Jump to content

Papo furado


Recommended Posts

1 hour ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Acho que Igreja não é empresa.

Eu até acho que igreja seja uma empresa, já que elas tem CNPJ, mas acredito que por ser em tese uma instituição sem fins lucrativos, ninguém investiria (mesmo a gente sabendo que tem muitas que dão muito lucro )

Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/12/2022 at 16:19, Rodrigo Nunes Endres disse:

Porque não tem ETF que paga dividendos no Brasil?

A Instrução n° 359 da CVM que trata sobre fundos de investimento, vendidos em bolsa ou não, indica que o regulamento do ETF deve, obrigatoriamente, dispor sobre a distribuição de resultados do fundo.

Por outro lado, a regra também prevê que os ETFs devem realizar a distribuição de proventos seguindo, sempre que possível, a mesma política utilizada no cálculo do seu índice de referência. Eles tanto podem redistribuir os proventos ou distribuir rendimentos diretamente aos cotistas.

Ocorre que, no Brasil, os índices, em geral, seguem uma dinâmica conhecida como total return. Nesse tipo de índice, também chamado de “índice de acumulação”, o cálculo do desempenho compreende tanto a valorização (ou desvalorização) dos ativos que o compõem quanto a distribuição de dividendos.

Os ETFs que replicam índices total return não distribuem aos cotistas os dividendos que recebem das empresas em que investem. Os proventos são reinvestidos no próprio fundo, seguindo a mesma lógica do índice.

Em contraposição a eles, existem os índices price return, ou “índices de distribuição”. A contabilização do seu desempenho não inclui eventuais pagamentos de dividendos – e, no caso de um ETF que replique um índice price return, os proventos recebidos são distribuídos aos cotistas.

Em entrevista ao InfoMoney, Gabriela Shibata, gerente de Cash Equities da B3, afirmou que a Bolsa se prepara para liberar a listagem de ETFs que pagam dividendos ainda em 2022. Do ponto de vista técnico, o que falta é um desenvolvimento de sistema pela B3, previsto para o quarto trimestre.

Fiz um copy cola resumindo o que interessa, a matéria toda tem aqui: https://www.infomoney.com.br/guias/etfs-pagam-dividendos/

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Wesley Santos disse:

Analisando os indicadores fundamentalistas, aparentemente o Bradesco tem números melhores do que Santander. Qual foi o critério que mais pesou para a tomada de decisão de entrar em Santander ao invés de aportar em Bradesco? Foram os dividendos?

comparacao.JPG

Isso ele já respondeu, não foi racional, é porque ele tem uma conta no Bradesco a muito tempo e tem ódio do banco, mas os números estavam bem melhores pra Bradesco mesmo, ele explica no último "na reta", aqui ó: 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/12/2022 at 23:40, Rodrigo Nunes Endres disse:

Acho que Igreja não é empresa.

Código Civil

[...]

Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:
I - as associações;
II - as sociedades;
III - as fundações.
IV - as organizações religiosas; (Incluído pela lei 10.825, de 22.12.2003)
V - os partidos políticos. (Incluído pela lei 10.825, de 22.12.2003)

[...]

 

Algumas religiões no Brasil (sem citar nomes pra evitar treta)... renderiam mais dividendos do que empresas listadas na bolsa 🤣

Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/12/2022 at 16:06, Henrique Magalhães disse:

bom , agora uma pergunta séria -  ou ao menos pra minha realidade e gostaria muito de uma opinião sua sincera (e reta como sempre)

@Raul Sena voce é um cara novo, suas realidade e perspectiva com investimentos é fora da curva, e ainda sim voce consegue falar/direcionar/expor o tema investimentos para as pessoas nas mais diversas situações, idade, fases de vida e metas...

