Jump to content
  • 0

Quitar ou investir, o que fazer?


Thiago Morais De Assis

Pergunta

Galera, preciso de ajuda pra decidir o que fazer.

 

Tenho um imóvel financiado pela Caixa cujo valor patrimonial é de 300 mil. O valor para quitação hoje é de 203 mil, faltando 325 parcelas de 1980 reais regressivas (juros de 8,5%). É o meu primeiro imóvel. Possuo hoje o valor para quitação. A dúvida é: compensa quitar o imovel e ter esses "2 mil" livres no orçamento ou vale mais a pena continuar o financiamento e investir esses 203 mil em outra coisa?

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Thiago Morais De Assis disse:

Galera, preciso de ajuda pra decidir o que fazer.

 

Tenho um imóvel financiado pela Caixa cujo valor patrimonial é de 300 mil. O valor para quitação hoje é de 203 mil, faltando 325 parcelas de 1980 reais regressivas (juros de 8,5%). É o meu primeiro imóvel. Possuo hoje o valor para quitação. A dúvida é: compensa quitar o imovel e ter esses "2 mil" livres no orçamento ou vale mais a pena continuar o financiamento e investir esses 203 mil em outra coisa?

 

Parceiro, isto é muito pessoal. porém, vou relatar oque o @Raul Sena falou em uma das lives da turma 14 a qual eu faço parte.

Um dos alunos falou justamente referente a este problema tem o valor para quitar o financiamento, porém, o valor erra muito menor.  Ele falou para QUITAR o financiamento, primeiro pq o fator psicológico influencia muito, além é claro da SEGURANÇA que ai sim, realmente o APARTAMENTO será seu.

Vou expor em outra postagem um segundo ponto de vista. 

 

 

 

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Thiago Morais De Assis disse:

Galera, preciso de ajuda pra decidir o que fazer.

 

Tenho um imóvel financiado pela Caixa cujo valor patrimonial é de 300 mil. O valor para quitação hoje é de 203 mil, faltando 325 parcelas de 1980 reais regressivas (juros de 8,5%). É o meu primeiro imóvel. Possuo hoje o valor para quitação. A dúvida é: compensa quitar o imovel e ter esses "2 mil" livres no orçamento ou vale mais a pena continuar o financiamento e investir esses 203 mil em outra coisa?

Esse imóvel é investimento ? ou é para você morar ?

Acredito que essa seja a primeira coisa importante para pensar...

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Thiago Morais De Assis disse:

Galera, preciso de ajuda pra decidir o que fazer.

 

Tenho um imóvel financiado pela Caixa cujo valor patrimonial é de 300 mil. O valor para quitação hoje é de 203 mil, faltando 325 parcelas de 1980 reais regressivas (juros de 8,5%). É o meu primeiro imóvel. Possuo hoje o valor para quitação. A dúvida é: compensa quitar o imovel e ter esses "2 mil" livres no orçamento ou vale mais a pena continuar o financiamento e investir esses 203 mil em outra coisa?

Ja passei por uma situação parecida.... tirando o fator psicológico e sendo bem racional, depende do que voce quer fazer:
os 1980*12 = pagamento anual de 23.760 (porem com baixa amortização no montante devedor)(ex. voce continuaria devendo 195000, voce teria que consultar o app pra ver).

ou supondo que nesse ano voce conseguisse investir os 203mil a uns 12% liquido (nesse ano fazendo a conta) =  teria um rendimento anual de 24.360,00


cenario 1: se voce tivesse quitado a divida e ficasse zerado, iria começar do zero novamente os juros compostos...
cenario 2: nao quitou a divida e os juros que voce ganhou investindo matou no "zero a zero" sua parcela que pouco amortizou...

*obs. valores simbolicos aproximados apenas para raciocinar
se essas taxas se mantivessem e seus aportes se mantivessem... teoricamente em pouco tempo voce teria um ágio nessa conta que fizemos, ou seja ainda te sobraria alguma grana... porem por outro lado esta perdendo dinheiro com os juros, fazendo que a amortizacao da divida seja baixa.

o que faria? enxerga um terceiro cenario?

Editado por Flávio Augusto Rosada
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Thiago Morais De Assis disse:

Galera, preciso de ajuda pra decidir o que fazer.

 

Tenho um imóvel financiado pela Caixa cujo valor patrimonial é de 300 mil. O valor para quitação hoje é de 203 mil, faltando 325 parcelas de 1980 reais regressivas (juros de 8,5%). É o meu primeiro imóvel. Possuo hoje o valor para quitação. A dúvida é: compensa quitar o imovel e ter esses "2 mil" livres no orçamento ou vale mais a pena continuar o financiamento e investir esses 203 mil em outra coisa?

