Sergio Tanaka Postado Sábado às 10:54 Postado Sábado às 10:54 fui responder neste topico abaixo sobre como eu fazia para analisar fII, mas acabei que me empolguei e portei tudo pra skills Tinha feito um post grandao, mas acabei q joguei neste repo temporario https://gitlab.com/serjaum1/analise-relatorio-gerencial-fiis para usar basta clonar o repo, abrir no seu agent predileto (deve funcionar sem problemas no claude ou gemini, eu uso o cursor) e mandar um promp idiota o suficiente como Analise e compare os FIIs XPML11, HGLG11 e RZTR11 o resultado vai ser algo como Quote Comparativo de FIIs: XPML11, HGLG11 e RZTR11 Análise com base em dados do Investidor10, relatórios gerenciais e fontes de RI (fev/2026). Os PDFs dos relatórios gerenciais estão disponíveis via Investidor10/B3; os números abaixo refletem o que é possível consolidar de forma objetiva. 1. Tabela quantitativa Métrica XPML11 HGLG11 RZTR11 Segmento Shoppings / Varejo Logística Híbrido (agro) Mês ref. Jan/26 Fev/26 Jan/26 Ocupação (%) 95,8 97,6 (proj. 95,5 fev/26) 100 Vacância (%) 4,2 2,4 (nov/25) 0 WAULT (anos) — — — LTV (%) — 9,7 — Dividend yield 12M (%) 9,95 8,4 12,60 Distribuição 12M (R$/cota) 11,04 ~13,2 12,25 Último rendimento (R$/cota) 0,92 1,10 1,00 Valor cota mercado (R$) 111,00 156,50 96,60 Valor cota VP (R$) 108,16 166,58 94,62 P/VP 1,03 0,94 1,03 PL (R$) 6,33 bi ~10 bi (em expansão) 1,78 bi Cotistas 633.071 — 147.147 Taxa de administração 0,55% a.a — 1,25% a.a — = dado não consolidado nesta análise. 2. Carteira e risco Ocupação e concentração XPML11: Vacância em torno de 4,2%, com melhora recente (inadimplência ~1,1%). Carteira de shoppings e varejo, bem diversificada por região (SP, RJ, MG, BA, etc.) e muitos ativos (27 imóveis). Risco de vacância moderado; evento pontual: incêndio no Shopping Tijuca (jan/26), impacto operacional a acompanhar. HGLG11: Ocupação muito alta (vacância 2,4% em nov/25), com gestão alertando para subida projetada para ~4,5% em fev/26 por saídas já contratadas (Êxito, TLS, RV Imola, Plastic Omnium). Base de 37 galpões logísticos (~2,1 mi m²). Concentração de risco operacional em ciclos de renovação; qualidade de inquilinos em geral boa. RZTR11: Vacância declarada 0%; carteira de terras agrícolas (arrendamento). Concentração setorial (agro) e geográfica (MT, MA, TO, GO, etc.). Risco ligado a commodity, clima e repactuações de arrendamento (ex.: Fazenda Porangas II já repactuada com ganho para o fundo). Dívida e LTV XPML11: Sem LTV consolidado nesta tabela; relatório cita conclusão de venda de ativos (R$ 1,65 bi para Atria) e aquisições planejadas (Iguatemi). Fluxo de caixa reforçado por ganho de capital. HGLG11: LTV baixo (9,7%; 11,4% com SPE), com redução após emissão de R$ 1,4 bi. Perfil conservador de alavancagem; vencimentos e indexadores a conferir no relatório completo. RZTR11: Sem LTV extraído nesta análise. Modelo focado em receita de arrendamento; menos dependência de dívida imobiliária clássica. Yield e sustentabilidade XPML11: DY 12M 9,95%, distribuição estável (R$ 0,92/cota por vários meses). Guidance até jun/26 entre R$ 0,86 e R$ 0,92. Parte do resultado com ganho de capital (venda de ativos); fluxo recorrente de aluguéis de shoppings sólido. HGLG11: DY 12M 8,4%, menor que os outros dois; distribuição em alta (R$ 1,10 em fev/26), 31º mês consecutivo no mesmo patamar. Sustentabilidade atrelada à ocupação e à conclusão de obra (mar/26) e crescimento do PL. RZTR11: Maior DY dos três (12,60%), com R$ 12,25 em 12 meses e último rendimento R$ 1,00. Histórico de repactuações positivas; sustentabilidade depende do ciclo do agro e da qualidade dos arrendamentos. 