Jump to content
  • 0

Fazendo analise de FIIS


Rafael Nascimento

Pergunta

Quanto mais eu analiso FIIs mais fica claro que ao longo dos anos eles sempre perdem para a infração. O retorno do investimento nunca é um valor legal. Agora estou pensando se so com os dividendos recebidos vai valer apena esse investimento. Fiz algo errado nessas analises ou isso realmente acontece?

Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Rafael Nascimento disse:

Quanto mais eu analiso FIIs mais fica claro que ao longo dos anos eles sempre perdem para a infração. O retorno do investimento nunca é um valor legal. Agora estou pensando se so com os dividendos recebidos vai valer apena esse investimento. Fiz algo errado nessas analises ou isso realmente acontece?

Ola Rafael,

Qual analise esta fazendo ? Coloque ai pra trocarmos umas ideias...

Eu pegaria o IFIX acumulado dos últimos 10 anos por exemplo, e o IPCA dos últimos 10 anos pra vermos...

Peguei aqui de forma rápida... (eu não sei se o IFIX contempla somente a cota ou entra o rendimento também)

Se for somente a cota, no longo prazo esta conseguindo acompanhar...

image.png.829f159e3d7d1f1a8890aab9a7b88879.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Ola Rafael,

Qual analise esta fazendo ? Coloque ai pra trocarmos umas ideias...

Eu pegaria o IFIX acumulado dos últimos 10 anos por exemplo, e o IPCA dos últimos 10 anos pra vermos...

Peguei aqui de forma rápida... (eu não sei se o IFIX contempla somente a cota ou entra o rendimento também)

Se for somente a cota, no longo prazo esta conseguindo acompanhar...

image.png.829f159e3d7d1f1a8890aab9a7b88879.png

Eu dei uma pesquisada aqui e  o IFIX já leva em consideração os dividendos distribuídos.

“A composição do IFIX atende a um critério bem objetivo e muda a quatro meses. (…) Além disso, é um índice de retorno total, ou seja, os rendimentos distribuídos são incorporados”, diz Marielle Santos, gerente de produtos da B3.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Ola Rafael,

Qual analise esta fazendo ? Coloque ai pra trocarmos umas ideias...

Eu pegaria o IFIX acumulado dos últimos 10 anos por exemplo, e o IPCA dos últimos 10 anos pra vermos...

Peguei aqui de forma rápida... (eu não sei se o IFIX contempla somente a cota ou entra o rendimento também)

Se for somente a cota, no longo prazo esta conseguindo acompanhar...

image.png.829f159e3d7d1f1a8890aab9a7b88879.png

Eu pequei alguns FIIs, estou verificando o retorno de investimento. A imagem mostra que o retorno do investimento. Esse foi o melhor FII que achei em relação a retorno de investimento. Não sei se já conta com os dividendos.image.png.3d5722e83c0a1a6806e65d2266392658.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Por curiosidade peguei novamente incluindo CDI e IBOV

image.png.db0545741c7f44340f8889cd6b29c8cc.png

Justamente é isso que me deixa confuso, se o FII na maior parte nem conseguir fazer a correção do IPCA o CDI vai sempre esta colado, levando em conta os riscos o CDI vai ser a melhor opção. Pelo que sei os FII eles ao longo do tempo são corrigidos, mas não extamante no mesmo momento, o gera uma perda nesse periodo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Rafael Nascimento,

Os FIIs tem características únicas que você deve considerar, além do seu momento e expectativas como investidor e seus objetivos (isso é o mais importante).

