Diego Costa Ruiz Postado 8 de Abril Postado 8 de Abril Comecei essa semana a fazer um curso gratuito municipal com duração de 3 meses, 4 aulas por semana 4 horas por dia. O professor falou e eu concordo, se você sai de uma faculdade de 4 anos sem saber nada sobre programação(não literalmente), imagina em um curso de 3 meses, além de como é um curso municipal, eles focam mais em mostrar que formam alunos do que ensinam para mostrar resultados e não perder a mamata da grana do governo. O foco do curso será Python no Visual Studio Code, pois python é a linguagem mais facil, disse o professor. Quero aprender programação, mas o dinheiro está apertado atualmente, vocês recomendam algum curso gratuito online ou youtuber, etc? Me falaram para assistir aos Cursos em Vídeo do Gustavo Guanabara, mas já me falaram também que ele é só uma entrada nesse mundo, sendo bem básico, mas hey, para quem não sabe nada, o básico é muito(o mesmo vale para o curso municipal). Eu poderia só pesquisar sobre tal assunto no google e ter milhares de resultados aleatorios, mas pensei em vir aqui perguntar a quem já tem experiencia, trabalha, passou pela aprendizagem e etc.... Eu sou bem logico e literal, acredito que me daria bem com programação, afinal eu falo a mesma lingua que a maquina a vida toda kkkkk (não, não é codigo binario 010111100011) Minha ideia é fazer 4 cursos municipais que são gratuitos e pegaram meu interesse: (Todos tem 3 meses de duração(acho que consigo fazer todos ainda esse ano), famoso basico do basico, mas melhor que nada) Programador de sistemas (Python, o que comecei essa semana) Power BI Excel Assistente de Contabilidade E depois devorar todo conteudo na internet que eu encontrar (cursos, videos, etc) Links que eu encontrei: Reddit BrDev - Wiki notavos Curso em vídeo - Gustavo Guanabara Dev Aprender | Jhonatan de Souza SENAI - Cursos gratuitos a distância Senac - Cursos a distancia gratuitos Qualifica Pro BR Data Science Academy - Cursos gratuitos Escola do Trabalhador 40 - EAD 2
Alexandre Olicshevis Postado 8 de Abril Postado 8 de Abril Meu amigo, acho que mais importante do que adquirir o conhecimento é: Entender com o que você gostaria de trabalhar, mas vale lembrar que conhecimento nunca é demais. Mesmo na área de tecnologia, existe um leque ENORME de possibilidades, então mesmo que você saia fazendo cursos, é improvável que você atinga um resultado satisfatório no curto prazo sem um objetivo claro. Sobre os cursos que você demonstrou interesse acredito que o Excel é fundamental e pode realmente agregar valor em diversas áreas. Os demais, depende. Power BI é muito legal, mas acaba sendo mais voltado para as pessoas que atuam com análise de dados - Estudar Python seria excelente nesse cenário, visto que é uma das linguagens mais comuns e pedidas na área. O curso de assistente de contabilidade pode ajudar você nas vagas administrativas e de contabilidade(Claro né kkkk) A minha sugestão é: 1. Entenda o que você já tem 2. Entenda onde quer chegar 3. Estabeleça uma trilha de conhecimento clara 1
Eric Uemura Postado 8 de Abril Postado 8 de Abril Boa tarde @Diego Costa Ruiz acredito que nenhum curso vai te trazer uma bagagem maior que começar a desenvolver algo, se você ja está com conhecimento básico, ja consegue desenvolver alguma coisa, começa a fazer algum projetinho, sobre ele em em algum git e coloca de portifolio, alguma aplicação basica, que te ajude no seu dia a dia ou alguma coisa que ajude alguem de perto, joga o portifolio no linkedin e começa aplicar nas vagas de dev jr, pesquisa oq vc tiver duvida e vai pra cima 1
