Jump to content
  • 0

Petrobras - oportunidade ou cilada?


Matheus Malheiros Pinto

Pergunta

Boa noite, Sardinhas!

Sabemos que a Petrobras está reportando lucros recordes e negociada a múltiplos extremamente baixos em função dos ricos, mas quando comparamos com um par dos EUA, a Exxon Mobil, vemos o quão absurdo é o desconto na PETR. Enquanto a empresa estrangeira teve um lucro de $70,6B em 2022 (até o momento), nossa empresa reportou $53,5B , mas a diferença de Market Cap delas é aburda - a Exxon vale $465.6B, enquanto a Petrobrás míseros $74.8B, menos de 1/5 da norte-americana. 

Agora olhando pros múltiplos da nossa empresa, é negociada abaixo do valor patrimonial e com um P/L de 2, então mesmo com uma queda de 80% no lucro, ainda será negociada ao P/L de 10, um indicador razoável. Conta ainda com um ROE de quase 50% e margem líquida de 28%, sem previsões de queda no Petróleo, segundo a OPEP, que espera alta para essa commodity em 2023.

Olhando essa comparação e múltiplos da empresa, será que o desconto é exagerado ou realmente reflete o risco político e fiscal que a empresa está sujeita?

 

petr 2.png

exxon mobil.png

petr.png

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Na minha humilde opiniao, PETR4 é a ação mais barata do mundo!

Claro que tem risco envolvido, para quem não aguenta, tem que ficar de fora. O segredo para ser feliz nos investimentos é poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir bem.

PETR4 esta entre as 5 maiores posições da minha carteira de ação, sei do risco e continuo dormindo bem todas as noites!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Na minha humilde opiniao, PETR4 é a ação mais barata do mundo!

Claro que tem risco envolvido, para quem não aguenta, tem que ficar de fora. O segredo para ser feliz nos investimentos é poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir bem.

PETR4 esta entre as 5 maiores posições da minha carteira de ação, sei do risco e continuo dormindo bem todas as noites!

Concordo, PETR4 está muito barata, só ver essa comparação com a Exxon Mobil e olhar os múltiplos da empresa. Mas tem um risco considerável envolvido, quem tem em carteira precisa ter estômago forte hahaha

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Concordo, PETR4 está muito barata, só ver essa comparação com a Exxon Mobil e olhar os múltiplos da empresa. Mas tem um risco considerável envolvido, quem tem em carteira precisa ter estômago forte hahaha

Eu tenho PETR4 desde que comecei a investir lá em Agosto/20. Então não tenho motivos para vender, se você para vender, tinha que ter vendido na sexta antes da eleição. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...