Jump to content

Recommended Posts

Postado

Comecei essa semana a fazer um curso gratuito municipal com duração de 3 meses, 4 aulas por semana 4 horas por dia.
O professor falou e eu concordo, se você sai de uma faculdade de 4 anos sem saber nada sobre programação(não literalmente), imagina em um curso de 3 meses, além de como é um curso municipal, eles focam mais em mostrar que formam alunos do que ensinam para mostrar resultados e não perder a mamata da grana do governo.

O foco do curso será Python no Visual Studio Code, pois python é a linguagem mais facil, disse o professor.
Quero aprender programação, mas o dinheiro está apertado atualmente, vocês recomendam algum curso gratuito online ou youtuber, etc?
Me falaram para assistir aos Cursos em Vídeo do Gustavo Guanabara, mas já me falaram também que ele é só uma entrada nesse mundo, sendo bem básico, mas hey, para quem não sabe nada, o básico é muito(o mesmo vale para o curso municipal).
Eu poderia só pesquisar sobre tal assunto no google e ter milhares de resultados aleatorios, mas pensei em vir aqui perguntar a quem já tem experiencia, trabalha, passou pela aprendizagem e etc....

Eu sou bem logico e literal, acredito que me daria bem com programação, afinal eu falo a mesma lingua que a maquina a vida toda kkkkk (não, não é codigo binario 010111100011)

Minha ideia é fazer 4 cursos municipais que são gratuitos e pegaram meu interesse: (Todos tem 3 meses de duração(acho que consigo fazer todos ainda esse ano), famoso basico do basico, mas melhor que nada)
Programador de sistemas (Python, o que comecei essa semana)
Power BI
Excel
Assistente de Contabilidade

E depois devorar todo conteudo na internet que eu encontrar (cursos, videos, etc)

Links que eu encontrei:
Reddit BrDev - Wiki notavos
Curso em vídeo - Gustavo Guanabara
Dev Aprender | Jhonatan de Souza
SENAI - Cursos gratuitos a distância
Senac - Cursos a distancia gratuitos
Qualifica Pro BR
Data Science Academy - Cursos gratuitos
Escola do Trabalhador 40 - EAD

• Brabo 2
Postado

Meu amigo, acho que mais importante do que adquirir o conhecimento é: Entender com o que você gostaria de trabalhar, mas vale lembrar que conhecimento nunca é demais.

Mesmo na área de tecnologia, existe um leque ENORME de possibilidades, então mesmo que você saia fazendo cursos, é improvável que você atinga um resultado satisfatório no curto prazo sem um objetivo claro.

Sobre os cursos que você demonstrou interesse acredito que o Excel é fundamental e pode realmente agregar valor em diversas áreas. Os demais, depende. Power BI é muito legal, mas acaba sendo mais voltado para as pessoas que atuam com análise de dados - Estudar Python seria excelente nesse cenário, visto que é uma das linguagens mais comuns e pedidas na área. O curso de assistente de contabilidade pode ajudar você nas vagas administrativas e de contabilidade(Claro né kkkk)

A minha sugestão é: 

1. Entenda o que você já tem

2. Entenda onde quer chegar

3. Estabeleça uma trilha de conhecimento clara

Postado

Boa tarde @Diego Costa Ruiz acredito que nenhum curso vai te trazer uma bagagem maior que começar a desenvolver algo, se você ja está com conhecimento básico, ja consegue desenvolver alguma coisa, começa a fazer algum projetinho,  sobre ele em em algum git e coloca de portifolio, alguma aplicação basica, que te ajude no seu dia a dia ou alguma coisa que ajude alguem de perto, joga o portifolio no linkedin e começa aplicar nas vagas de dev jr, pesquisa oq vc tiver duvida e vai pra cima

• Brabo 1
Postado (edited)

Salve @Diego Costa Ruiz!

Apenas complementado o que o @Eric Uemura já disse...

Um lugar que acho bacana pra tu iniciar nos aprendizados com um custo (sei que o tópico era pra ser de graça kkk) legal é a Udemy. Lá tu consegue cursos por volta de R$30,00 e que podem te dar um norte sobre o que estudar e tbm pra ver o que tu vai curtir (afinal são N possibilidades dentro dessa área). Filtra pelas avaliações mais altas e assuntos que tu gostaria de aprender. Também pode trocar uma ideia com a IA e pedir uma sugestão de trilha de conhecimento para tu ir aprendendo estilo passo-a-passo.

E cara, pega um problema teu ou de alguém muito próximo e tenta resolver com o que tu está aprendendo, põe o conhecimento na prática e manda bala. Certeza que não vai saber tudo o que precisa para resolver o B.O (e tá tudo certo), mas creio que assim tu consegue fixar melhor do que ficar fazendo exercícios mais genéricos ou projetos já prontos do Youtube e, além disso, vai resolver um problema real já criando um projetinho teu.

Com isso, vai criando uma bagagem e ao mesmo tempo já começa a movimentar teu LinkedIn com essas informações (portfólio, postagens de aprendizado e afins).

Valeuu e boa sorte nos estudos!

Editado por Lucas Giacomelli
  • Brabo 2
Postado

@Eric Uemura @Lucas Giacomelli obrigado pelas dicas, levarei elas comigo durante a jornada, mas acredito que só as colocarei em pratica no futuro(antes tarde do que nunca), até porque hoje foi a 3° aula e só hoje começamos a programas realmente, aprendemos sobre:
print = mostra ao usuario
input = pede ao usuario
variavel = armazena dados
int = numeros
strings = letras

Exemplo:
nome=input("Qual é o seu nome? ")
print("Olá",nome,",""é um prazer te conhecer! me diz, quantos anos você tem? ")

Eu assisto o video do guanabara durante o tempo livre da aula, e são os mesmos exercicios que o professor passa, será que o professor está copiando o guanabara ou é o inicio de todos que aprendem programação aprenderem a mesma coisa igualmente sempre? hahaha, de qualquer jeito... vou tentar consumir o maximo que eu posso de programação dentro e fora do curso.

• Brabo 2

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...