Lucas Giacomelli Postado 8 de Abril Postado 8 de Abril (edited) Salve @Diego Costa Ruiz! Apenas complementado o que o @Eric Uemura já disse... Um lugar que acho bacana pra tu iniciar nos aprendizados com um custo (sei que o tópico era pra ser de graça kkk) legal é a Udemy. Lá tu consegue cursos por volta de R$30,00 e que podem te dar um norte sobre o que estudar e tbm pra ver o que tu vai curtir (afinal são N possibilidades dentro dessa área). Filtra pelas avaliações mais altas e assuntos que tu gostaria de aprender. Também pode trocar uma ideia com a IA e pedir uma sugestão de trilha de conhecimento para tu ir aprendendo estilo passo-a-passo. E cara, pega um problema teu ou de alguém muito próximo e tenta resolver com o que tu está aprendendo, põe o conhecimento na prática e manda bala. Certeza que não vai saber tudo o que precisa para resolver o B.O (e tá tudo certo), mas creio que assim tu consegue fixar melhor do que ficar fazendo exercícios mais genéricos ou projetos já prontos do Youtube e, além disso, vai resolver um problema real já criando um projetinho teu. Com isso, vai criando uma bagagem e ao mesmo tempo já começa a movimentar teu LinkedIn com essas informações (portfólio, postagens de aprendizado e afins). Valeuu e boa sorte nos estudos! Editado 8 de Abril por Lucas Giacomelli 2
Diego Costa Ruiz Postado 9 de Abril Author Postado 9 de Abril @Eric Uemura @Lucas Giacomelli obrigado pelas dicas, levarei elas comigo durante a jornada, mas acredito que só as colocarei em pratica no futuro(antes tarde do que nunca), até porque hoje foi a 3° aula e só hoje começamos a programas realmente, aprendemos sobre: print = mostra ao usuario input = pede ao usuario variavel = armazena dados int = numeros strings = letras Exemplo: nome=input("Qual é o seu nome? ") print("Olá",nome,",""é um prazer te conhecer! me diz, quantos anos você tem? ") Eu assisto o video do guanabara durante o tempo livre da aula, e são os mesmos exercicios que o professor passa, será que o professor está copiando o guanabara ou é o inicio de todos que aprendem programação aprenderem a mesma coisa igualmente sempre? hahaha, de qualquer jeito... vou tentar consumir o maximo que eu posso de programação dentro e fora do curso. 2
Vini Postado Sábado às 16:24 Postado Sábado às 16:24 Rapaz... Como falaram anteriormente, a área de TI é bem extensa. Igual o @Alexandre Olicshevis comentou "Entender com o que você gostaria de trabalhar" Seria mais proveitoso entender o que mais te atrai: - Criação de websites? ( FrontEnd: Javascript,php..) - Quer criar sistemas? ( Backend: Java,Go,Ruby,etc ) - Quer criar aplicativos? ( Flutter, Java ) - Ir pra blockchain? ( Linguagem + Solidity ) Sabendo responder essas questões já te adiantaria algumas coisas, pra não perder tempo. Agora assumindo que você já sabe o que escolher, veja isso: https://roadmap.sh/ Depois você partiria para os treinamentos, geralmente existe certificações para cada área. Exemplo: Linux - RHCSA - RHCE - RHCA que é uma ramificação de 5 certs. Mas isto de dá um caminho a seguir, e quais cursos pesquisar na internet, até em sites de torrent 👀 ( Não que eu fiz isso.. Ouvi falar) Mas depois que descobri a Udemy, deixa o curso nos favoritos e espera promoção k Hoje em dia além de tudo isso que foi falado, utilizaria a AI pra dar um direcionamento. Exemplo de prompt: Gosto muito de usar meu celular e jogar jogos, quais ferramentas eu devo buscar para conseguir criar meus jogos no android? Geralmente ela vai te responder: Godot,Unity e saber C++ Caso você goste, pode estudar bastante sobre o C#, ele ainda dá bastante dinheiro em todos os sentidos hahaha Espero ter ajudado meu brother
Sergio T Postado Domingo às 23:28 Postado Domingo às 23:28 (edited) uma stack com IA 100% gratuita pra vc montar 1. vscode - vai ser sua IDE, onde vc vai fazer tudo 2. instala a extensao do Kilo Code - Vai ser o seu agente de IA gratuito 3. cria uma conta no https://openrouter.ai e cria uma Api Key 4. Vai no seu kilo code, coloca sua Api key do openrouter nele, ativa o modelo Owl Alpha pronto, vc ja tem ia ilimitada pra brincar pega um problema qqer e manda ela implementar e a partir dai vai conversando nao entendeu nada do que eu escrevi? nao sabe o q eh qqer um dos termos? pega esse meu post inteiro, joga no chatgpt e pede pra ele te guiar. e consuma conteudos como: Como iniciar na programacao em 2026 o formato tradicional vc vai perder tempo demais, agora é tudo baguncado, entrega software agora e vai trocando o pneu com o carro andando. sabe aqueles filmes q comecam pelo final e vc vai saber o comeco so no final do filme? pois eh, hj em dia funciona assim. Um bom plano de execucao (no kilo vc pede pra ele no modo plan) vai te dar mta informacao, basta vc conversar com ele.... 100% free essa stack. vc ate pode nao aprender agora a programar, mas duvido q nao vai gostar de mexer nessa stack. ainda mais q nao vai gastar nada Editado Domingo às 23:30 por Sergio T 1
Gabriel Almeida Soares Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás On 24/05/2026 at 20:28, Sergio T disse: uma stack com IA 100% gratuita pra vc montar 1. vscode - vai ser sua IDE, onde vc vai fazer tudo 2. instala a extensao do Kilo Code - Vai ser o seu agente de IA gratuito 3. cria uma conta no https://openrouter.ai e cria uma Api Key 4. Vai no seu kilo code, coloca sua Api key do openrouter nele, ativa o modelo Owl Alpha pronto, vc ja tem ia ilimitada pra brincar pega um problema qqer e manda ela implementar e a partir dai vai conversando Olá, entrei por curiosidade pois sou médico, faço laudos de ultrassom, e ja tenho algumas frases que costumo redigir a depender do tipo de alteração que apresenta no exame, logo, tenho modelos prontos de exames normais e frases de alterações. Apos o exame eu escrevo a alteração, ou copio a frase se for uma alteração que precise de uma descrição maior. Estou olhando sobre criar um site/app para eu FALAR o nome do paciente, o TIPO DE EXAME, e em seguida falar sobre as estruturas avaliadas e as alterações encontradas, e ele puxar os modelos prontos e ir montando o laudo (o que eu faria). É possivel porque é uma tarefa 95% engessada, os outros 5% sao alterações inespecificas que sao meramente descritivas e eu coloco manualmente. O que me sugerem tentar aprender fazer isso num site ou um app? Agradeço pelas informações de todos e vou tentar fazer ia sugestão da citação no meu notebook Windows que fica em casa (pq uso um Mac no dia a dia pra trabalho).
