Jump to content

Como definir os objetivos de 2023?


Recommended Posts

1 hora atrás, Raul Sena disse:

Todo começo de ano é a mesma coisa, um monte de gente começando a definir objetivos de maneira caótica.

A pessoa nunca fez uma dieta na vida, nunca investiu e manda logo:

- Perder 30kg;

- Chegar a R$ 1 milhão investidos;

- Casar;

- Ter dois filhos com a Fernanda Lima;

- Fazer cirurgia plástica e virar o Rodrigo Hilbert.

Aí você pergunta:

- Beleza e como você pretende atingir isso?

- Não sei, mas vai dar.

Obviamente esse gordinho ou gordinha, estará deitado no sofá no dia 30, sem atingir nenhum dos objetivos, sonhando em melhorar de vida de novo.

Para cada objetivo, você precisa definir junto, uma meta de esforço, exemplo:

- Beber somente a cada 5 treinos realizados;

Dessa forma o gordinho alcoolista, só vai beber depois de treinar, melhorando sensivelmente seu corpo.

- Ler 20 páginas por dia;

20 páginas por dia = 7600 páginas por ano, um aumento vertiginoso na leitura de alguém que não lê absolutamente nada.

- Aumentar em R$ 3500 minha renda mensal (fazendo renda extra ou me esforçando para ser promovido);

Se o gordinho não conseguir ser promovido no trabalho como sonhava para aumentar os aportes, pode fazer renda extra e atingir o objetivo ainda assim.

Sendo assim, quais são seus objetivos pro ano?

Ainda estou terminando de definir os meus, posto aqui para vocês quando definir.

Também temos o que foi ensinado no primeiro módulo: sem prazeres enqianto não cumprir os deveres!

Gostaria de compartilhar algumas metas:

  • Voltar a treinar 4 vezes por semana
  • Se alimentar melhor
  • Ler mais
  • Aumentar a renda passiva
  • Crescer profissiinalmente

E sem meus prazeres enquanto não cumprir as metas diárias!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Raul Sena disse:

Todo começo de ano é a mesma coisa, um monte de gente começando a definir objetivos de maneira caótica.

A pessoa nunca fez uma dieta na vida, nunca investiu e manda logo:

- Perder 30kg;

- Chegar a R$ 1 milhão investidos;

- Casar;

- Ter dois filhos com a Fernanda Lima;

- Fazer cirurgia plástica e virar o Rodrigo Hilbert.

Aí você pergunta:

- Beleza e como você pretende atingir isso?

- Não sei, mas vai dar.

Obviamente esse gordinho ou gordinha, estará deitado no sofá no dia 30, sem atingir nenhum dos objetivos, sonhando em melhorar de vida de novo.

Para cada objetivo, você precisa definir junto, uma meta de esforço, exemplo:

- Beber somente a cada 5 treinos realizados;

Dessa forma o gordinho alcoolista, só vai beber depois de treinar, melhorando sensivelmente seu corpo.

- Ler 20 páginas por dia;

20 páginas por dia = 7600 páginas por ano, um aumento vertiginoso na leitura de alguém que não lê absolutamente nada.

- Aumentar em R$ 3500 minha renda mensal (fazendo renda extra ou me esforçando para ser promovido);

Se o gordinho não conseguir ser promovido no trabalho como sonhava para aumentar os aportes, pode fazer renda extra e atingir o objetivo ainda assim.

Sendo assim, quais são seus objetivos pro ano?

Ainda estou terminando de definir os meus, posto aqui para vocês quando definir.

