Jump to content
  • 0

Resgatar Tesouro Direto


Jorge L L De Siqueira

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 minutes ago, Jorge L L De Siqueira disse:

Se eu retirar me dinheiro antes do prazo final de, por exemplo, Tesouro Selic 2025 - 01/03/2025, a única punição que teria seria o Imposto de Renda. Na hipóteze deixando a marcação a Mercado de fora

       

@Jorge L L De Siqueira considerando que o investimento tenha mais que 30 dias, você estaria pegando uma alíquota de IR maior que se esperasse até o vencimento.

No caso do Tesouro Selic, é mais difícil termos marcação a mercado, o que significa que a linha de preço a mercado e preço teórico andam muito próximas uma da outra. Pelo Portal do Tesouro você consegue ver exatamente estas duas linhas de cada investimento feito no Tesouro Direto.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Jorge L L De Siqueira.

Tesouro Selic o resgate antecipado é possível sem perdas em relação ao juros oferecido.

A Marcação a Mercado até incide sim mas, muito pouco, nada que compense esperar no caso de uma necessidade de retirar antes. Visto que alguns deixam esta aplicação como uma espécie de Reserva de Oportunidade, em virtude da liquidez facilitada.

Já quanto a "punição" do IRF como diz o senhor, é uma alicota pela tabela regressiva sobre o juros do período. E esta sim, tem um efeito maior no rendimento.

1-180 Dias = 22,5%

181 - 360 Dias = 20%

361 - 720 Dias = 17,5%

Acima de 721 dias = 15%

E como disse o mestre dos mestres Flavio Prado, resgate antes de completar 30 dias de aplicação, tem a tabela regressiva do IOF.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Nem tenho o que comentar, o @Flavio Prado e o @Alf Junior explicaram catedraticamente.

 

Se eu puder contribuir com um resumo, não se considera marcação a mercado para Tesouro Selic e o maior prejuízo que ele pode trazer é um rendimento menor quando resgatado antes de completar 30 dias de aporte.

 

A melhor opção de resgate é após 2 anos, visto que a incidência de IR sobre o rendimento passa a ser menor, e eu particularmente faço isso: agora que tenho minha reserva de emergência pronta (dividida em 3 diferentes opções) retiro o excedente do Tesouro Selic (meu primeiro investimento, feito em 2019) para alocar em investimentos de crescimento patrimonial, considerando que as outras opções geram maior lucro. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Jorge L L De Siqueira disse:

Se eu retirar me dinheiro antes do prazo final de, por exemplo, Tesouro Selic 2025 - 01/03/2025, a única punição que teria seria o Imposto de Renda. Na hipóteze deixando a marcação a Mercado de fora

       

é como o @Flavio Prado falou, só toma cuidado que os demais tesouros, fora o Selic além do imposto vc estaria sujeito a marcação a mercado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...