Jump to content

Recommended Posts

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Emanuel Gonçalves Gomes disse:

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

Procure ajuda medica, as vezes tem um diagnostico ai que precisa ser feito!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o Danilo, porque várias coisas podem causar a falta de concentração e/ou foco.

Sou um pouco assim também, marquei uma consulta com um psiquiatra (ou neurologista), que são as áreas que podem diagnosticar, por exemplo, TDAH, onde pesquisando sobre eu estava com suspeita, mas aparentemente não tenho nada não, segundo ele. SUAHSUH saí apenas com a receita de Melatonina pra ajudar no meu sono, que costuma ser um pouco de problema pra mim.

Acaba que o tempo que mais possuo foco (os primeiros minutos, as vezes a primeira hora), procuro absorver tudo o máximo possível e paro quando vejo que não estou mais com o foco de antes, fazendo com que eu continue a estudar mais tarde ou no outro dia. Estranhamente, alguns determinados assuntos ou afazeres consigo fazer por horas sem me cansar. Acaba que não rendo tanto quanto eu queria, mas é o jeito que encontrei. Aaaah, importante, tente tirar distrações de perto de você, eu evito ver as aulas daqui pelo computador, porque ao lado já tenho várias abas abertas que ficam me ''seduzindo''. Procuro ver no celular com um caderninho ao lado pra anotações e dar uma lida depois no ebook. Usei de exemplo as aulas da UVP, mas acredito que sirva pra quase tudo, se o assunto for estudo.

Enfim, espero ter ajudado. Boa sorte!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Emanuel Gonçalves Gomes disse:

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

Até meus 23 anos me concentrava muito fácil e gostava muito de ler. Hoje em dia tb não consigo me concentrar, acredito que por causa do excesso de informações disponíveis e acabo ficando multitarefas e jogando minha produtividade lá pra baixo. Treinar a mente para a disciplina resolve se não for algo patológico.
Preciso exercitar mais essa disciplina "Na força do Ódio!"

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Emanuel Gonçalves Gomes disse:

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

@Emanuel Gonçalves Gomes assim como os colegas mencionaram seria bom procurar ajuda de um profissional !

mas aí algumas perguntas 

Você dorme bem ? Se alimenta bem ? Faz alguma atividade física ? Passa muito tempo com celular ou tv antes de dormir ?

Eu fiz terapia há 7 anos atrás e descobri q tinha ansiedade e depressão crônica (e não sabia ) … e como decidi seguir o método mais difícil (não aceitei medicação ) acabei procurando praticar atividades físicas , me alimentar melhor , organizar meus horários e principalmente parar e respirar sempre que posso (estas pausas fazem muita diferença )

outra sugestão que você pode tentar é o método pomodoro (20 a 25 minutos em uma tarefa e em seguida uma pausa )

enfim é um tema complexo e pode variar de um simples ajuste até uma consulta com profissional 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha técnica é voltar o vídeo ao início e assitir tudo de novo, as vezes que for necessário, com o tempo você acaba distraindo menos,, nesse casos "menos graves" volto alguns minutos no vídeo, não fico procurando até onde assisti prestando atenção, voltou bem antes, se for vídeo curto, volto ao início mesmo.

Mesmo com pouca concentração, você acaba absorvendo o conteúdo da aula.

E serve também quando o conteúdo é denso, assiste repetidas vezes, já teve dias que assisti o mesmo vídeo mas de cinco vezes, e de novo no dia seguinte.

não me.preocupa muito o motivo de não me concentrar as vezes, tento seguir em frente mesmo nós dias mais atarefados, repetir até internalizar o processo 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Minha técnica é voltar o vídeo ao início e assitir tudo de novo, as vezes que for necessário, com o tempo você acaba distraindo menos,, nesse casos "menos graves" volto alguns minutos no vídeo, não fico procurando até onde assisti prestando atenção, voltou bem antes, se for vídeo curto, volto ao início mesmo.