Eu ainda não terminei, porém as minhas por enquanto são

- Renovar o Passaporte que está vencido

- Amortizar o saldo devedor entre 12 a 24 parcelas do meu financiamento imobiliário

Ter mais saúde:

  • Ir 65% dos dias na academia 
  • Dos 245 dias que considerei uteis, ir no jiujtsu pelo menos 70% dos dias
  • Perder no mínimo 15 kg

Para Aumentar minha renda:

  • Tirar a Certificação de Product Owner
  • Tirar a Certificação de Scrum Master
  • Investir em ações/FIIs com ação em dividendos

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Estava stalkeando a vida de vocês olhando as metas rsrsrs, e percebi uma coisa, que quero compartilhar com vocês... aprendi isso quando fiz há alguns anos atras o Empretec... e depois disso já vi varias pessoas explicando sobre o tema

São as famosas metas SMART ... se sua meta não tiver os 5 componentes que quero compartilhar de uma meta smart, esquece que não é meta e a chance dela virar realidade diminui consideravelmente

SMART é o acrônimo para

S - specific ( especifica )

M - mensurable ( mensurável )

A - attainable ( atingível )

R - relevant ( relevante )

T - time based ( temporal )

Depois que definir as metas que cumprem estes requisitos, fica mais fácil ainda traçar um plano para chegar lá conforme o Raul disse...

Se o Enio me permite vou usar uma meta dele como exemplo pra explicar o conceito

" Fazer a Reserva de Emergência de 7 mil "  

S - especifica = faltou ser mais especifico, colocando por exemplo como vai fazer isso

M - é uma meta mensurável OK!

A - depende da realidade, que poderia estar mais explicita no "S" mas parece ser atingível

R - porque essa meta é relevante / importante para você ? 

T - Até quando vai atingir essa meta ?

Poderíamos reescreve-la da seguinte forma

" Fazer uma reserva de emergência de 7 mil, aplicando 700 reais por mes, 500 vindo de meu salario, 200 vindo de economia que vou fazer no meu padrão de vida, já verifiquei e acredito ser possível baixar em 200 reais no padrão, todo mes vou acompanhar e medir o saldo total, esta reserva é muito importante para mim, pois com ela fico mais tranquilo e protegido caso algum imprevisto aconteça comigo, pretendo finalizar essa meta em 10 meses, ou seja em outubro de 2023. "

Se derem uma pesquisada no YT ou mesmo no google tem bastante coisa explicando sobre as metas SMART

Espero que o tema ajude os amigos !

Grande abraço !

 

Eu ia comentar sobre o SMART só tava contando com o fim do expediente de hoje. Acho uma ferramenta fantástica, ajuda muito a "colocar o pé no chão" e aprender a mensurar realmente as metas, e não jogar as metas pra no final do ano e quando não alcançar só "empurrar pro próximo ano". 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Estava stalkeando a vida de vocês olhando as metas rsrsrs, e percebi uma coisa, que quero compartilhar com vocês... aprendi isso quando fiz há alguns anos atras o Empretec... e depois disso já vi varias pessoas explicando sobre o tema

São as famosas metas SMART ... se sua meta não tiver os 5 componentes que quero compartilhar de uma meta smart, esquece que não é meta e a chance dela virar realidade diminui consideravelmente

SMART é o acrônimo para

S - specific ( especifica )

M - mensurable ( mensurável )

A - attainable ( atingível )

R - relevant ( relevante )

T - time based ( temporal )

Depois que definir as metas que cumprem estes requisitos, fica mais fácil ainda traçar um plano para chegar lá conforme o Raul disse...

Se o Enio me permite vou usar uma meta dele como exemplo pra explicar o conceito

" Fazer a Reserva de Emergência de 7 mil "  

S - especifica = faltou ser mais especifico, colocando por exemplo como vai fazer isso

M - é uma meta mensurável OK!

A - depende da realidade, que poderia estar mais explicita no "S" mas parece ser atingível

R - porque essa meta é relevante / importante para você ? 

T - Até quando vai atingir essa meta ?