Alguns pontos para você considerar: (positivos e negativos)

  • Os proventos dos FIIs são isentos de IR.  Renda Fixa é taxada no mínimo em 15%;
  • Existem FIIs de Tijolo e de Papel.  Os bons fundos de Tijolo (shoppings, lages comerciais, galpões logísticos, entre outros) te dão uma proteção automática contra a inflação, uma vez que os bons imóveis tendem a se valorizar.
  • FII não tem prazo de vencimento.  Você, como cotista de bons fundos, tem os rendimentos para fazer o que quisr, sem ter que se preocupar com com vencimento e reinvestimento do seu capital;
  • FII pinga todos os meses na sua conta livre de IR;
  • Fundos de papel, em tempos normais, tendem a remunerar bem, acima da Renda Fixa, mas precisa tomar cuidado pois como é um investimento de recebíveis imobiliários, o principal não se valoriza fazendo com que você reinvestir parte dos rendimentos;
  • FII te permite diversificar entre FIIs diferentes (shoppings, logística, desenvolvimento, papeis e mais) oferecendo um rendimento anual médio com ganhos reais em relação à inflação.
  • O valor da cota dos fundos imobiliários é menos volátil na bolsa, cai menos e sobe menos que as ações;
  • É praticamente impossível que o valor da cota suba muito, como pode acontecer com as ações.

Dito isso, entram as suas expectativas.  Você quer valorização?  Quer renda mensal?

No geral, a diversificação é sua maior arma de proteção.  Parte em Renda Fixa, parte em ações brasileiras, parte em FIIs e parte em ações gringas.  Esse mix vai fazer carteira ser menos volátil, te dar menos susto.  Enfim, monta a sua estratégia de alocação em acordo com suas expectativas e necessidades e vá em frente.

Espero ter ajudado.

Obrigado, estou revendo, como tenho que iniciar do zero ainda, talvez eu tenha colocado inicialmente muitos FIIs na minha estrategia. Como vai ser pouco dinheiro inicialmente seria melhor pensar em FIIs quando o valor já tiver maior.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Carlos Eduardo Oliveira Xavier disse:

@Marcelo Ribeiro, pelo gráfico o CDI supera os outros índices nos últimos 10 anos, é isso? Pra quem se considera investidor conservador parece bom. rsrsr

é interessante como o indice pode trazer uma sensação de estarmos bem ou não em relação a nossa carteira, bater os indices  é a tarefa dificil...mas lembrando que foi testada/comparada uma janela de 10 anos (onde temos pelo menos 2 eventos grandes para o IBOV - Dilma 2016, Pandemia 2020)

IFIX - os FIIs principalmente os de tijolos oscilam muito menos que ações (empresas)

IBOV - teremos ações (empresas) que oscilam muito (mas muito mesmo tanto pra cima como pra baixo), e o indice representa uma composição teórica

 

No fim isso realmente mostra que ter uma carteira diversificada com bons ativos (de varias classes), e aportar conforme o contra-fluxo, vai possibilitar sua carteira mais resiliente as quedas, e crescer mais saudavel

 

antes eu olhava um grafico desses e ja pensava (ahhhhh o CDI foi melhor) , porém hoje quando vejo o mesmo grafico penso hummm ..... será mesmo que o CDI foi melhor, até quando, ou como usar estes momentos/movimentos para minha carteira se manter resiliente?  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Rafael Nascimento disse:

Obrigado, estou revendo, como tenho que iniciar do zero ainda, talvez eu tenha colocado inicialmente muitos FIIs na minha estrategia. Como vai ser pouco dinheiro inicialmente seria melhor pensar em FIIs quando o valor já tiver maior.

Bom dia Rafael, blz?

Deixa eu dar meus 2 centavos de contribuição.

Note que nesse comparativo todos os índices começam no 0%, ou seja, se 01/11 a pessoa tivesse uma posição igual entre todos os papeis dela essa seria a rendabilidade da carteira.

Como seria a rentabilidade se a pessoa tivesse comprado em 01/16? baixa da bolsa? Você consegue simular?

Posso estar enganado, mas acho que se você conseguir simular isso vai mostrar que investir em FIIs ou na bolsa teria sido muito melhor.

O que eu estou querendo dizer é que esse grafico mostra o rendimento a partir daquela data. Como se a pessoa tivesse comprado ali naquela data inicial.

