento 2055 nem aparece mais. O Governo vai colocando e tirando os títulos.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...