Bom , concluído a turma 13 (e revendo as aulas - tenho revisto vários temas todos os dias), eu ainda fico com muitas dúvidas (talvez indecisões) pois apesar de ter 44 anos hoje, e ver que o patrimônio e/ou valor de renda passiva que almejo ter ainda esta um pouco distante, invariavelmente me pego pensando se não vale a pena  - no meu caso - baixar minha expectativa e reduzir o tempo de chegar nesta "meta reduzida" (tipo apostar mais baixo e chegar la antes), e caso alcance esta meta eu tenha ainda mais lenha pra queimar ( e vontade de queimar esta lenha é claro) , buscar a uma meta de renda passiva maior (como se fosse uma super-meta).

Exemplificando:

 - tive um gasto medio em 2022 de R$ 7300,00 (aqui com viagens, passeios, etc etc)

 - tive um renda liquida média de 23000,00 (um ano atípico  - onde tento o tempo todo colocar em minha cabeça que estou alavancado em termos de salário - já que antes eu ganhava em média 10000,00 líquidos) e como já tenho 44 anos, não me vejo aguentando alavancar horas de consultoria até os 60 de idade hehehe minha idéia seria tentar chegar firme neste ritmo por mais 5/6 anos, e reduzir o acelerador nos outros  4-6 anos seguintes ( ou seja , trabalhar ainda cerca de 10-12 anos)

*** este ponto ainda me assusta pois fico paranóico com o valor que recebo hoje, ja que em 2020 passei 4-5 meses desempregado na pandemia e minha perspectiva na época era bem pessimista (o que me protegeu muito e me ajudou a me preparar mais - e com isso cheguei neste valor atual)

 - tenho hoje 660 mil investidos, dos quais cerca de 150 mil estão em FII (ainda não tenho ações - pra dizer que não tenho comprei 1 única ação de ITAUSA só pra perder o cabaço em 2022, e comprei BTC em novembro - algo que nunca nem sonhei procurar saber o que era pois ter uma crença limitante)

Cerca de 200 mil são CDBs que vencem em entre 2023/2024 os quais quero direcionar para outros ativos juntos com os aportes (este ano mantive aportes de 10-12mil por mês - alavancado - pois estava com os prazeres e metas de curto prazo reduzidos este ano, mas o montante normal seria apostes de 6000 a 7000 mensais )

Possuo um terreno (cerca de 170 mil) o qual pretendia construir minha primeira casa - e hoje (como estou tendo alguns problemas técnicos com esta terreno, enfim rolo que estou vendo com quem me vendeu)., este fato me deixou com a cabeça a milhão pensando em abdicar de ter uma casa propria agora (nunca tive, sempre morei de aluguel barato e em apto pequeno) vender este terreno e tentar acelerar o processo de complementar os ativos da minha carteira com foco na renda passiva.

Obs: não estou em momento nenhum reclamando de minha situação atual, pelo contrário me sinto uma pessoa abençoada por ter um teto (mesmo de aluguel e espaço pequeno), não vivo como um monge (não saio muito, mas faço minhas viagens de 15 dias ao nordeste com minha mulher), compro tudo que gosto do mercado, comida, vinhos (adoro alias e gasto um valor que acho justo) , mas também não gasto muito (eu ate poderia gastar mais, mas sou paranoico por ja ter sofrido com imprevistos e sempre ver dividas na família)

  Metas: tenho uma meta menor de ter 10 mil de renda passiva até meus 55 anos (poderia ser 8000, mas prefiro imaginar mais para perseguir), e uma segunda meta maior e bem mais agressiva de chegar a 20-25mil em renda passiva la pelo meus 60 anos (caso as coisas realmente sigam um fluxo em que as coisas deem certo)

Obs2: ja tive um contato com brabo @Brenner Nepomuceno e tenho uma nova conversa com ele (alias terei varias)

Considerações: o curso abriu demais minha cabeça - acredito que até demais mesmo - , mas como sou analista funcional de sistemas, e na minha área eu analiso cenários de desenvolvimento o tempo todo, minha cabeça parece que tenta processar tudo de uma vez, e  como o curso é denso, rico, cheio de detalhes - o diabo mora no detalhe e é bilingue - , eu acabo indo nos detalhes fundo demais em algumas temas e posso estar me atrapalhando/paralizado em organizar talvez o "simples", o "básico". Levando em conta que eu era o cara da Poupança Bradescao da massa até meus 37/38 anos e só tive RV (FII) em 2022 ha poucos meses - conservador nível hard.