Poderíamos reescreve-la da seguinte forma

" Fazer uma reserva de emergência de 7 mil, aplicando 700 reais por mes, 500 vindo de meu salario, 200 vindo de economia que vou fazer no meu padrão de vida, já verifiquei e acredito ser possível baixar em 200 reais no padrão, todo mes vou acompanhar e medir o saldo total, esta reserva é muito importante para mim, pois com ela fico mais tranquilo e protegido caso algum imprevisto aconteça comigo, pretendo finalizar essa meta em 10 meses, ou seja em outubro de 2023. "

Se derem uma pesquisada no YT ou mesmo no google tem bastante coisa explicando sobre as metas SMART

Espero que o tema ajude os amigos !

Grande abraço !

 

Boa noite !

Gostei meu amigo 👏🏼👏🏼

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ainda não escrevi ou relacionei as metas pra 2023 mas já tinha algumas em mente (as quais já estava perseguindo )

- saúde - manter um média de 5 treinos na semana + 1 treino extra (eu fazia 6x Na semana e 2 extras em 2019) , a ideia é o voltar a ter um ritmo melhor e apoiar minha mulher na consistência de treinos com foco em +!saúde e melhorar estética (e de quebra manter um equilíbrio nos meus horários e rotinas trabalho x treino )

- leitura - ler 20 páginas por dia 6x por semana (se conseguir 7 será lucro e na verdade até farei mas quero manter uma média atingível )

- patrimônio -  atingir  1 milhão em patrimônio líquido (está meta já estava sendo perseguida e ela se realizará em meados de agosto 2023 com base nos bens/ativos que possuo + previsões de ganhos e aportes ) * ainda não são 1 MI investidos (está meta será pra 2024/2025

- casa -  fazer a planta da minha futura casa e avaliar valores para a futura construção até abril de 2022 (para planejar o investimento neste sonho que será uma realização nos próximos anos)

- carteira esposa - apoiar e ajudar a Poli a buscar/conquistar seus primeiros 100 mil investidos - aqui será apoio em ideias e possíveis prêmios pequenos para incentiva-lá (não sou o velho da lancha kkk então não tenho como simplesmente completar pra ela e a ideia é fazer ela aprender com o esforço próprio - ela já tem uma boa parte e está trilhando neste caminho )

- minha carteira - melhorar a composição da carteira de ações nacionais e internacionais com os resgates de renda fixa + apostes mensais que terei em 2023, chegando a quase 80 % dos ajustes totais que defini no meu diagrama do cerrado! * ainda terei um volume alto de RF ao final de 2023.

- trabalho - manter minha média de horas trabalhadas de 2022 para o ano de 2023 (sou cooperado e trabalho por entregas / horas e 2022 foi um ano de muito crescimento e manter esta média será um desafio - mas as demandas previstas estão compatíveis com a meta)

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Raul Sena disse:

Todo começo de ano é a mesma coisa, um monte de gente começando a definir objetivos de maneira caótica.

A pessoa nunca fez uma dieta na vida, nunca investiu e manda logo:

- Perder 30kg;

- Chegar a R$ 1 milhão investidos;

- Casar;

- Ter dois filhos com a Fernanda Lima;

- Fazer cirurgia plástica e virar o Rodrigo Hilbert.

Aí você pergunta:

- Beleza e como você pretende atingir isso?

- Não sei, mas vai dar.

Obviamente esse gordinho ou gordinha, estará deitado no sofá no dia 30, sem atingir nenhum dos objetivos, sonhando em melhorar de vida de novo.

Para cada objetivo, você precisa definir junto, uma meta de esforço, exemplo:

- Beber somente a cada 5 treinos realizados;

Dessa forma o gordinho alcoolista, só vai beber depois de treinar, melhorando sensivelmente seu corpo.

- Ler 20 páginas por dia;

20 páginas por dia = 7600 páginas por ano, um aumento vertiginoso na leitura de alguém que não lê absolutamente nada.

