Jump to content

Invisto 70% da minha renda e vivo com 30%. Sou normal???


Recommended Posts

Por você já ser um cara que já tem família pela tua foto, você é um cara diferenciado sim. Eu teria orgulho disso, viver um degrau a baixo e investidor mais é a melhor coisa para viver de renda no futuro próximo.

Eu quando comecei, que não tinha praticamente nada de gasto, investia mais de 100% da meu salário. Vamos dizer que uma renda extra que eu fazia cobria os meus poucos gastos e ainda sobrava para investir.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

23 minutes ago, Cassio Marques Da Silva disse:

Minha vida inteira sempre foi assim ou muito próximo disso! Meu grande erro foi só conhecer Caderneta de Poupança como investimento até os 40 anos! 

Olha, se você vive confortavelmente com isso, é um exemplo pra todos aqui hahahaha. Mas só tome cuidado pra não investir tudo e deixar de aproveitar os prazeres da vida, não adianta ser o homem mais rico do cemitério.

Enfim, parabéns pela determinação, a liberdade financeira vem logo!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Olha, se você vive confortavelmente com isso, é um exemplo pra todos aqui hahahaha. Mas só tome cuidado pra não investir tudo e deixar de aproveitar os prazeres da vida, não adianta ser o homem mais rico do cemitério.

Enfim, parabéns pela determinação, a liberdade financeira vem logo!

Sim Matheus!! Você está totalmente certo sim... esse equilíbrio é muito necessário! Lá pelos meus vinte e poucos anos de idade tive uma crise de stress.. e desde lá comecei a colocar as duas coisas na balança! Poupar e aproveitar! Forte abraço! 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Por você já ser um cara que já tem família pela tua foto, você é um cara diferenciado sim. Eu teria orgulho disso, viver um degrau a baixo e investidor mais é a melhor coisa para viver de renda no futuro próximo.

Eu quando comecei, que não tinha praticamente nada de gasto, investia mais de 100% da meu salário. Vamos dizer que uma renda extra que eu fazia cobria os meus poucos gastos e ainda sobrava para investir.

Poxa, obrigado Danilo! Vejo que você também é um cara muito determinando. É difícil encontrar pessoas que tem essa força de vontade. A gente se sente meio que "fora da realidade" pois a maior parte das pessoas com quem convivemos não tem esse pensamento. Abraço ao amigo!

Editado por Cassio Marques Da Silva
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Cassio Marques Da Silva disse:

Minha vida inteira sempre foi assim ou muito próximo disso! Meu grande erro foi só conhecer Caderneta de Poupança como investimento até os 40 anos! 

@Cassio Marques Da Silva bem vindo ao time hehe, eu fiquei na poupança até meus 37 anos! Sobre a % acho que se consegue investir 70% é porque os 30% resolvem a parada mensal e deve ser um bom salário 🤑!

em 2022 tive o prazer de colher o melhor ano de salários da minha vida (praticamente o dobro da minha média dos últimos 4 anos) e com isso meus aportes ficarem em média em 60% este ano, mas revisei uns números e pretendo melhorar alguns prazeres pra 2023!

Espero que sua renda passiva esteja em plena evolução pq você vai viver só de renda já já , parabéns cara !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Cassio Marques Da Silva disse:

Poxa, obrigado Danilo! Vejo que você também é um cara muito determinando. É difícil encontrar pessoas que tem essa força de vontade. A gente se sente meio que "fora da realidade" pois a maior parte das pessoas com quem convivemos não tem esse pensamento. Abraço ao amigo!

Aham, eu tenho 29 anos e depois que terminei a faculdade fui morar com a minha vó e agora estou morando com meus pais. 

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Cassio Marques Da Silva bem vindo ao time hehe, eu fiquei na poupança até meus 37 anos! Sobre a % acho que se consegue investir 70% é porque os 30% resolvem a parada mensal e deve ser um bom salário 🤑!

em 2022 tive o prazer de colher o melhor ano de salários da minha vida (praticamente o dobro da minha média dos últimos 4 anos) e com isso meus aportes ficarem em média em 60% este ano, mas revisei uns números e pretendo melhorar alguns prazeres pra 2023!

Espero que sua renda passiva esteja em plena evolução pq você vai viver só de renda já já , parabéns cara !

@Henrique Magalhães o bom de estar aqui e trocar esse tipo de experiência é justamente porque acabamos encontrando outras pessoas que tem os mesmos objetivos e que por vezes até uma história de investimentos parecida!!! kkkk Olha aí o nosso histórico com a caderneta de poupança! kkkkk  Parabéns amigo e com certeza todos nós um dia viveremos tranquilos com os rendimentos dos nossos investimentos... o primeiro passo já foi dado! ;)

Link para compartilhar
Share on other sites

Dizem que inveja é uma coisa feia, mas que inveja... rssss.  Eu tenho 63 anos e só descobri a importância de não ser um esbanjador há menos de 2 anos.  Eu consigo investir entre 30 e 35% da minha renda anual.  Se tem um ganho extra, ou venda de algo que não uso/não preciso mais, direciono o ganho a algum ativo.