O fato é, levando em conta o textão - peço desculpas - mas foi a unica forma que encontrei pra expor esta pergunta/duvida/pedido de sugestões (ia fazer isso nas lives, mas ia tomar muito tempo e a galera pesa demais) , e enfim pode ser um papo furado para alguns, mas para mim seria importante algumas palavras , idéias, e até esporro (mas não precisa ser este ok hehe vamos devagar e com calma, talvez possa agregar para outros em fase semelhante a minha )

 

 

 

 

 

Fala @Henrique Magalhães , meus 0,50 cents…

Legal toda essa paranoia, só tome cuidado pra não virar uma paranoia 😉

Uma coisa que percebi e que está fora do seu radar seria… tudo que você tem feito depende diretamente de você ! E isso como fonte de renda é bem perigoso, talvez fosse legal começar a pensar em mais 1 ou 2 outras fontes de renda…

Tenho pensado nisso, e como exemplo podemos ver o próprio Raul, com sei lá, 9-10 fontes de renda… e isso proporciona as vezes aportes de 300k…

Em resumo, os investimentos ajudam a alavancar e crescer, mas o que faz diferença mesmo na velocidade, são os aportes, por isso ter mais de uma fonte de renda pode ser bem importante…

e o mais legal, como você já tem uma fonte boa e consolidada, você pode “tentar / testar” outras…

#TMJ

Estou nessa pegada pensando bastante em como ter outras fontes de renda, se quiser podemos trocar umas ideias neste sentido! 🤜🤛

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/12/2022 at 16:06, Henrique Magalhães disse:

bom , agora uma pergunta séria -  ou ao menos pra minha realidade e gostaria muito de uma opinião sua sincera (e reta como sempre)

@Raul Sena voce é um cara novo, suas realidade e perspectiva com investimentos é fora da curva, e ainda sim voce consegue falar/direcionar/expor o tema investimentos para as pessoas nas mais diversas situações, idade, fases de vida e metas...

Bom , concluído a turma 13 (e revendo as aulas - tenho revisto vários temas todos os dias), eu ainda fico com muitas dúvidas (talvez indecisões) pois apesar de ter 44 anos hoje, e ver que o patrimônio e/ou valor de renda passiva que almejo ter ainda esta um pouco distante, invariavelmente me pego pensando se não vale a pena  - no meu caso - baixar minha expectativa e reduzir o tempo de chegar nesta "meta reduzida" (tipo apostar mais baixo e chegar la antes), e caso alcance esta meta eu tenha ainda mais lenha pra queimar ( e vontade de queimar esta lenha é claro) , buscar a uma meta de renda passiva maior (como se fosse uma super-meta).

Exemplificando:

 - tive um gasto medio em 2022 de R$ 7300,00 (aqui com viagens, passeios, etc etc)

 - tive um renda liquida média de 23000,00 (um ano atípico  - onde tento o tempo todo colocar em minha cabeça que estou alavancado em termos de salário - já que antes eu ganhava em média 10000,00 líquidos) e como já tenho 44 anos, não me vejo aguentando alavancar horas de consultoria até os 60 de idade hehehe minha idéia seria tentar chegar firme neste ritmo por mais 5/6 anos, e reduzir o acelerador nos outros  4-6 anos seguintes ( ou seja , trabalhar ainda cerca de 10-12 anos)

*** este ponto ainda me assusta pois fico paranóico com o valor que recebo hoje, ja que em 2020 passei 4-5 meses desempregado na pandemia e minha perspectiva na época era bem pessimista (o que me protegeu muito e me ajudou a me preparar mais - e com isso cheguei neste valor atual)