- Aumentar em R$ 3500 minha renda mensal (fazendo renda extra ou me esforçando para ser promovido);

Se o gordinho não conseguir ser promovido no trabalho como sonhava para aumentar os aportes, pode fazer renda extra e atingir o objetivo ainda assim.

Sendo assim, quais são seus objetivos pro ano?

Ainda estou terminando de definir os meus, posto aqui para vocês quando definir.

E aí Raul? Sonhos são diferentes de objetivos. Me lembro da fábula da moça carregando o leite na cabeça e imaginando tudo o que o leite lhe renderia. E, ao tropeçar, o leite foi-se com todos os planos... Planejamento é fundamental - mas dá trabalho e não há garantias - principalmente nas questões financeiras no nosso país. Ainda assim, é AUVP - só o que dá para fazermos, na realidade. Terminar o curso e conseguir colocá-lo em prática - é a meta inicial. Aprendi que, quanto mais metas temos, mais nos perdemos...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Já apanhei bastante por colocar metas que não conseguia atingir então tenho procurado ser mais realista, se conseguir passar da meta tá ótimo, atingindo o programado tá bom também.

208 treinos por ano (4x semana) - Em 2022 tinha colocado a mesma meta, mas consegui finalizar com 250 treinos;

Ler 5 livros no ano - Em 2022 coloquei como meta 10 livros e li apenas 5.

Atingir 100mil investidos - Em 2022 a meta era de chegar aos 20mil, mais que dobrei esse valor;

Concluir o TCC e terminar minha segunda Graduação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem mais alguém como eu que não cria metas?

Eu vou seguindo a vida, tentando melhorar um pouquinho a cada dia.

No final de 2022 avaliei o ano e percebi que por meio de muito esforço sobrevivi a um período bem difícil. Resumindo, terminou melhor do que começou, e assim imagino que será 2023!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

48 minutes ago, Samuel Góes Gonçalves disse:

Tem mais alguém como eu que não cria metas?

Eu vou seguindo a vida, tentando melhorar um pouquinho a cada dia.

No final de 2022 avaliei o ano e percebi que por meio de muito esforço sobrevivi a um período bem difícil. Resumindo, terminou melhor do que começou, e assim imagino que será 2023!

Tem um artigo em um BLOG bem legal e completo sobre o tema...

Infelizmente para nós (sim eu também não tenho o costume de definir metas) ... olha o titulo do artigo, e nele você vai ver varias referencias meio que provando isso... e inclusive ensina muita coisa legal, inclusive as metas SMART que citei ai pra cima...

Escreva suas metas, vá 10 vezes mais longe!

 

Neste artigo, você vai ler sobre:

Quem quiser dar uma lida e se aprofundar no assunto, deixo o link do artigo abaixo

https://www.maisaprendizagem.com.br/metas-de-aprendizagem/

 

Sim!, este ano vou definir as minhas em varias areas... no fim do ano volto pra contar como foi !

#TMJ

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Sinara Leite disse:

E aí Raul? Sonhos são diferentes de objetivos. Me lembro da fábula da moça carregando o leite na cabeça e imaginando tudo o que o leite lhe renderia. E, ao tropeçar, o leite foi-se com todos os planos... Planejamento é fundamental - mas dá trabalho e não há garantias - principalmente nas questões financeiras no nosso país. Ainda assim, é AUVP - só o que dá para fazermos, na realidade. Terminar o curso e conseguir colocá-lo em prática - é a meta inicial. Aprendi que, quanto mais metas temos, mais nos perdemos...

@Sinara Leite mas mesmo poucas metas , objetivos , desde que possíveis de realizar (realistas ) te darão sempre uma direção e ajudam canalizar seu foco , e caso perceba um desvio você consegue também perceber q está se afastando de sua meta !

eu por exemplo até relacionei mas todas as minhas metas não são apenas de 2023 são metas maiores que vou ajustando ano a ano e fazem parte do que busco como um todo. Antes da pandemia eu não fazia isso e neste período comecei a me organizar assim e tem dado muito certo …. Copo meio cheio sempre ..:

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/01/2023 at 12:18, Matheus Malheiros Pinto disse:

Também temos o que foi ensinado no primeiro módulo: sem prazeres enqianto não cumprir os deveres!