Não deixei de viver bem, de ter conforto e prazeres, mas deixei de sustentar bancos e cartões de crédito e de desperdiçar dinheiro.

Parabéns pelo seu esforço, mas não deixe de lado os prazeres (desde que caibam no orçamento).  Lembre-se que o se leva da vida é a vida que se leva!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você é meu ídolo!!! kkkkk Adoraria conseguir investir 70% e viver com 30%, mas por enquanto to mais pro contrário mesmo.

Agora já tive poupança, previdência, fundos multimercados, fundos de ações, fundos DI... E comprava crente que tava arrasando porque meu irmão falava que era bonzão!! 🤡 Ele era meu ídolo antes de você!!! kkkkk 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Cassio Marques Da Silva disse:

Minha vida inteira sempre foi assim ou muito próximo disso! Meu grande erro foi só conhecer Caderneta de Poupança como investimento até os 40 anos! 

Você é um herói para todos nós que sofrem para economizar 25%

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Normal? Não... mas deveria ser mais comum né não?
Pode ser herói... pode ser privilegiado... determinado... depende de vários fatores incluindo os valores que essa porcentagem representa. Como também disse o Raul lá no comecinho do curso, a verdade dos números depende de quanto a gente os aperta! hahaha

Resumindo a braba... normal não é, mas com certeza, tu é inteligente pá carai! 🤑

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, William Redig disse:

Dizem que inveja é uma coisa feia, mas que inveja... rssss.  Eu tenho 63 anos e só descobri a importância de não ser um esbanjador há menos de 2 anos.  Eu consigo investir entre 30 e 35% da minha renda anual.  Se tem um ganho extra, ou venda de algo que não uso/não preciso mais, direciono o ganho a algum ativo.

Não deixei de viver bem, de ter conforto e prazeres, mas deixei de sustentar bancos e cartões de crédito e de desperdiçar dinheiro.

Parabéns pelo seu esforço, mas não deixe de lado os prazeres (desde que caibam no orçamento).  Lembre-se que o se leva da vida é a vida que se leva!!

@William Redig Saudações!!! Que isso amigo.... estamos todos aqui no mesmo barco! Estava lendo alguns posts aqui na comunidade e por várias vezes já senti essa "inveja" boa também! Temos exemplos incríveis aí. Como nosso mestre Raul sempre enfatiza a melhor hora para começar a investir é a hora que você começa! Você é um exemplo vivo disso! Parabéns por não se acomodar e estar aqui contribuindo conosco.

Sobre saber equilibrar as coisas, eu aprendi da pior forma pois tive uma crise de stress por volta dos meus 24 anos. Aprendi da pior forma que é necessário trabalhar, economizar, etc mas é preciso também investir nas coisas que te tão prazer. 

tmj!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Roberta Brossa Westenberger disse:

Você é meu ídolo!!! kkkkk Adoraria conseguir investir 70% e viver com 30%, mas por enquanto to mais pro contrário mesmo.

Agora já tive poupança, previdência, fundos multimercados, fundos de ações, fundos DI... E comprava crente que tava arrasando porque meu irmão falava que era bonzão!! 🤡 Ele era meu ídolo antes de você!!! kkkkk 

@Roberta Brossa Westenberger tudo bem com vc? comigo não foi nada diferente... achava o máximo ter conta poupança em 4 ou 5 bancoes!!!! Pelo menos nunca aceitei fazer nenhum título de capitalização porque para mim "investimento" era poupança, como aprendi com meus pais. kkkkk

Bora lá aprender a investir de forma correta agora né? A questão do percentual de investimento uma hora você chega lá... e outra, acho que tudo depende da situação de cada um. Eu moro numa cidade do interior, custo de vida mais baixo, não temos filhos, então cada caso é um caso! Não desanime nunca! Abraços!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Cassio Marques Da Silva disse:

Minha vida inteira sempre foi assim ou muito próximo disso! Meu grande erro foi só conhecer Caderneta de Poupança como investimento até os 40 anos! 

Grande Cassio, tudo na vida depende...kkk. Vai que você é jogador de futebol e tem um salário igual do Neymar, daí é difícil gastar mais que 30%...kkk. 
Brincadeiras a parte amigo, o que é mais admirável é sua disciplina! Tiro meu chapéu, venho de uma família em que na cabeça do meu pai, era normal administrar dívidas. Neste sentido, devo tudo a minha esposa que foi quem me colocou no caminho dos investimentos, mas na época que conheci ela, ela também só investia em CDB de bancão. Aí unimos o útil ao agradável, ela me ensinou a poupar e investir e eu peguei gosto pelo assunto. Hoje posso dizer que já estou próximo de minha liberdade financeira. Mas o mais difícil é sempre mudar o Mindset. 
Desejo-lhe muito sucesso, mas como os parceiros disseram, não abra mão de viagens, não deixe de ir 1 vez ou outra há um bom restaurante. O dinheiro tem a função de lhe proporcionar essas coisa, senão perde a razão de ser. 
Isso é muito bem ilustrador no livro: Segredo da Mente Milionária, neste livro o autor fala sobre as divisões interessantes de fazer com sua renda, não que tenha que seguir a risca, mas tem que ter lá seus 10% para a diversão!