Para mim isso só mostra como é importante comprar no contra fluxo como o @Willian Redig disse. Comprando na baixa a rentabilidade fica muito maior.

Ah, lembrando que índice indica uma média... Tem muito papel com baixa performance ali no meio também.


Posso estar enganado, mas acho que é isso.

Espero ter ajudado.

Editado por Lucas Marques De Paula
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/12/2022 at 07:41, Rafael Nascimento disse:

Quanto mais eu analiso FIIs mais fica claro que ao longo dos anos eles sempre perdem para a infração. O retorno do investimento nunca é um valor legal. Agora estou pensando se so com os dividendos recebidos vai valer apena esse investimento. Fiz algo errado nessas analises ou isso realmente acontece?

Eu acredito que os FII na carteira são uma forma de garantir diversificação, diferente das ações que vc foca na rentabilidade e não nos dividendos, a cotação não afeta os rendimentos do FII's, e quanto mais cotas você pode comprar, mais rendimentos você recebe para poder reinvestir em ativos diferentes, ou em FII's que ficaram muito barato.

 

Uma cota esse mês esta 100 e gera 1 real de dividendos, no mês seguinte, ela esta 80 e continua gerando 1 real de dividendos, se você comprou 5 no mês anterior, nesse mês você consegue comprar 6, ou seja, você aumenta a geração de rendimentos.

 

Outro ponto é ver o histórico de dividendos e os setores, existem FII's que conseguem manter um valor constante, tem outros que o FII entrega valores aleatórios (como os de Shoppings). o Clube do FII na versão gratuita você consegue toda as informações e documentos de qualquer FII, já no Status Invest você consegue ver a constância dos dividendos dos últimos anos.

 

Outro ponto que acho legal, é que para começar, os FII's sofrem menos volatilidade, então assustam menos. 

 

Agora tem outro fator importante. Não pegue FII's monoativos ou malucos. Tem FII's de hospital, cemitério, monoativos de prédios difíceis de impedir vacância. Fica no Feijão com Arroz. Galpão, Escritórios, Shoppings, FoF's, Papel.

 

Outro ponto importante é a diferença entre Fundo de Tijolo e Papel, o Fundo de Tijolo reajusta seu patrimônio todos os anos pela valorização dos imóveis, inflação e reajuste dos alugueis. Já o Fundo de Papel tem dividendos maiores porque eles repassam toda a inflação, e consequentemente o patrimônio não é reajustado pela inflação. Ai nesse ponto, pare evitar que os FII's percam para inflação, você reinveste naqueles que não valorizam.

 

Resumindo. Nos meses que os FII's caírem, você reinveste os rendimentos naqueles que caíram e ficaram mais baratos. Nos meses que isso não acontece e ficam caros, você reinveste em outros ativos...

 

Por isso o Diagrama do Cerrado ajuda muito, ele te mostra os melhores ativos para aportar ou reinvestir rendimentos com base nas porcentagens e pontuações que você atribuiu para cada ativo.

 

 

 

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Rafael Nascimento disse:

Obrigado, estou revendo, como tenho que iniciar do zero ainda, talvez eu tenha colocado inicialmente muitos FIIs na minha estrategia. Como vai ser pouco dinheiro inicialmente seria melhor pensar em FIIs quando o valor já tiver maior.

Opa, na grande maioria os FII's superam a inflação, há cuidados que devemos tomar, o cuidado que eu mais sigo e não tenta vira um indice com muitos FII's que não possar acompanha, fazendo analiser a cada trimestre, sempre na regra de não vender, se o fundo não estive com possibilidade de crescimento dou uma segurada nas compras!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
50 minutes ago, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Eu acredito que os FII na carteira são uma forma de garantir diversificação, diferente das ações que vc foca na rentabilidade e não nos dividendos, a cotação não afeta os rendimentos do FII's, e quanto mais cotas você pode comprar, mais rendimentos você recebe para poder reinvestir em ativos diferentes, ou em FII's que ficaram muito barato.