Gostaria de compartilhar algumas metas:

  • Voltar a treinar 4 vezes por semana
  • Se alimentar melhor
  • Ler mais
  • Aumentar a renda passiva
  • Crescer profissiinalmente

E sem meus prazeres enquanto não cumprir as metas diárias!

Primeiro objetivo é conseguir pagar a viagem pra Goiânia pra revoada na sede da UVP! 

🤣😂🤣😂🤣😂

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
On 02/01/2023 at 18:16, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Estava stalkeando a vida de vocês olhando as metas rsrsrs, e percebi uma coisa, que quero compartilhar com vocês... aprendi isso quando fiz há alguns anos atras o Empretec... e depois disso já vi varias pessoas explicando sobre o tema

São as famosas metas SMART ... se sua meta não tiver os 5 componentes que quero compartilhar de uma meta smart, esquece que não é meta e a chance dela virar realidade diminui consideravelmente

SMART é o acrônimo para

S - specific ( especifica )

M - mensurable ( mensurável )

A - attainable ( atingível )

R - relevant ( relevante )

T - time based ( temporal )

Depois que definir as metas que cumprem estes requisitos, fica mais fácil ainda traçar um plano para chegar lá conforme o Raul disse...

Se o Enio me permite vou usar uma meta dele como exemplo pra explicar o conceito

" Fazer a Reserva de Emergência de 7 mil "  

S - especifica = faltou ser mais especifico, colocando por exemplo como vai fazer isso

M - é uma meta mensurável OK!

A - depende da realidade, que poderia estar mais explicita no "S" mas parece ser atingível

R - porque essa meta é relevante / importante para você ? 

T - Até quando vai atingir essa meta ?

Poderíamos reescreve-la da seguinte forma

" Fazer uma reserva de emergência de 7 mil, aplicando 700 reais por mes, 500 vindo de meu salario, 200 vindo de economia que vou fazer no meu padrão de vida, já verifiquei e acredito ser possível baixar em 200 reais no padrão, todo mes vou acompanhar e medir o saldo total, esta reserva é muito importante para mim, pois com ela fico mais tranquilo e protegido caso algum imprevisto aconteça comigo, pretendo finalizar essa meta em 10 meses, ou seja em outubro de 2023. "

Se derem uma pesquisada no YT ou mesmo no google tem bastante coisa explicando sobre as metas SMART

Espero que o tema ajude os amigos !

Grande abraço !

 

Excelente complemento, o método SMART é o mais utilizado em grandes corporações hoje.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/01/2023 at 10:45, Raul Sena disse:

Todo começo de ano é a mesma coisa, um monte de gente começando a definir objetivos de maneira caótica.

A pessoa nunca fez uma dieta na vida, nunca investiu e manda logo:

- Perder 30kg;

- Chegar a R$ 1 milhão investidos;

- Casar;

- Ter dois filhos com a Fernanda Lima;

- Fazer cirurgia plástica e virar o Rodrigo Hilbert.

Aí você pergunta:

- Beleza e como você pretende atingir isso?

- Não sei, mas vai dar.

Obviamente esse gordinho ou gordinha, estará deitado no sofá no dia 30, sem atingir nenhum dos objetivos, sonhando em melhorar de vida de novo.

Para cada objetivo, você precisa definir junto, uma meta de esforço, exemplo:

- Beber somente a cada 5 treinos realizados;

Dessa forma o gordinho alcoolista, só vai beber depois de treinar, melhorando sensivelmente seu corpo.

- Ler 20 páginas por dia;

20 páginas por dia = 7600 páginas por ano, um aumento vertiginoso na leitura de alguém que não lê absolutamente nada.