10% para o pote da Liberdade Financeira;

10% para a Poupança de Longo Prazo;

55% para suas Necessidades;

10% da renda para Educação;

10% para Diversão;

5% da renda para Doação.

Ele distribui mais ou menos assim.
Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Mario Yoshiuki Utiamada disse:

Normal? Não... mas deveria ser mais comum né não?
Pode ser herói... pode ser privilegiado... determinado... depende de vários fatores incluindo os valores que essa porcentagem representa. Como também disse o Raul lá no comecinho do curso, a verdade dos números depende de quanto a gente os aperta! hahaha

Resumindo a braba... normal não é, mas com certeza, tu é inteligente pá carai! 🤑

@Mario Yoshiuki Utiamada Valeu pelo comentário!!! Vc tem razão! Se apertar mais um pouco aqui esses números vou ter que fazer um novo post de 90% - 10% kkkkkkkk. Tamo junto! Forte abraço!!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Eduardo Fernando Dentello disse:

Grande Cassio, tudo na vida depende...kkk. Vai que você é jogador de futebol e tem um salário igual do Neymar, daí é difícil gastar mais que 30%...kkk. 
Brincadeiras a parte amigo, o que é mais admirável é sua disciplina! Tiro meu chapéu, venho de uma família em que na cabeça do meu pai, era normal administrar dívidas. Neste sentido, devo tudo a minha esposa que foi quem me colocou no caminho dos investimentos, mas na época que conheci ela, ela também só investia em CDB de bancão. Aí unimos o útil ao agradável, ela me ensinou a poupar e investir e eu peguei gosto pelo assunto. Hoje posso dizer que já estou próximo de minha liberdade financeira. Mas o mais difícil é sempre mudar o Mindset. 
Desejo-lhe muito sucesso, mas como os parceiros disseram, não abra mão de viagens, não deixe de ir 1 vez ou outra há um bom restaurante. O dinheiro tem a função de lhe proporcionar essas coisa, senão perde a razão de ser. 
Isso é muito bem ilustrador no livro: Segredo da Mente Milionária, neste livro o autor fala sobre as divisões interessantes de fazer com sua renda, não que tenha que seguir a risca, mas tem que ter lá seus 10% para a diversão!

10% para o pote da Liberdade Financeira;

10% para a Poupança de Longo Prazo;

55% para suas Necessidades;

10% da renda para Educação;

10% para Diversão;

5% da renda para Doação.

Ele distribui mais ou menos assim.
Abraço!

@Eduardo Fernando Dentello Meu Deus!!! Salário do Neymar é R$ 23 milhões / mês.... nem nos meus maiores sonhos me imagino chegando a esse patamar de patrimônio total! 

O que você falou faz muito sentido.... no começo eu tive problemas com isso. Era o típico "muquirana" mesmo! Mas tive problemas de saúde por não ter lazer e só pensar em trabalho e ganhar e guardar dinheiro sem nenhum propósito. Mas graças a Deus isso já ficou lá pra trás... muitos anos.. e de lá pra cá procuro, juntamente com a minha esposa, manter o equilíbrio entre trabalho, investimento e lazer.

Porém, acredito que como o colega @Mario Yoshiuki Utiamada comentou "tudo é relativo, tudo depende". Eu moro numa cidade do interior de Minas Gerais, aqui o custo de vida é mais acessível, tenho minhas fontes de renda ativas e passivas e, de coração, não tenho grandes ambições materiais. Tenho um carro que pra mim é suficiente (não quero um caro zero de 150k), tenho minha moto, tenho uma kombi velha kkkk (que pra mim já é um luxo pq sempre gostei de carros antigos e comprei essa pra reformar! rsrsrs), minha casa, viajamos todo ano, e tipo, pra mim tá bom.. levamos uma vida sem restrições aqui. Se eu tiver uma renda passiva que me permita manter assim (eliminando a necessidade do trabalho que gera a renda ativa! rrsrs) já estará ótimo!

Muito obrigado pela citação do livro "Segredo da Mente Milionária". Tem ali uma parte que no meu planejamento é deficitária: o investimento em educação. Estar nesse curso do Raul e aqui na presença de colegas tão ilustres já é o primeiro passo nesse sentido! Abraços!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Cassio Marques Da Silva tô lutando para chegar nos 30%, já ficou o incentivo que dá para chegar bem mais longe. Aquela paciência e persistência por que num é de um dia (ano) para o outro.

Fiquei um pouco mais curioso confesso... é com sua atividade profissional: empreendedor, CLT, funcionário público?

E de que % partiu e quanto tempo para chegar a esse % atual?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...