3. Conclusão comparativa Quem busca maior yield (renda): RZTR11 lidera em DY 12M (12,60%) e em valor absoluto por cota nos 12 meses, com vacância declarada zero, em troca de maior exposição ao setor agro e menor liquidez que o XPML11. Quem busca menor risco e tamanho: HGLG11 oferece LTV baixo (9,7%), carteira logística de qualidade e distribuição estável há 31 meses; DY menor (8,4%) e P/VP 0,94 (negociado abaixo do VP). XPML11 combina tamanho (maior PL e liquidez), vacância controlada e DY atrativo (9,95%), com risco operacional moderado (shoppings e evento Tijuca). Equilíbrio (yield + liquidez + diversificação): XPML11 fica no meio: DY próximo de 10%, maior número de cotistas e PL, dividendos estáveis e guidance explícito; HGLG11 é a opção mais conservadora em alavancagem e perfil logístico. Ordem por critério (resumo): Critério 1º 2º 3º Yield 12M RZTR11 XPML11 HGLG11 Risco de alavancagem (menor) HGLG11 (LTV 9,7%) — — Liquidez / tamanho XPML11 HGLG11 RZTR11 Ocupação / vacância RZTR11 (0%) HGLG11 XPML11 Este material é apenas informativo e não constitui recomendação de compra ou venda. Consulte os relatórios gerenciais oficiais e a documentação de cada fundo antes de decidir. Fontes: Investidor10 (cotação, VP, DY, vacância, PL, cotistas), relatórios gerenciais e comunicados (ocupação, LTV, guidance, eventos). a partir disso vc ja tem o seu agente porcamente treinado e vc ja consegue se guiar com mais perguntas etc. eu to fugindo de codar cada vez mais, desde a criacao de skills, commands e multiplos agents ta cada vez mais facil para o cursor (meu caso) encontrar o que preciso, o parser web dele esta mto bom se for pagina privada como por ex sua carteira, talvez vc possa passar a sua sessao pra ele pra que ele possa percorrer a sua carteira e te passar mais informacoes que seja. subi no gitlab pq meus projetos privados tao la, mas se quiser pegar isso e jogar no github, vou adorar contribuir, so nao quero ser o dono nao, nao tenho tempo pra ficar avaliando pr mas da pra fazer umas artes legais sem nenhuma programacao 1
Sergio Tanaka Postado Sábado às 11:00 Author Postado Sábado às 11:00 pior q o resultado ta realmente interessante 1
Sergio Tanaka Postado Sábado às 11:04 Author Postado Sábado às 11:04 (edited) botei ele pra fogo, eu tenho 15 fiis na carteira, vamos ver como ele vai lidar, questionei a robustez da minha classe de ativo bora gastar agua e energia edit: gostei do resultado, foi sensato, e pedi uma sugestao pra aportar 1000 reais, lembrando que minha carteira de fiis so tem 1 fii no negativo q eh justamente o trxf11 q na minha visao eh minha melhor oportunidade (aproveitando a queda recente dele e os fundamentos dele eu ainda concordo e acredito mto) Quote Aporte de R$ 1.000 – Equilíbrio entre segurança e oportunidade Contexto: Você já tem 15 FIIs; XPML11 concentra 25,3%; PVBI11 tem vacância alta. Objetivo: usar os R$ 1.000 para reforçar segurança (boa ocupação, LTV baixo) e aproveitar oportunidade (DY alto, P/VP < 1), sem aumentar risco onde já está alto. O que eu faria com R$ 1.000 Opção recomendada: 50% TRXF11 + 50% GGRC11 Ativo Cotas Valor (aprox.) Por quê TRXF11 5 ~R$ 465 Vacância 0,46%, LTV 6,89%, WALE 12 anos, DY 12,69%, P/VP 0,92. Segurança (ocupação e dívida) + oportunidade (yield e margem no preço). GGRC11 50 ~R$ 502 Vacância 0,21%, P/VP 0,90, DY 11,99%. Logística sólida, PL R$ 2,4 bi. Reforça segmento logístico sem concentrar em HGLG11. Sobra — ~R$ 33 Deixar em caixa ou na próxima compra. Total: ~R$ 967 em 2 ativos; ~R$ 33 em