 

Uma cota esse mês esta 100 e gera 1 real de dividendos, no mês seguinte, ela esta 80 e continua gerando 1 real de dividendos, se você comprou 5 no mês anterior, nesse mês você consegue comprar 6, ou seja, você aumenta a geração de rendimentos.

 

Outro ponto é ver o histórico de dividendos e os setores, existem FII's que conseguem manter um valor constante, tem outros que o FII entrega valores aleatórios (como os de Shoppings). o Clube do FII na versão gratuita você consegue toda as informações e documentos de qualquer FII, já no Status Invest você consegue ver a constância dos dividendos dos últimos anos.

 

Outro ponto que acho legal, é que para começar, os FII's sofrem menos volatilidade, então assustam menos. 

 

Agora tem outro fator importante. Não pegue FII's monoativos ou malucos. Tem FII's de hospital, cemitério, monoativos de prédios difíceis de impedir vacância. Fica no Feijão com Arroz. Galpão, Escritórios, Shoppings, FoF's, Papel.

 

Outro ponto importante é a diferença entre Fundo de Tijolo e Papel, o Fundo de Tijolo reajusta seu patrimônio todos os anos pela valorização dos imóveis, inflação e reajuste dos alugueis. Já o Fundo de Papel tem dividendos maiores porque eles repassam toda a inflação, e consequentemente o patrimônio não é reajustado pela inflação. Ai nesse ponto, pare evitar que os FII's percam para inflação, você reinveste naqueles que não valorizam.

 

Resumindo. Nos meses que os FII's caírem, você reinveste os rendimentos naqueles que caíram e ficaram mais baratos. Nos meses que isso não acontece e ficam caros, você reinveste em outros ativos...

 

Por isso o Diagrama do Cerrado ajuda muito, ele te mostra os melhores ativos para aportar ou reinvestir rendimentos com base nas porcentagens e pontuações que você atribuiu para cada ativo.

 

 

 

 

 

Fala Douglas…

Só tome cuidado com as parte inicial da sua descrição… que o rendimento não é afetado…

Por exemplo agora em dezembro fiquei chupando dedo no HOFC11 (resolveram zerar o pagamento)

Teve o VCJR11 que chegou a cair 90% o valor dos proventos…

Então cuidado que não é um mar calmo e tranquilo os valores dos proventos… oscilam forte as vezes… os de papel as vezes mais ainda.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Rafael Nascimento disse:

Eu pequei alguns FIIs, estou verificando o retorno de investimento. A imagem mostra que o retorno do investimento. Esse foi o melhor FII que achei em relação a retorno de investimento. Não sei se já conta com os dividendos.image.png.3d5722e83c0a1a6806e65d2266392658.png

Eu não usaria esse tipo de grafico para comparar, pois estamos em um momento bem particular que envolve os FIIs, com estamos com o IPCA/CDI/Selic muito alto, tivemos uma migração muito grande de pessoas que sairam dos FIIs e foram para renda fixa para aproveitar esse momento, outra coisa é que devido a esse debandamento para a renda fixa o P/VP da grande parte dos FIIs está bem baixo ou seja, promoção, na época da pandemia alguns FIIs estavam bem caro(apartir de outubro de 2019 mais ou menos) então essa questão da queda no curto prazo é bem mais visivel.
A maior vantagem do FIIS são os dividendos mensais, então se vc investe para longo prazo a sua rentabilidade vai ser boa no final, agr se vc for comprar e vender a curto pode realmente ficar no negativo.
Outro fator é que os FIIS não são empresas e sim bens então no caso dos tijolos por exemplo, o imovel se valoriza ao longo dos anos, pode ser vendido e reinvestido o valor, ou vendido e distribuir esse valor aos cotistas, o importante sempre vai ser comprar a um preço igual ou inferior ao p/vp para não pagar caro e diminuir sua rentabilidade. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...