Jump to content
  • 0

Taxa x índice de Basileia


Marcus Vinícius Martins Brasileiro

Pergunta

Boa tarde, pessoal. Dando uma olhada nas ofertas de CDB's na Isaex, deparei-me com um ofertado pelo banco BRK, com uma taxa excelente de 17%. Entretanto, consultando o Banco Data, percebi que o índice de Basileia desse banco está em "- 4,0%", apesar de contar com um bom índice de imobilização (-11,5%). Gostaria de saber se, mesmo com esse índices, valeria a pena investir em razão da taxa. Além disso, em uma situação como essa, com os índices de basileia e imobiliação tão discrepantes, a qual devo dar prevalência? Muito obrigado!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 minutes ago, Marcus Vinícius Martins Brasileiro disse:

Boa tarde, pessoal. Dando uma olhada nas ofertas de CDB's na Isaex, deparei-me com um ofertado pelo banco BRK, com uma taxa excelente de 17%. Entretanto, consultando o Banco Data, percebi que o índice de Basileia desse banco está em "- 4,0%", apesar de contar com um bom índice de imobilização (-11,5%). Gostaria de saber se, mesmo com esse índices, valeria a pena investir em razão da taxa. Além disso, em uma situação como essa, com os índices de basileia e imobiliação tão discrepantes, a qual devo dar prevalência? Muito obrigado!!

Boa tarde, Marcus!

A BRK Financeira, como o Raul fala, pode falir antes do natal hahaha. Ambos seus índices estão negativos pois o banco possui um patrimônio líquido negativo, ou seja, mas dívidas do que bens e direitos. Basileia e imobilização devem ser analisados em conjunto, não existe dar preferência, qualquer um que não esteja saudável já deve ser um ponto de alerta.

Se vale a pena investir, veja se o prêmio de risco é bom, então coloque na balança quanto o Tesouro e empresas sadias pagam, por exemplo - se a BRK oferecer um valor maior, ao menos proporcional ao risco, a princípio vale a pena, se fizer sentido na sua estratégia. Cuide também com o FGC, até 250 mil por instituição e 1 milhão por CPF (pessoalmente, eu só investiria na BRK se tivesse FGC).

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Perfeito, Matheus. Entendi. Tinha reparado mesmo que, nos últimos 4 anos, houve apenas um de lucro, e bem ínfimo em relação aos prejuízos. Farei uma avaliação com o tesouro e outros CDB's.

Mais uma coisa, a proteção do FGC incide apenas sobre o valor inicialmente investido, ou sobre lucro também?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Marcus Vinícius Martins Brasileiro disse:

Perfeito, Matheus. Entendi. Tinha reparado mesmo que, nos últimos 4 anos, houve apenas um de lucro, e bem ínfimo em relação aos prejuízos. Farei uma avaliação com o tesouro e outros CDB's.

Mais uma coisa, a proteção do FGC incide apenas sobre o valor inicialmente investido, ou sobre lucro também?

@Marcus Vinícius Martins Brasileiro o FGC vai pagar o principal e a rentabilidade até a quebra do emissor.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...