Sergio T Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás (edited) 1 hour ago, Gabriel Almeida Soares disse: Olá, entrei por curiosidade pois sou médico, faço laudos de ultrassom, e ja tenho algumas frases que costumo redigir a depender do tipo de alteração que apresenta no exame, logo, tenho modelos prontos de exames normais e frases de alterações. Apos o exame eu escrevo a alteração, ou copio a frase se for uma alteração que precise de uma descrição maior. Estou olhando sobre criar um site/app para eu FALAR o nome do paciente, o TIPO DE EXAME, e em seguida falar sobre as estruturas avaliadas e as alterações encontradas, e ele puxar os modelos prontos e ir montando o laudo (o que eu faria). É possivel porque é uma tarefa 95% engessada, os outros 5% sao alterações inespecificas que sao meramente descritivas e eu coloco manualmente. O que me sugerem tentar aprender fazer isso num site ou um app? Agradeço pelas informações de todos e vou tentar fazer ia sugestão da citação no meu notebook Windows que fica em casa (pq uso um Mac no dia a dia pra trabalho). Pega esse seu texto inteiro e joga no chatgpt. Formata a ideia, leia as sugestões dele. Discuta até vc achar a tem algo q da pra tentar. Eu assinaria em seguida um plano de 20 dólares do cursor pq pra um teste não vale a pena vc gastar os modelos Premium, vai ser desperdício. (Ele tem um modelo chamado composer 2.5 q vai te atender perfeitamente) Vai pedir pro chatgpt criar um prompt pra vc entregar pro cursor e aí lá no cursor vc vai colar no plan mode. Ele vai formatar mais ainda pra vc e aí vc clica em aplicar qdo achar q da pra criar. Vai sair algo q vc vai ficar surpreso, não vai saber dar manutenção, mas vai abrir a tua mente. Pq botei isso. Pra contaminar. Veja q vc vai subir um sistema inteiro. Isso vai servir pra vc formatar melhor ainda sua ideia e depois disso vc avalia os próximos passos. Nem q seja contratar um dev pra fazer pra vc Editado 17 horas atrás por Sergio T 1
Henrique Magalhães Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás On 08/04/2026 at 13:32, Diego Costa Ruiz disse: Comecei essa semana a fazer um curso gratuito municipal com duração de 3 meses, 4 aulas por semana 4 horas por dia. O professor falou e eu concordo, se você sai de uma faculdade de 4 anos sem saber nada sobre programação(não literalmente), imagina em um curso de 3 meses, além de como é um curso municipal, eles focam mais em mostrar que formam alunos do que ensinam para mostrar resultados e não perder a mamata da grana do governo. O foco do curso será Python no Visual Studio Code, pois python é a linguagem mais facil, disse o professor. Quero aprender programação, mas o dinheiro está apertado atualmente, vocês recomendam algum curso gratuito online ou youtuber, etc? Me falaram para assistir aos Cursos em Vídeo do Gustavo Guanabara, mas já me falaram também que ele é só uma entrada nesse mundo, sendo bem básico, mas hey, para quem não sabe nada, o básico é muito(o mesmo vale para o curso municipal). Eu poderia só pesquisar sobre tal assunto no google e ter milhares de resultados aleatorios, mas pensei em vir aqui perguntar a quem já tem experiencia, trabalha, passou pela aprendizagem e etc.... Eu sou bem logico e literal, acredito que me daria bem com programação, afinal eu falo a mesma lingua que a maquina a vida toda kkkkk (não, não é codigo binario 010111100011) Minha ideia é fazer 4 cursos municipais que são gratuitos e pegaram meu interesse: (Todos tem 3 meses de duração(acho que consigo fazer todos ainda esse ano), famoso basico do basico, mas melhor que nada) Programador de sistemas (Python, o que comecei essa semana) Power BI Excel Assistente de Contabilidade E depois devorar todo conteudo na internet que eu encontrar (cursos, videos, etc) Links que eu encontrei: Reddit BrDev - Wiki notavos Curso em vídeo - Gustavo Guanabara Dev Aprender | Jhonatan de Souza SENAI - Cursos gratuitos a distância Senac - Cursos a distancia gratuitos Qualifica Pro BR Data Science Academy - Cursos gratuitos Escola do Trabalhador 40 - EAD Desisti so de ler tudo isso hehehe Diminua o escopo e foque em pratica e em coisas uteis, procure comunidades, faça algo voluntario para aprender na pratica... vai ser mais rapido. a) foque em conhecer logica, se quer programa, antes de sair procurando a linguagem da vez, veja se sua logica esta em dia, se