Mesmo com pouca concentração, você acaba absorvendo o conteúdo da aula.

E serve também quando o conteúdo é denso, assiste repetidas vezes, já teve dias que assisti o mesmo vídeo mas de cinco vezes, e de novo no dia seguinte.

não me.preocupa muito o motivo de não me concentrar as vezes, tento seguir em frente mesmo nós dias mais atarefados, repetir até internalizar o processo 

E eu que vejo os videos no mínimo em 1,5x e as vezes até fazendo outra coisa kkkkk

As aulas da AUVP, geralmente eu estou só assistindo elas. Mas video no YouTube quase sempre tem outra coisa aberta. No celular é bom que consigo deixar o video rolando no cantinho:

IMG_6255.PNG

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vou te passar o que me falaram, estou no mesmo barco que você kkkkkk

1 - elimine tudo que te tire o foco - celular, televisão entre outros;

2 - usar a tecnica de pomodoro - consiste em você trabalhar 20min focado e tirar 5min para descansar e fazer qualquer outra coisa, após 3 ciclos voce tira um intervalo de 10min.

3 - implementar um sistema de recompensas a cada objetivo concluído antes do prazo, como um tempo de video-game ou qualquer coisa parecida.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Meu amigo eu tbm tenho um certo problema de concentração quando vou ler um livro, ou executando alguma coisa que demande um certo grau de atenção.

Quando eu estou lendo, por exemplo, basta apenas uma palavra lida que acaba ativando um gatilho e quando percebo minha mente foi parar em Nárnia num assunto que não tinha nenhuma relação com o que estava lendo. As vezes minha própria mente puxa um assunto que nem tem relação com o que estou lendo.

As vezes quando estou lendo, acontece outro tipo de gatilho que é o ambiente. Ontem fui levar meu filho na aula de Kung Fu, e o mestre falou sobre águia e tal quando me dei conta estava viajando no jogo Warcraft.

Mas a cada dia estou me controlando mais, ultimamente tenho conseguido perceber quando esses gatilhos são ativados e logo volto a focar na leitura.

As vezes este problema me atrapalha no meu trabalho home office 😕

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Emanuel Gonçalves Gomes disse:

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

Além de ter uma boa saúde, muitas vezes é necessário treinar a mente.

Meditar, que consiste em esvaziar a mente completamente. Simplesmente não pensar em nada. Parece fácil, mas não é. Quando fecha os olhos no silêncio, e preste atenção só na sua respiração. Verá que a mente hiperativa dispara e aparece milhões de imagens, sons, pensamentos perdidos. Elimine tudo, e concentre só na sua respiração.

Faça esse exercício pelo menos 1 hora por dia.

Outra dica para treinar concentração são jogos. Se não é adepto de jogos de computador (e especificamente jogos de estratégia), jogue Xadrez ou Sudoku; Não tem ninguém para jogar? Então compre um quebra-cabeças para adultos.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Emanuel Gonçalves Gomes disse:

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

@Emanuel Gonçalves Gomes segue um link para te ajudar na Técnica Pomodoro.

https://tecnicapomodoro.com.br/

Link para compartilhar
Share on other sites

eu demoro pra me concentrar inicialmente ai depois que passa esse tempo as coisas fluem, entao eu defino um tempo no cronometro (30min por exemplo) e nao saiu da cadeira ate fechar esse time, geralmente qnd termina eu ja to engatado se por acaso acabou o timer e eu nao foquei entao eu saiu e vou fazer outra coisa

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo plenamente com @Rodrigo Nunes Endres precisa treinar. A sugestão dele é ótima, vai mais uma: inicie o treinamento com coisas mais simples para você e que são de alto nível de interesse. Isto facilita. E inicie aos poucos. 
Salvo se realmente tiver um problema sério, eu ficaria longe dos médicos (desculpem-me médicos). 
Talvez não seja a pessoa mais indicada para falar do assunto, pois me concentro no que estou fazendo mesmo com o mundo caindo ao meu redor, mas por outro lado, faço-o por necessidade e força do hábito. Em regra as pessoas ao meu redor reclamam que é inútil falar comigo se eu estiver ocupado pois simplesmente deleto o resto do mundo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Emanuel Gonçalves Gomes disse:

Boa noite sardinhas!