 - tenho hoje 660 mil investidos, dos quais cerca de 150 mil estão em FII (ainda não tenho ações - pra dizer que não tenho comprei 1 única ação de ITAUSA só pra perder o cabaço em 2022, e comprei BTC em novembro - algo que nunca nem sonhei procurar saber o que era pois ter uma crença limitante)

Cerca de 200 mil são CDBs que vencem em entre 2023/2024 os quais quero direcionar para outros ativos juntos com os aportes (este ano mantive aportes de 10-12mil por mês - alavancado - pois estava com os prazeres e metas de curto prazo reduzidos este ano, mas o montante normal seria apostes de 6000 a 7000 mensais )

Possuo um terreno (cerca de 170 mil) o qual pretendia construir minha primeira casa - e hoje (como estou tendo alguns problemas técnicos com esta terreno, enfim rolo que estou vendo com quem me vendeu)., este fato me deixou com a cabeça a milhão pensando em abdicar de ter uma casa propria agora (nunca tive, sempre morei de aluguel barato e em apto pequeno) vender este terreno e tentar acelerar o processo de complementar os ativos da minha carteira com foco na renda passiva.

Obs: não estou em momento nenhum reclamando de minha situação atual, pelo contrário me sinto uma pessoa abençoada por ter um teto (mesmo de aluguel e espaço pequeno), não vivo como um monge (não saio muito, mas faço minhas viagens de 15 dias ao nordeste com minha mulher), compro tudo que gosto do mercado, comida, vinhos (adoro alias e gasto um valor que acho justo) , mas também não gasto muito (eu ate poderia gastar mais, mas sou paranoico por ja ter sofrido com imprevistos e sempre ver dividas na família)

  Metas: tenho uma meta menor de ter 10 mil de renda passiva até meus 55 anos (poderia ser 8000, mas prefiro imaginar mais para perseguir), e uma segunda meta maior e bem mais agressiva de chegar a 20-25mil em renda passiva la pelo meus 60 anos (caso as coisas realmente sigam um fluxo em que as coisas deem certo)

Obs2: ja tive um contato com brabo @Brenner Nepomuceno e tenho uma nova conversa com ele (alias terei varias)

Considerações: o curso abriu demais minha cabeça - acredito que até demais mesmo - , mas como sou analista funcional de sistemas, e na minha área eu analiso cenários de desenvolvimento o tempo todo, minha cabeça parece que tenta processar tudo de uma vez, e  como o curso é denso, rico, cheio de detalhes - o diabo mora no detalhe e é bilingue - , eu acabo indo nos detalhes fundo demais em algumas temas e posso estar me atrapalhando/paralizado em organizar talvez o "simples", o "básico". Levando em conta que eu era o cara da Poupança Bradescao da massa até meus 37/38 anos e só tive RV (FII) em 2022 ha poucos meses - conservador nível hard.

O fato é, levando em conta o textão - peço desculpas - mas foi a unica forma que encontrei pra expor esta pergunta/duvida/pedido de sugestões (ia fazer isso nas lives, mas ia tomar muito tempo e a galera pesa demais) , e enfim pode ser um papo furado para alguns, mas para mim seria importante algumas palavras , idéias, e até esporro (mas não precisa ser este ok hehe vamos devagar e com calma, talvez possa agregar para outros em fase semelhante a minha )

 

 

 

 

 

Nessas horas eu sinto saudade da Brainship, ainda tenho o link do Raul salvo aqui (https://brainship.com.br/raul). Era um site que você pagava consultoria pra galera, nesse link ai você podia agendar uma conversa com o Raul. Mas o site parou eu achava excelente tinha muita gente bacana no site.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 2 contos do José que eu ouvi na aula de Direito Empresarial de casos reais a titulo exemplificativo .