Pelos Valores informados, vc deve estar amortizando por volta de 700 reais em cada parcela de financiamento pago.

DÚVIDA, qual o índice de correção do seu financiamento, por acaso é a TR (Taxa Referencial)? se for temos um problema que vc precisa analisar:

  • Não sei se vc sabe, a TR até um tempo atrás, era zerada devido a taxa de juros ser abaixo de 8,5 se não me engano. 
  • Diante do exposto acima, com a taxa TR vindo acima de ZERO, acontecem duas coisas no seu financiamento: PRIMEIRO, existe a correção do seu saldo devedor e tb a correção da amortização mensal. SEGUNDO, sua parcela fica mais cara devido ao JUROS que vc paga para o banco ser maior.

Agora vamos as possibilidades,

  • se vc amortizar parte e ficar com o saldo devedor de 100 mil reais
    • Vai ficar faltando aproximadamente 74 parcelas (6,2 anos)
    • Os juros mensais que vc paga deve cair para em torno de 700 reais
    • E a cada parcela paga, vc consegue amortizar outra, ou seja, com o mesmo valor de 1900 reais q vc paga mensalmente, vc paga 2 parcelas e termina de pagar em 3 anos.
    • Com isto, considerando que a selic fique por 3 anos a 13,75 %  os 103 mil, no final do período vao valer 151597,29
      • Talvez, eu no seu lugar, eu faria isto. Porém, é muito pessoal
      • OBs, os valores apresentados aqui, são aproximados e vc deve colocar na ponta do lápis.

 

 

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Thiago Morais De Assis disse:

Galera, preciso de ajuda pra decidir o que fazer.

 

Tenho um imóvel financiado pela Caixa cujo valor patrimonial é de 300 mil. O valor para quitação hoje é de 203 mil, faltando 325 parcelas de 1980 reais regressivas (juros de 8,5%). É o meu primeiro imóvel. Possuo hoje o valor para quitação. A dúvida é: compensa quitar o imovel e ter esses "2 mil" livres no orçamento ou vale mais a pena continuar o financiamento e investir esses 203 mil em outra coisa?

Bom dia Tiago, blz?
Também tenho um financiamento de imóvel então ja refleti/pesquisei bastante sobre o assunto.

Levando em consideração que:

  • Se a taxa de juros é 8,5% aa então o seu CTE é maior que isso. Relativamente alto na minha opnião, eu mesmo pago 6,7%.
  • Faltam 325 parcelas então são 27 anos. Não vejo tanto problema em financiar a longo prazo, mas pagar a longo prazo dai é mais complicado.

Eu na sua situação quitaria sem pensar 2 vezes.

É de certa maneira ambicioso pensar que você vai conseguir montar uma carteira que renda acima do seu CTE atual. Além disso, creio que o premio não paga o risco envolvido nesse caso.

Espero ter ajudado.

Editado por Lucas Marques De Paula
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Thiago Morais De Assis disse:

@Marcelo Ribeiro, sim, é para morar. Pretendo me manter nele mais 1 ano e, acumulando capital, partir para um aluguel num imóvel melhor.

@Thiago Morais De Assis fiquei confuso , se sua dúvida era quitar e está é seu imóvel para morar , como assim você já está pensando em morar nele só por mais 1 ano e alugar outro ?

se você alugar outro você teria além da parcela , o valor do aluguel , ou caso quite o imóvel atual, você teria um passivo de valor (seu imóvel quitado ) e uma aluguel novo (passivo )

acho que também você alinhando melhor este seu objetivo , fique mais fácil tomar a decisão …

digo isso pois moro de aluguel num alto minúsculo , e estou postergando a construção em um terreno q tenho justamente para ampliar meus investimentos (mas no meu caso , eu e minha mulher tomamos esta decisão e sacrificamos não ter uma casa própria no momento atual, mas temos planos para construir nos próximos anos e eliminar o aluguel )

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá, e algo que não vi ninguém comentando é levar em conta nos cálculos o uso de FGTS a cada 2 anos se for o seu caso, pois de outra maneira essa grana não consegue ser utilizada e rende pouco. Por exemplo, esse ano quitei o meu apto com uso do fgts, e poderia ter feito isso durante os ultimos 2 anos com recursos próprios, mas fazendo as contas de quanto esse dinheiro aplicado estava rendendo frente o juros do financiamento preferi esperar para poder usar a grana do fgts para esse fim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...