- Aumentar em R$ 3500 minha renda mensal (fazendo renda extra ou me esforçando para ser promovido);

Se o gordinho não conseguir ser promovido no trabalho como sonhava para aumentar os aportes, pode fazer renda extra e atingir o objetivo ainda assim.

Sendo assim, quais são seus objetivos pro ano?

Ainda estou terminando de definir os meus, posto aqui para vocês quando definir.

Já defini os meus, e já comecei essa primeira semana do ano a todo vapor, ano passado foi um ano muito bom para mim e espero continuar nesse ritmo.
Metas já pré definidas:
1. Ganhar mais esse ano, agora sou Julius, kkk 
2. Terminar de restabelecer minha reserva de emergência( quase finalizado)
3. Aumentar o valor dos meus aportes
4. Me exercitar constantemente para alcançar minhas roupas no armário.
5. Viajar(meta anual)
6. Tirar uma nova certificação na minha área.

Como vou atingir:
1. Arranjei um novo emprego de consultoria.
2. Primeiro recebimento da consultoria já vai preencher o que falta da reserva.
3. Como meu "salário" mensal aumentou meus aporte também vai aumentar, mas não é o suficiênte para mim, então listei td que eu tava gastando sem necessidade e cortei, agora só vou me presentear após meus subobjetivos.
4. Coloquei uma meta de peso mensal bem razoável par ir perdendo e como gosto muio de culinária só vou sair para comer fora ou besteiras após completar esses objetivos, fora isso comidinha caseira dentro da dieta.
5. Essa é uma meta de vida, e desde que comecei a ganhar mais dinheiro tenho conseguido manter ela, nem sempre é uma viagem foda e cara, as vezes me basta ir em SP na liberdade e curtir um fds nerd, de toda forma o nível da viagem depende muito do quanto eu conseguir poupar dos gastos desnecessários o quie me motiva ainda mais a diminuir eles para jogar o valor na minha reserva de viagem.
6. Já comprei os cursos necessários e já iniciei os estudos.

Acredito que estou bem encaminhada e eles são bem realistas, espero conseguir atingir todos eles durante esse ano.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/01/2023 at 10:45, Raul Sena disse:

Todo começo de ano é a mesma coisa, um monte de gente começando a definir objetivos de maneira caótica.

A pessoa nunca fez uma dieta na vida, nunca investiu e manda logo:

- Perder 30kg;

- Chegar a R$ 1 milhão investidos;

- Casar;

- Ter dois filhos com a Fernanda Lima;

- Fazer cirurgia plástica e virar o Rodrigo Hilbert.

Aí você pergunta:

- Beleza e como você pretende atingir isso?

- Não sei, mas vai dar.

Obviamente esse gordinho ou gordinha, estará deitado no sofá no dia 30, sem atingir nenhum dos objetivos, sonhando em melhorar de vida de novo.

Para cada objetivo, você precisa definir junto, uma meta de esforço, exemplo:

- Beber somente a cada 5 treinos realizados;

Dessa forma o gordinho alcoolista, só vai beber depois de treinar, melhorando sensivelmente seu corpo.

- Ler 20 páginas por dia;

20 páginas por dia = 7600 páginas por ano, um aumento vertiginoso na leitura de alguém que não lê absolutamente nada.

- Aumentar em R$ 3500 minha renda mensal (fazendo renda extra ou me esforçando para ser promovido);

Se o gordinho não conseguir ser promovido no trabalho como sonhava para aumentar os aportes, pode fazer renda extra e atingir o objetivo ainda assim.

Sendo assim, quais são seus objetivos pro ano?

Ainda estou terminando de definir os meus, posto aqui para vocês quando definir.

Adorei a relação entre dever e prazer muito bem definida.
Já tinha algo assim em mente, mas não tão claro e definido, por consequencia, as vezes falhava. Vou replicar ;)

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...