Jump to content

Dinheiro conta corrente


Recommended Posts

Olá, comecei a turma 16, fiz modulo 1. Ja tenho reserva de emergencia em tesouro selic, restante tenho em cdb ipca+ 8,5 e cbd brk 16,30% e lca 100%cdi (feito antes do curso em outra operadora). Consegui escapar graças ao grupo aqui de um COE e de um fundo multimercado. Obrigada povo!! 
Sempre tenho uns 2.000 na conta corrente, como voces fazem com esses valores que ficam a disposicao? Poupanca ? Ouvi falar em contas pic pay ou pagseguro. 
obrigada

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Cristina Ribeiro Abrahao disse:

Olá, comecei a turma 16, fiz modulo 1. Ja tenho reserva de emergencia em tesouro selic, restante tenho em cdb ipca+ 8,5 e cbd brk 16,30% e lca 100%cdi (feito antes do curso em outra operadora). Consegui escapar graças ao grupo aqui de um COE e de um fundo multimercado. Obrigada povo!! 
Sempre tenho uns 2.000 na conta corrente, como voces fazem com esses valores que ficam a disposicao? Poupanca ? Ouvi falar em contas pic pay ou pagseguro. 
obrigada

Eu deixaria em um banco grande que vc tenha maior facilidade para sacar o dinheiro, eu uso uma parte no Bradesco e outra parte no Inter, mas a maior parte ainda é no Bradesco pois tem agência em vários locais e me da maior segurança.
Pessoal tem fala do bem da ITI conta digital, ainda não dei uma olhada, mas vou estudar ela er se eu gostar vou migrar para lá. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Cristina.

O dinheiro que de fato eu não vou usar mas quero ter uma liquidez imediata eu deixo na caixinha do Nubank, ela é um RDB que rende 100% CDI.
Esse e os outros aplicativos bancarios meus ficam em um celular que deixo em casa por motivos de segurança.
No dia a dia eu uso o iti que rende 100% CDB também diario. Nesse caso sempre deixo um valor até 200 para fazre um pix ou outro caso precise.

Eu sei que nesse estratégia não rende tanto mas segurança é algo que a gente paga para ter, então o pouco que rende acima da inflação ja me deixa contante.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Estamos na mesma turma e com situações parecidas: sempre percebi que COE era furada mas tenho um valor da reserva de emergência em um Fundo Multimercado que eu não sei avaliar, ainda, se está sendo vantajoso.

Sobre esse dinheiro de movimento, eu deixo uma pequena parte dividida em contas correntes e o restante maior rendendo na conta de pagamento da 99Pay; por exemplo, R$ 150,00 em cada uma das contas correntes para uma emergência e os demais R$ 1700,00 de seu exemplo na conta de pagamento com rendimento diário.

Editado por Samuel Góes Gonçalves
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Estamos na mesma turma e com situações parecidas: sempre percebi que COE era furada mas tenho um valor da reserva de emergência em um Fundo Multimercado que eu não sei avaliar, ainda, se está sendo vantajoso.

Sobre esse dinheiro de movimento, eu deixo uma pequena parte dividida em contas correntes e o restante maior rendendo na conta de pagamento da 99Pay; por exemplo, R$ 150,00 em cada uma das contas correntes para uma emergência e os demais R$ 1700,00 de seu exemplo na conta de pagamento com rendimento diário.

@Samuel Góes Gonçalves há um equivoco de objetivos ai no que voce disse, o objetivo da reserva de emergência não é rentabilidade, e precisa ter liquidez imediata... deixar sua reserva em Fundo multimercado não faz sentido algum e ainda pode te prejudicar... tem uma aula especifica sobre Fundos, eu tinha 2 (com outros objetivos) e me livrei deles o quanto antes...

A questão da Reserva de Emergência é um tema que acaba sendo um tema bem debatido aqui na comunidade, então temos:

a - O que a AUVP nos ensina x b - Adaptacoes que podemos fazer (e manter a ideia de RE) x c - as vontades de fazer Merda -  As macarutaias criativas que os bons brasileiros gostam de inventar (como foi o tema da ultima Live, a vontade de fazer merda)

calma lá, vamos por partes:

a) O que a AUVP nos ensina - Reserva de emergência - liquidez imediata, inclusive aos fins de semana (caixas eletrônicos), pense na situação de seu celular ser roubado, sua carteira, seu carro quebrar ou um acidente que precise de internação particular imediata, ocorrer um imprevisto em sua casa --> pense na reserva de emergência x situacoes de emergência reais

b) Adaptações: o pessoal aqui na comunidade chega a formatações interessantes deixando parte do dinheiro num CDB Liquidez diária (D+0 ou D+1), Parte em tesouro SELIC (D+1), e a maior parte em Bancão (Liquidez imediata), de maneira que caso tenha imprevistos vc tera no máximo o problema do final de semana (sem o montante todo)

c) Vontade de fazer merda - aqui é vale tudo, tem até quem utilizar a reserva de emergência pra comprar ações, cryptos , pra acham que estão baratas, ou seja, a vontade de fazer merda, e esquecer o objetivo de uma Reserva de Emergência