1° Faria Lima é uma avenida onde todas as corretoras se amontoaram e os funcionarios frequentam os mesmos restaurantes, o pessoal que trabalha lá é apelidada de Faria Limers... na hora do almoço todos ficam tentando escutar a conversa da mesa ao lado para pegar informação privilegiada.

Enfim, advogado estava almoçando lá e o cliente ligou insistindo com ele pra falar no almoço sobre a emissão de uma Debenture, o advogado perdeu a paciência e explicou pelo telefone. o Analista da mesa de trás correu para corretora e saiu avisando para todos comparem o ativo X porque a Debenture iria gerar caixa para a empresa e tal. Moral da história, o Analista e o Advogado foram condenados.

 

2° Estagiário fazendo diligencia para uma emissão de Debenture, sabia que isso iria aumentar o preço da microcap e decidiu comprar para vender valorizado. Foi condenado por Insider Trading por uma operação que gerou R$ 150 reais de lucro, não foi o lucro que chamou a atenção, foi o CPF do comprador.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/12/2022 at 10:22, Marcelo Ribeiro disse:

Fala @Henrique Magalhães , meus 0,50 cents…

Legal toda essa paranoia, só tome cuidado pra não virar uma paranoia 😉

Uma coisa que percebi e que está fora do seu radar seria… tudo que você tem feito depende diretamente de você ! E isso como fonte de renda é bem perigoso, talvez fosse legal começar a pensar em mais 1 ou 2 outras fontes de renda…

Tenho pensado nisso, e como exemplo podemos ver o próprio Raul, com sei lá, 9-10 fontes de renda… e isso proporciona as vezes aportes de 300k…

Em resumo, os investimentos ajudam a alavancar e crescer, mas o que faz diferença mesmo na velocidade, são os aportes, por isso ter mais de uma fonte de renda pode ser bem importante…

e o mais legal, como você já tem uma fonte boa e consolidada, você pode “tentar / testar” outras…

#TMJ

Estou nessa pegada pensando bastante em como ter outras fontes de renda, se quiser podemos trocar umas ideias neste sentido! 🤜🤛

 

Opa @Marcelo Ribeiro Valew pela resposta!

sobre a paranoia é uma forma de dizer que “penso muito antes e o que fazer” isso as vezes acaba atrapalhando!

sobre as fontes de renda eu até penso mas hoje mantenho foco na minha área mesmo pq queira ou não a realidade da grande maioria é o trabalho que faz melhor como fonte de renda ! Mas na própria cooperativa em que estou estamos criando algumas alternativas para ter renda passiva com uma plataforma de consultoria e templates específicos ! 
mas a real é que eu (sendo sincero) sou o acesso de um workaholic logo muitas vezes me passa pela cabeça ter uma renda mais modesta e meter um f@da-&$ no trabalho (passei muito anos em salas de escritórios que eu odiava e isso me faz lembrar que uma hora vou parar e por vezes me da vontade de parar o quanto antes )

sei que tenho potência de melhorar ainda mais minha renda futura (mas estou tentando achar um equilíbrio entre o que vale a pena x empolgação x custo x beneficio )

a velha questão das opções hehhe e são muitas 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/12/2022 at 11:06, Levy Anesi Py Júnior disse:

Nessas horas eu sinto saudade da Brainship, ainda tenho o link do Raul salvo aqui (https://brainship.com.br/raul). Era um site que você pagava consultoria pra galera, nesse link ai você podia agendar uma conversa com o Raul. Mas o site parou eu achava excelente tinha muita gente bacana no site.

Parecia ser realmente interessante … eu dei um freeze nos estudos estas últimas semanas para desacelerar minhas ideias (acho que acabei causando um fluxo grande de ideias x conhecimento novo x possibilidades x opções ) e isso me deixou afoito para tomar alguém as decisões e de certa forma não foi benéfico pois me travou … acabei optando pelo aconselhamento com consultoria por enquanto para eu me achar e me organizar melhor daqui pra frente …

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...