Jump to content

PETROBRAS CAINDO... HORA DE COMPRAR??


Recommended Posts

5 minutes ago, Antonio Pietra disse:

PETROBRAS CAINDO... HORA DE COMPRAR??

BOA TARDE A TODOS PETROBRAS CAINDO HOJE, ANUNCIO DE NOVO MINISTRO DA ECONOMIA E SECRETÁRIA, SERA HORA DE COMPRAR OU AINDA DEVE CAIR MAIS...??

 

OBRIGADO

Bom dia Antonio!

Não adianta tentar acertar o cu da mosca prevendo se vai cair mais ou não, podemos apenas analisar a empresa e determinar se está cara ou barata. Se estiver barata, aporte, mas lembre-se que "barato" não significa "vai subir amanhã", o mercado é um maníaco-depressivo que pode demorar pra perceber essa assimetria, então a empresa ainda pode ir de "barato" pra "muito barato", ou pode retomar a tendência de voltar ao seu valor justo, mas é impossível prever o que vai acontecer.

Tem até um estudo feito nos EUA, chamado "Even God Couldn’t Beat Dollar-Cost Averaging", que mostra a importância dos aportes regulares e não tentar acertar o timing do mercado. Segue abaixo um gráfico do estudo, comparando a rentabilidade de um investidor onisciente que teria comprado apenas nas quedas, timing perfeito, contra um investidor que aportava regularmente - que teve uma performance superior.

Link do estudo: https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/

DCA.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Apesar de não gostar de estatais, a Petrobrás na administração anterior vinha performando brilhantemente e eu tinha ela na carteira.  Me desfiz da posição alguns dias antes da eleição do barba e cheguei a comprar um pouquinho quando bateu 24,00.  Aí, optei por banir estatais dos meus investimentos.  O @Raul Sena, sempre falava de ações "sujeitas à canetada" e eu, investidor novato, não entendia ou não queria acreditar.  Então, vivendo e aprendendo.  Não vou me desfazer do pouquinho que tenho, pelo menos não agora, mas também não vou comprar mais.

Na atual liquidação, comprei bastante Fundo Imobiliário hoje.  Fundos bons que estão mega-hiper descontados.  Estou igual a dondoca no shopping em promoção, na dúvida cruel do que comprar.... é tanto ativo bom barato que acho que não vale correr o risco de investir na Petrobras.  Pelo menos, não agora....  Tem muitas outras opções bem chamativas!!

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Sheila Caputo E Oliveira disse:

Pra mim, não rola comprar mais, perdeu fundamento com essa facilidade ainda maior de políticos assumirem a presidência ao invés de uma pessoa mais técnica!

😔

O role de estatal é complicado, a cada dia que passa eu sinto que deveria ter vendendo na sexta véspera de eleição.

Mas sigo confiante que daqui uns 5 anos vou estar feliz de ter mantido PETR4 na carteira.

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Considerando os desinvestimentos das refinarias da RLAM, Reman e Lubnor hoje a Petrobrás produz mais ou menos 60% do diesel e 50% da gasolina do mercado brasileiro, o restante vem de importação e dos concorrentes, sendo assim política de controle de preço não é possível sem desabastecimento generalizado da nação.

Outro fato é que está fora do timing pensar em aumentar investimentos em refino olhando a escalada dos carros elétricos e com a maior fabricante de baterias do mundo, a BYD, anunciando a produção em massa da bateria de sódio já para o ano que vem prometendo grande redução do custo.

Dessa forma a coisa mais sensata para a Petr seria continuar o desmonte e aumentar o Payout para beneficiar o seu maior sócio com bons dividendos, coisa que o último governo fez.

Mas agora o dono da caneta tem outro discurso muito diferente e faz a petr ser muito imprevisível, praticamente uma aposta.

Editado por Leandro Nogueira
Tentei arrumar a formatação e não consegui
Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/12/2022 at 12:55, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia Antonio!

Não adianta tentar acertar o cu da mosca prevendo se vai cair mais ou não, podemos apenas analisar a empresa e determinar se está cara ou barata. Se estiver barata, aporte, mas lembre-se que "barato" não significa "vai subir amanhã", o mercado é um maníaco-depressivo que pode demorar pra perceber essa assimetria, então a empresa ainda pode ir de "barato" pra "muito barato", ou pode retomar a tendência de voltar ao seu valor justo, mas é impossível prever o que vai acontecer.

Tem até um estudo feito nos EUA, chamado "Even God Couldn’t Beat Dollar-Cost Averaging", que mostra a importância dos aportes regulares e não tentar acertar o timing do mercado. Segue abaixo um gráfico do estudo, comparando a rentabilidade de um investidor onisciente que teria comprado apenas nas quedas, timing perfeito, contra um investidor que aportava regularmente - que teve uma performance superior.

Link do estudo: https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/

DCA.png

Obrigado pela análise!!

Link para compartilhar
Share on other sites

A unica estatal que eu cogitaria comprar é o Banco do Brasil, ela tem menos vulnerabilidade que a Petrobras porque o Banco Central protege Instituições Financeiras, ela esta sempre barata e tem os melhores indicadores entre os bancões. Mas ainda sim preciso perder o preconceito de estatal para aportar em Banco do Brasil.

 

OBS: Não incluo ITSA3 e ITSA4 nessa relação de bancos porque na minha opinião ITAU S.A. é uma Holding que tem potencial de se transformar em uma Berkshire brasileira se for bem administrada.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

O role de estatal é complicado, a cada dia que passa eu sinto que deveria ter vendendo na sexta véspera de eleição.

Mas sigo confiante que daqui uns 5 anos vou estar feliz de ter mantido PETR4 na carteira.

 

Oremos, já que vender não vou mesmo! 🙌

Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/12/2022 at 12:43, Antonio Pietra disse:

PETROBRAS CAINDO... HORA DE COMPRAR??

BOA TARDE A TODOS PETROBRAS CAINDO HOJE, ANUNCIO DE NOVO MINISTRO DA ECONOMIA E SECRETÁRIA, SERA HORA DE COMPRAR OU AINDA DEVE CAIR MAIS...??

 

OBRIGADO

Eu desfiz minha posição no lucro. Por enquanto não entro de volta, temos muitas outras opções viáveis na Bolsa, a Petro passou a ser uma aposta com novo governo e o histórico desse mesmo cenário no passado não foi bacana. Prefiro não arriscar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...