caixa. Segurança: Os dois têm vacância muito baixa e, no caso do TRXF11, LTV baixo. Nenhum dos dois é PVBI11 nem aumenta peso de XPML11. Oportunidade: TRXF11 e GGRC11 têm DY alto (12,69% e 11,99%) e P/VP < 1 (margem de segurança no preço). Carteira: Você sobe um pouco o peso de Híbrido (TRXF11) e de Logístico (GGRC11), sem aumentar Shoppings nem Lajes. Alternativas Se quiser um pouco mais de segurança (menos risco) ~50% HGLG11 + ~50% TRXF11 Ex.: 3 cotas HGLG11 (~R$ 471) + 5 cotas TRXF11 (~R$ 465) ≈ R$ 936. HGLG11 tem LTV 9,7%, dividendo estável há 31 meses; TRXF11 mantém vacância e LTV baixos. DY médio do par fica um pouco menor que na opção acima. Se quiser um único ativo (simplicidade) 100% em TRXF11 — 10 cotas ≈ R$ 931. Junta segurança (vacância 0,46%, LTV 6,89%, WALE 12 anos) com oportunidade (DY 12,69%, P/VP 0,92). Um único ticker, fácil de acompanhar. Se quiser mais “oportunidade” (mais yield, um pouco mais de risco) ~50% TRXF11 + ~50% GGRC11 (igual à recomendada) já puxa o DY. Ou ~70% TRXF11 + ~30% BTHF11 (ex.: 7 TRXF11 + 32 BTHF11 ≈ R$ 1.000): BTHF11 é papel/hedge, DY ~12%, P/VP 0,92, mas perfil mais ativo. Só faz sentido se você aceita mais volatilidade. O que evitar neste aporte Não colocar em PVBI11 — vacância alta e subindo (16,5% → 18,8%); melhor esperar melhora nas locações. Não reforçar XPML11 — você já tem 25,3% na carteira; diversificar reduz risco de um único nome. Não colocar tudo em RZTR11 — yield alto, mas risco setorial (agro); manter posição atual é suficiente. Resumo Critério Escolha principal (R$ 1.000) Segurança TRXF11 e GGRC11: vacância muito baixa; TRXF11 com LTV baixo. Oportunidade DY 12,69% e 11,99%; P/VP 0,92 e 0,90. Carteira Não sobe concentração em XPML11; não sobe PVBI11. Ação sugerida 5 TRXF11 + 50 GGRC11 (~R$ 967); o restante em caixa ou na próxima compra. Valores com base em cotações da sua tabela (TRXF11 R$ 93,10; GGRC11 R$ 10,05). Na hora da ordem, confira o preço no home broker. Isso não é recomendação de compra ou venda; é uma sugestão de alocação coerente com a análise da sua carteira e com o objetivo de equilibrar segurança e oportunidade. porra, pra um projeto aos caralho com uma skill gerada com prompts mto porcos, o resultado ta bem interessante e mto performatico o cursor nativamente usa subagents dependendo da task, ele me trouxe a a analise de todos os relatorios em segundos, deve ter usado 1 subagent para cada ativo e gastei 40% do contexto de 200k gostei, divertido Editado Sábado às 11:10 por Sergio Tanaka 1
Daniel Correa Silveira Postado Sábado às 11:23 Postado Sábado às 11:23 projeto do carnaval: vou testar isso no Perplexity com a minha carteira de FIIs, valeu @Sergio Tanaka
Alexandre Weirich Postado Sábado às 11:30 Postado Sábado às 11:30 Sensacional, @Sergio Tanaka! Vou aprender e testar a skill, valeu demais o post
Sergio Tanaka Postado Sábado às 11:37 Author Postado Sábado às 11:37 eh aquilo, a IA por premissa nao eh deterministica, cada vez q vc rodar os resultados serao levemente diferentes a questao eh que sem usar codigo vc consegue abusar mais das probabilidades a ideia depois talvez seja criar um report mensal com muito mais informacoes, como se fosse um snapshot daquele momento da sua carteira e carregar esse report na proxima avaliacao do mes seguinte ai ele ja vai saber os que tiveram relatorios novos e os que nao tiveram ele ja sabe o resultado da avaliacao dele gosto da abordagem 100% com skills pq qqer pessoa consegue evoluir, pra esses tipos de analise eu ja acho codar um saco.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login