Gostaria de saber se vocês também tem um pouco de dificuldade para concentrar, se sim o que vocês fazem que ajudam na concentração ?  

muitas as vezes to concentrado, quando percebo estou estou olhando pro nada, ai passa um mosquito, formiga, qualquer coisa e me tira totalmente o foco.

 

Ambiente silencioso me ajuda muito. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Passei por uma fase na minha vida em que nada entrava na cabeça. Dois anos de estresse e cobranças resultaram em pane geral. Nem o que mais gostava de fazer conseguia reter o meu foco. Nunca antes tinha tido problemas com concentração. Excesso tem o seu preço também. Baixei todas as metas ao mínimo e "tirei férias" mentais. Demorei um ano para voltar a ser produtivo. Veja se não está se cobrando demais e com isso se prejudicando. Ache o seu ritmo perfeito para você. 
Todos os outros conselhos foram super válidos, resolvi dar a minha contribuição que ninguém cogitou.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Mauricio Hideo Shigueoka disse:

Meu amigo eu tbm tenho um certo problema de concentração quando vou ler um livro, ou executando alguma coisa que demande um certo grau de atenção.

Quando eu estou lendo, por exemplo, basta apenas uma palavra lida que acaba ativando um gatilho e quando percebo minha mente foi parar em Nárnia num assunto que não tinha nenhuma relação com o que estava lendo. As vezes minha própria mente puxa um assunto que nem tem relação com o que estou lendo.

As vezes quando estou lendo, acontece outro tipo de gatilho que é o ambiente. Ontem fui levar meu filho na aula de Kung Fu, e o mestre falou sobre águia e tal quando me dei conta estava viajando no jogo Warcraft.

Mas a cada dia estou me controlando mais, ultimamente tenho conseguido perceber quando esses gatilhos são ativados e logo volto a focar na leitura.

As vezes este problema me atrapalha no meu trabalho home office 😕

isso acontece muito comigo também, isso acaba atrapalhando demais, entendo você.

Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Heitor Macieldo Vale disse:

Concordo com o Danilo, porque várias coisas podem causar a falta de concentração e/ou foco.

Sou um pouco assim também, marquei uma consulta com um psiquiatra (ou neurologista), que são as áreas que podem diagnosticar, por exemplo, TDAH, onde pesquisando sobre eu estava com suspeita, mas aparentemente não tenho nada não, segundo ele. SUAHSUH saí apenas com a receita de Melatonina pra ajudar no meu sono, que costuma ser um pouco de problema pra mim.

Acaba que o tempo que mais possuo foco (os primeiros minutos, as vezes a primeira hora), procuro absorver tudo o máximo possível e paro quando vejo que não estou mais com o foco de antes, fazendo com que eu continue a estudar mais tarde ou no outro dia. Estranhamente, alguns determinados assuntos ou afazeres consigo fazer por horas sem me cansar. Acaba que não rendo tanto quanto eu queria, mas é o jeito que encontrei. Aaaah, importante, tente tirar distrações de perto de você, eu evito ver as aulas daqui pelo computador, porque ao lado já tenho várias abas abertas que ficam me ''seduzindo''. Procuro ver no celular com um caderninho ao lado pra anotações e dar uma lida depois no ebook. Usei de exemplo as aulas da UVP, mas acredito que sirva pra quase tudo, se o assunto for estudo.

Enfim, espero ter ajudado. Boa sorte!

obrigado!! eu estava pesquisando sobre TDAH e estou com a suspeita que tenho, vou ao medico pra fazer um diagnostico. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...