nao estiver foque nisso b) coisas uteis e realistas - memso que seja apenas pra estudo faca algo pratico, util c) procure comunidades do tema que vai procurar d) evite fazer mil cursos, qtde nao é qualidade e so vai te atrasar e gerer duvidas, escolha o que quer fazer a faça eu fiz Graduaçao Tecnologia em processamento de dados em 1999, e só em 2004 que fui aprender programar em ADVPL em um protjeto da TOTVS.... e em 2019 apos 3 anos com SAP fui comecar meus aprendizados em ABAP... nao sou um eximio programados, ate por que sou consultor Funcional, mas faço muitas coisas sozinho. Aprendi fazendo coisas reais, e minha logica estava em dia entao , debugar, debugar, ajustar, debugar, tentativa e erro e uns dumps em producao, te fazem criar casca
Henrique Magalhães Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás On 24/05/2026 at 20:28, Sergio T disse: uma stack com IA 100% gratuita pra vc montar 1. vscode - vai ser sua IDE, onde vc vai fazer tudo 2. instala a extensao do Kilo Code - Vai ser o seu agente de IA gratuito 3. cria uma conta no https://openrouter.ai e cria uma Api Key 4. Vai no seu kilo code, coloca sua Api key do openrouter nele, ativa o modelo Owl Alpha pronto, vc ja tem ia ilimitada pra brincar pega um problema qqer e manda ela implementar e a partir dai vai conversando nao entendeu nada do que eu escrevi? nao sabe o q eh qqer um dos termos? pega esse meu post inteiro, joga no chatgpt e pede pra ele te guiar. e consuma conteudos como: Como iniciar na programacao em 2026 o formato tradicional vc vai perder tempo demais, agora é tudo baguncado, entrega software agora e vai trocando o pneu com o carro andando. sabe aqueles filmes q comecam pelo final e vc vai saber o comeco so no final do filme? pois eh, hj em dia funciona assim. Um bom plano de execucao (no kilo vc pede pra ele no modo plan) vai te dar mta informacao, basta vc conversar com ele.... 100% free essa stack. vc ate pode nao aprender agora a programar, mas duvido q nao vai gostar de mexer nessa stack. ainda mais q nao vai gastar nada Que aula cara, top demais, ate eu vou fazer pra testar, STACK de ouro hein
Márcio Uchôa Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás On 24/05/2026 at 20:28, Sergio T disse: uma stack com IA 100% gratuita pra vc montar 1. vscode - vai ser sua IDE, onde vc vai fazer tudo 2. instala a extensao do Kilo Code - Vai ser o seu agente de IA gratuito 3. cria uma conta no https://openrouter.ai e cria uma Api Key 4. Vai no seu kilo code, coloca sua Api key do openrouter nele, ativa o modelo Owl Alpha pronto, vc ja tem ia ilimitada pra brincar pega um problema qqer e manda ela implementar e a partir dai vai conversando nao entendeu nada do que eu escrevi? nao sabe o q eh qqer um dos termos? pega esse meu post inteiro, joga no chatgpt e pede pra ele te guiar. e consuma conteudos como: Como iniciar na programacao em 2026 o formato tradicional vc vai perder tempo demais, agora é tudo baguncado, entrega software agora e vai trocando o pneu com o carro andando. sabe aqueles filmes q comecam pelo final e vc vai saber o comeco so no final do filme? pois eh, hj em dia funciona assim. Um bom plano de execucao (no kilo vc pede pra ele no modo plan) vai te dar mta informacao, basta vc conversar com ele.... 100% free essa stack. vc ate pode nao aprender agora a programar, mas duvido q nao vai gostar de mexer nessa stack. ainda mais q nao vai gastar nada Vou comentar pra voltar depois. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Sergio T Postado 12 horas atrás Postado 12 horas atrás (edited) costumo falar q primeiro temos q ser contaminados igual qdo comecamos a investir, vibecodar sua primeira app eh a mesma sensacao dos seus primeiros dividendos ahuahiahauiha logo logo c ta pagando o plano claude max hajuhauah eu citei a stack com vscode pq pra quem ta comecando eu acho uma IDE mais versatil se quiser experimentar qual q eh a sensacao do claude code, ai eh opencode + openrouter vale configurar os 2 cenarios pra vcs verem como eh programar com ide e com cli hj em dia. lembrando que performance de modelo free eh mto abaixo dos premium o segundo passo pra mim eh sempre ir pro cursor pro de 20 dolares com composer 2.5 e se tiver afim de tankar de verdade, claude max ou o codex de 100 doleta Editado 12 horas atrás por Sergio T
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login