Jump to content

REGRA DOS 100


Recommended Posts

Acho que 100 seria a idade que você pretende viver, certo?

Acho que pode ser um bom parâmetro pra te dar um norte, desde que você tenha a certeza que viverá bem fisicamente/psicologicamente até os 100 anos. 

Eu não sou tão otimista e nem tão pretensioso assim kkkk

Antes da AUVP utilizei isso pra ter uma noção, usei com 80.

 No último módulo da AUVP tem o PIAR que dá um norte com uma melhor consideração dos fatores além da idade.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Seria essa ? ( pesquisei copiei e colei na net )

A regra dos cem nos diz o seguinte:

– Devemos subtrair de 100 a nossa idade. O resultado é quanto podemos colocar em renda variável.

Então, para ficarmos em alguns exemplos:

Uma pessoa de 20 anos deixaria 20% de seu capital protegido na renda fixa e 80% em renda variável (fundos de ações, ações, fundos imobiliários e outros ativos de risco)

Uma pessoa de 50 anos deixaria metade de seu capital em investimentos conservadores e metade no risco

Uma pessoa de 70 anos protegeria 70% de seu capital e deixaria 30% no risco

A lógica por trás da Regra dos 100 é que uma pessoa mais jovem teria mais tempo para recuperar possíveis perdas da renda variável e ao mesmo tempo teria mais tempo de vida produtiva e acumulação de riqueza.

Não gostei muito da ideia, pessoalmente, prefiro definir minha alocação e seguir com ela. No meu caso, me sinto extremamente confortável com quase 90% do patrimônio em renda variável, então não faria muito sentido seguir essa estratégia. Com os dividendos caindo e consciente que investi em empresas boas, não há motivos para me preocupar com variações na cotação.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Não gostei muito da ideia, pessoalmente, prefiro definir minha alocação e seguir com ela. No meu caso, me sinto extremamente confortável com quase 90% do patrimônio em renda variável, então não faria muito sentido seguir essa estratégia. Com os dividendos caindo e consciente que investi em empresas boas, não há motivos para me preocupar com variações na cotação.

Concordo totalmente, mesmo porque o que protege mesmo é a diversificação eu acredito... 

Agora que com a idade pode mudar a alocação isso pode, mas ai é mais extremo né ? e depende da situação e objetivos...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Se a regra do 100 for essa que o @Marcelo Ribeiro mandou, acho que não faz sentido, tanto que temos exemplos dos "velhinhos" da bolsa que estão com mais de 80 anos e investem com foco no longo prazo

Então, eu nem sabia que existia, eu dei uma pesquisada depois que o @Lucas Rocha perguntou

Vamos aguardar para ele explicar melhor se é isso mesmo

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Lucas Rocha disse:

O que acham da regra dos 100? 

Regra dos 100

100 - (idade atual do investidor) = percentual de risco

A "regra dos 100" diz o seguinte: o investidor deve subtrair sua idade de 100 para descobrir o percentual de risco. Se a pessoa estiver com 30 anos, por exemplo, ficaria 100 menos 30, o que dá 70%. A cada R$ 100 aplicados, R$ 70 poderiam ir para algo de risco, como um título público mais longo, ações, debêntures (títulos privados que não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito), entre outras opções.

E os outros 30%? O restante vai para o que tiver baixíssimo risco, como Tesouro Selic, um CDB de liquidez diária, uma conta digital etc.

Pela lógica da regra, se você é mais novo, aumenta o percentual em investimentos com risco maior —o que significa que há mais tempo para lidar com o sobe e desce do mercado. Se é mais velho, o percentual é menor —conforme o tempo passar, você deveria arriscar menos.

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Concordo totalmente, mesmo porque o que protege mesmo é a diversificação eu acredito... 

Agora que com a idade pode mudar a alocação isso pode, mas ai é mais extremo né ? e depende da situação e objetivos...

 

E a diversificação certa, porque diversificar em varejo, setor aéreo, estatais...

O que protege é estudar, não tem jeito kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Se a regra do 100 for essa que o @Marcelo Ribeiro mandou, acho que não faz sentido, tanto que temos exemplos dos "velhinhos" da bolsa que estão com mais de 80 anos e investem com foco no longo prazo

É essa mesmo, tinha ouvido falar quando comecei com os investimentos. Ai decidi publicar para discutir mesmo kkk. Hoje em dia também não acho viável para mim.

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Então, eu nem sabia que existia, eu dei uma pesquisada depois que o @Lucas Rocha perguntou

Vamos aguardar para ele explicar melhor se é isso mesmo

É essa mesmo Marcelo. Só coloquei para a gente discutir mesmo sobre o assunto, KK ontem não deu pra eu continuar o assunto porque fui estudar, peço desculpas por isso. Mas isso ai mesmo, certinho.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...