 

O fato é que a Reserva de Emergência tem que ser aquela parte do seu capital, que não te tira o sono, que te livrará de problemas, e te manterá no jogo, no plano, sem sofrer danos....  e não estou falando aqui apenas de forma teórica, ja usei a minha em situacões de desemprego, ja usei em situação de saúde - e aqui faço uma ressalva - pois pude manter minha familia (mae, irmaos e eu mesmo) ocupados apenas a dor do Luto ao perder meu pai - sem preocupar com o dinheiro para pagar o Hospital particular o qual colocamos ele as pressas e virou uma bola de neve - (entrou para uma cirurgia simples de 1 semana de interação, e ele teve uma parada cardíaca e ficou vegetativo por semanas até falecer)

o nome ja diz tudo Reserva de Emergência,  e emergências pode ser N coisas que podem te desesperar ao extremo, cuidem e coloquem ela com carinho onde ela fique disponivel, nao olhem ela como investimento pois pode custar caro

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Cristina Ribeiro Abrahao disse:

Olá, comecei a turma 16, fiz modulo 1. Ja tenho reserva de emergencia em tesouro selic, restante tenho em cdb ipca+ 8,5 e cbd brk 16,30% e lca 100%cdi (feito antes do curso em outra operadora). Consegui escapar graças ao grupo aqui de um COE e de um fundo multimercado. Obrigada povo!! 
Sempre tenho uns 2.000 na conta corrente, como voces fazem com esses valores que ficam a disposicao? Poupanca ? Ouvi falar em contas pic pay ou pagseguro. 
obrigada

@Cristina Ribeiro Abrahao normalmente mantenho no bancao mesmo como se fosse uma extensão da RE (reserva de emergencia) e se ficou esta sobra de um mes para o outro ai eu inclui ela nos aportes do mes seguinte... nem todo nosso dinheiro vai estar rendendo, as vezes nao vale a pena o risco diante de ganhar centavos 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Samuel Góes Gonçalves há um equivoco de objetivos ai no que voce disse, o objetivo da reserva de emergência não é rentabilidade, e precisa ter liquidez imediata...

Quando eu fiz o Fundo, foi a primeira opção que encontrei além do Tesouro Selic que possuía liquidez diária (porque ele possui retirada D+0).

Ainda não entendo de Fundos, por isso resolvo deixar o valor (10% da minha reserva de emergência). Assim que eu chegar no módulo sobre Fundos Multimercados analisarei a necessidade de realocar esse valor.

A maior parte da minha reserva de emergência está em um CDB 110% CDI com resgate imediato de um banco de confiança.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/12/2022 at 17:18, Cristina Ribeiro Abrahao disse:

Olá, comecei a turma 16, fiz modulo 1. Ja tenho reserva de emergencia em tesouro selic, restante tenho em cdb ipca+ 8,5 e cbd brk 16,30% e lca 100%cdi (feito antes do curso em outra operadora). Consegui escapar graças ao grupo aqui de um COE e de um fundo multimercado. Obrigada povo!! 
Sempre tenho uns 2.000 na conta corrente, como voces fazem com esses valores que ficam a disposicao? Poupanca ? Ouvi falar em contas pic pay ou pagseguro. 
obrigada

Bom dia @Cristina Ribeiro Abrahao Dinheiro de giro (semanal, mensal) como os amigos disseram acima, é algo que pode ser colocado em contas remuneradas de bancos físicos, quanto bancos digitais de confiança e até um pouquinho em espécie (papel moeda) mesmo porque, por exemplo pode ser necessário uma transferência / pix / saque / pagamento em um domingo 25 de Dezembro as 19:00 horas por exemplo.

Como mais do que já falado, este giro não deve ter seu objetivo principal em rendimentos mas, sim em mobilidade e facilidade de uso. Porem, contudo e não obstante, todos gostamos de que renda um pouquinho (Quem não né? 😉), desde que a mobilidade e a segurança de uso não seja diminuída CDB-100%-DI com liquidez diária e de preferência automática são bem vindas. Eu uso do Itaú e Aplicativos Mercado Pago / Poupança CEF. Espero ter ajudado.

Editado por Alf Junior
Melhora de grafia.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Quando eu fiz o Fundo, foi a primeira opção que encontrei além do Tesouro Selic que possuía liquidez diária (porque ele possui retirada D+0).

Ainda não entendo de Fundos, por isso resolvo deixar o valor (10% da minha reserva de emergência). Assim que eu chegar no módulo sobre Fundos Multimercados analisarei a necessidade de realocar esse valor.

A maior parte da minha reserva de emergência está em um CDB 110% CDI com resgate imediato de um banco de confiança.

Ufa que ótimo cara , fiquei preocupado quando disse estar com sua RE em fundo Multimercado … mas assistindo as aulas você vai ajustar isso , vai dar certo 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...