Chocante o que aconteceu com a Americanas.
1º: quantas vezes a gente ouviu "antes de quebrar tem as rachaduras, a ação/empresa não despenca do nada"... essa despencou e pode nos ensinar uma valiosa lição.
(vou mudar um detalhe na história para ficar eficiente)
Você completa o curso, começa a analisar uma empresa, faz tudo o que o Raul indica, faz até mais, lição de casa completa. A empresa é sólida, boas margens, boa proteção contra concorrentes, ótima gestão... sabe, redonda. "O puro creme do milho verde"
(pode ser Itaúsa, Weg, BB Seguridade, Taesa...)
Aí DO NADA, ABSOLUTAMENTE DO NADA, sai um escândalo de fraude, de balanço maquiado, mais maquiado que palhaço de circo...
A ação começa a derreter, sem tempo para você entender direito o que está acontecendo, como deveria agir, como balancear na carteira.
Exatamente por isso, é importante estar sempre diversificado, mesmo em excelentes empresas. Sempre debatemos que alguma empresa pode perder seus fundamentos ao longo do caminho e como devemos agir, mas nunca falamos se acontecer de forma repentina (AMER e IRBR como exemplo). Em uma carteira diversificada ela estará mais blindada contra eventos assim. Não é que não cairia, vai cair, mas vai cair menos, de uma forma que te incomode menos.
Pergunta
Carlos Marcos Gasparette de Oliveira
Chocante o que aconteceu com a Americanas.
1º: quantas vezes a gente ouviu "antes de quebrar tem as rachaduras, a ação/empresa não despenca do nada"... essa despencou e pode nos ensinar uma valiosa lição.
(vou mudar um detalhe na história para ficar eficiente)
Você completa o curso, começa a analisar uma empresa, faz tudo o que o Raul indica, faz até mais, lição de casa completa. A empresa é sólida, boas margens, boa proteção contra concorrentes, ótima gestão... sabe, redonda. "O puro creme do milho verde"
(pode ser Itaúsa, Weg, BB Seguridade, Taesa...)
Aí DO NADA, ABSOLUTAMENTE DO NADA, sai um escândalo de fraude, de balanço maquiado, mais maquiado que palhaço de circo...
A ação começa a derreter, sem tempo para você entender direito o que está acontecendo, como deveria agir, como balancear na carteira.
Exatamente por isso, é importante estar sempre diversificado, mesmo em excelentes empresas. Sempre debatemos que alguma empresa pode perder seus fundamentos ao longo do caminho e como devemos agir, mas nunca falamos se acontecer de forma repentina (AMER e IRBR como exemplo). Em uma carteira diversificada ela estará mais blindada contra eventos assim. Não é que não cairia, vai cair, mas vai cair menos, de uma forma que te incomode menos.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
7
3
2
1
DIAS POPULARES
16/Jan
7
17/Jan
4
14/Jan
2
18/Jan
1
Top Posters For This Question
Carlos Marcos Gasparette de Oliveira 7 posts
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 3 posts
Marcelo R 2 posts
Henrique Magalhães 1 post
DIAS POPULARES
16/Jan 2023
7 posts
17/Jan 2023
4 posts
14/Jan 2023
2 posts
18/Jan 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Marcelo R
Pensando nisso que o pessoal esta comentando, quanto vocês entendem que seria uma carteira diversificada e protegida ? Por exemplo na parte de FIIs eu tenho 16 ... se um deles simplesmente sumiss
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
Hoje eu tenho 25 ações, penso em ter umas 20 no máximo 12 FIIs + 1 Fiagro, acho que 15 esta um numero legal Lá fora eu penso em ter uns 3/4 ETFs
Carlos Marcos Gasparette de Oliveira
Chocante o que aconteceu com a Americanas. 1º: quantas vezes a gente ouviu "antes de quebrar tem as rachaduras, a ação/empresa não despenca do nada"... essa despencou e pode nos ensinar uma valiosa
14 respostas para essa pergunta
Recommended Posts