Jump to content

LFTS11 faz sentido ou não vale o tempo gasto?


Recommended Posts

Fala Sardinhas, boa noite!

Todo mundo que já pesquisou sobre investimento se deparou em algum momento com o conceito de reserva de emergência e sua importância para as horas de perrengue.

Nessa pegada, pensando em reserva de emergência, criam o ETF (Exchange Traded Funds) LFTS11 um etf com a proposta de ser a sua reserva.

O LFTS11 é um fundo de índice listado na B3 que acompanha a performance de títulos públicos pós-fixados ligados a Selic com duração acima de 2 anos.

Segundo a gestora do fundo a finalidade do LFTS11 é ser um instrumento eficiente para gestão de caixa e reserva de emergência.

A primeira vista podemos elencar como vantagens:

  1. Taxa de adm. 0,19 a.a., quando no Tesouro Direto essa taxa é de 0,2 ao ano;
  2. No ETF não tem vencimento, então a tabela regressiva do IR passa a não ser um problema. Exceto para os casos em que você venda com lucro, todavia nessa hipótese o imposto será de 15%, ou seja, a mínima quando comparada a tabela do IR (caso mantenha o título por + de 720 dias);
  3. Outra detalhe, talvez menos relevante, é o IOF que incide caso você resgate o título de renda fixa com menos de 30 dias. Nesse caso há isenção de IOF para o LFTS11;

Por outro lado, se analisarmos com pouco mais de calma, e dependendo do caso a caso, há desvantagens que não podem ser desconsideradas. A meu ver, são elas:

  1. Para quem não declara imposto de renda ainda, a partir do momento que você comprar esse etf ficará obrigado a declarar uma vez que é uma operação feita na bolsa de valores;
  2. A liquidez em D+1 pode ser um problema, principalmente para aquele investidor que deixa toda sua R.M alocada em um único lugar;
  3. Por fim, principalmente por hora, é um investimento muito novo e pode haver um problema de liquidez.

Outra coisa que me chamou a atenção é que embora as vantagens fiscais sejam atrativas, a rentabilidade comparada ao DI não me parece TÃO SUPERIOR:

449209941_Capturadetela_20221116_212146.png.c8d6f4edea0c678004336f0a7b033863.png


E aí, esse novo ETF faz sentido para vocês? Suspeito que o custo de tempo estudando e acompanhando-o não valha, talvez seja melhor gastar esse tempinho estudando algo da minha área.

At.te,

Victor Rios

Editado por Victor Antonio Cordeiro Rios
Link para compartilhar
Share on other sites

Existem vários ETF de renda fixa:

FIXA11: para mesclar pré e pós-fixados
B5P211: para títulos de inflação de prazo curto
IMAB11 e IMBB11: para títulos de inflação de prazos variados
IB5M11 e B5MB11: para títulos de inflação longos
IRFM11: para investir em prefixados

 

O ideal é verificar qual risco vc quer assumir, o risco de rentabilidade ou o risco de crédito:

ETF é valor mobiliário de renda variável, então ao investir em um ETF de renda fixa, vc fica sujeito ao risco de rentabilidade do próprio ETF;

Já investindo diretamente na renda fixa, vc tem a rentabilidade previamente acordada, mas fica sujeito ao risco de crédito, considerando que renda fixa é na pratica comprar uma dívida, o risco não se refere a volatilidade e sim se o devedor irá pagar na data de vencimento. Lembrando que nem todos todos os títulos de renda fixa são cobertos pelo FGC.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Embora o ETF seja de renda fixa, ainda é um investimento de renda variável. O valor da cota pode oscilar pra cima como pra baixo.

A reserva de emergência precisa ser segura e ter liquidez imediata, não importando se é dia de semana ou feriado.

Dinheiro da reserva não é pra ter rentabilidade. É pra ter tranquilidade.

então não considero um bom local para se alocar a reserva de emergência.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Embora o ETF seja de renda fixa, ainda é um investimento de renda variável. O valor da cota pode oscilar pra cima como pra baixo.

A reserva de emergência precisa ser segura e ter liquidez imediata, não importando se é dia de semana ou feriado.

Dinheiro da reserva não é pra ter rentabilidade. É pra ter tranquilidade.

então não considero um bom local para se alocar a reserva de emergência.

Entendo! Mas no caso do LFTS11 o valor da cota acompanha o DI. 
De toda forma não trocaria meu local de reserva pela o ETF

image.png.cbef17a50e62867b59755d300e41f252.png

Link para compartilhar
Share on other sites

On 17/11/2022 at 15:31, André Butilheiro disse:

Achei bem interessante!

Pra quem tá começando a reserva de emergência, é uma boa.
Acho que não rola é, se já tem uma reserva de emergência num CDB ou Tesouro, tirar a grana, porque daí vai antecipar o IR.
Mas vejo muito mais vantagens que desvantagens.

Exato @André Butilheiro pra quem está começando pode ser uma boa ter uma parte nele, apesar de ser novo e ainda provavelmente terá pouca liquidez , mas isso provavelmente deve melhorar com o passar do tempo - é algo muito novo ! Vi um vídeo do Bruno Perini dedicado apenas a este tema , vale a pena assistir ! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 17/11/2022 at 15:31, André Butilheiro disse:

Achei bem interessante!

Pra quem tá começando a reserva de emergência, é uma boa.
Acho que não rola é, se já tem uma reserva de emergência num CDB ou Tesouro, tirar a grana, porque daí vai antecipar o IR.
Mas vejo muito mais vantagens que desvantagens.

@André Butilheiro reserva de emergência não é investimento. Mesmo sendo um ETF de índice, ele continua sendo renda variável e pode variar negativamente justamente quando formos precisar dele. 

Reserva de emergência não tem o que inventar, uma parte em dinheiro, uma parte no balcão, uma parte no banco digital, uma parte em CDB de liquidez diária com 100% do CDI ou mais, e uma parte no Tesouro Selic. 

PS: um pouco em tudo, ou em algumas destas opções. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 17/11/2022 at 15:31, André Butilheiro disse:

Achei bem interessante!

Pra quem tá começando a reserva de emergência, é uma boa.
Acho que não rola é, se já tem uma reserva de emergência num CDB ou Tesouro, tirar a grana, porque daí vai antecipar o IR.
Mas vejo muito mais vantagens que desvantagens.

Também acho uma vantagem para quem está começando a reserva de emergência.  Mas eu alocaria apenas uma parcela no ETF e deixaria outra mais acessível

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

A minha reserva é 50% bancão, 45% conta digital e 5% no colchão…

Em caso de banco digital tem que ficar atento e ativar o RDB (Recibo de Depósito Bancário), caso contrario não fica protegido pelo FGC. Tem tutorial na internet.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutes ago, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Em caso de banco digital tem que ficar atento e ativar o RDB (Recibo de Depósito Bancário), caso contrario não fica protegido pelo FGC. Tem tutorial na internet.

Sim. Mas no caso do NuBank já é padrão. Mas não custa sempre checar.

image.png.408be4bb0d8c9a3b79f8dc3b441193c2.png

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...