Jump to content
  • 0

Marcação a mercado IPCA+


Ludmila Gonçalves Freitas

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

A regra para marcação a mercado é a mesma para os dois títulos. Se o taxa subir, o preço do título cai. Se a taxa cair, o preço do título sobe.

Pense que você comprou um título IPCA+ com uma taxa que somada à inflação chega a 10%. Caso a inflação diminua e os juros somados fiquem em 6%, seu título precisa aumentar de preço para entregar os mesmos R$ 1000,00 acordados na compra. Já com uma inflação maior e taxa de juros final a 14%, neste exemplo, seu título precisa ficar mais barato para não passar dos R$ 1000,00.

É mais fácil enxergar com o pré-fixado mas basta somar a taxa fica com o IPVC para ver se houve ágio ou deságio em seu título.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

A regra para marcação a mercado é a mesma para os dois títulos. Se o taxa subir, o preço do título cai. Se a taxa cair, o preço do título sobe.

Pense que você comprou um título IPCA+ com uma taxa que somada à inflação chega a 10%. Caso a inflação diminua e os juros somados fiquem em 6%, seu título precisa aumentar de preço para entregar os mesmos R$ 1000,00 acordados na compra. Já com uma inflação maior e taxa de juros final a 14%, neste exemplo, seu título precisa ficar mais barato para não passar dos R$ 1000,00.

É mais fácil enxergar com o pré-fixado mas basta somar a taxa fica com o IPVC para ver se houve ágio ou deságio em seu título.

Ótimo, muito obrigada pela ajuda, entendi. Historicamente tem algum dado que fala que a variação faz com que um dos dois seja mais vantajoso para MM?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ludmila Gonçalves Freitas disse:

Ótimo, muito obrigada pela ajuda, entendi. Historicamente tem algum dado que fala que a variação faz com que um dos dois seja mais vantajoso para MM?

@Ludmila Gonçalves Freitas acho que não tem algo específico comparando os dois, mas normalmente títulos mais longos têm uma marcação maior.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal me esclareçam aí. Por favor!

Acabei de assistir às aulas de marcação a mercado e achei muito interessante. Eu nunca fiz MM e por isso fiquei com uma dúvida. Na aula o Raul disse que não é possível escolher (parte final da Aula 7) o título, mas vi ele fazer as simulações em um título específico então não entendi. Posso ou não escolher o título que desejo sacar antecipado?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Eduardo José De Oliveira disse:

Pessoal me esclareçam aí. Por favor!

Acabei de assistir às aulas de marcação a mercado e achei muito interessante. Eu nunca fiz MM e por isso fiquei com uma dúvida. Na aula o Raul disse que não é possível escolher (parte final da Aula 7) o título, mas vi ele fazer as simulações em um título específico então não entendi. Posso ou não escolher o título que desejo sacar antecipado?

 

Você não consegue escolher qual fração do título você irá vender, ou seja, sempre será do mais antigo para o mais atual. O que você escolhe é o papel da venda.

Por exemplo: se você tem um papel de Tesouro IPCA 2035 e um papel IPCA 2045, você poderá vender qualquer um deles antecipadamente com ágio ou deságio. Mas aquele que você escolher, se vender apenas uma parte, o governo comprará o que foi adquirido primeiro mantendo as frações mais novas em sua carteira.

Editado por Samuel Góes Gonçalves
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Eduardo José De Oliveira disse:

Pessoal me esclareçam aí. Por favor!

Acabei de assistir às aulas de marcação a mercado e achei muito interessante. Eu nunca fiz MM e por isso fiquei com uma dúvida. Na aula o Raul disse que não é possível escolher (parte final da Aula 7) o título, mas vi ele fazer as simulações em um título específico então não entendi. Posso ou não escolher o título que desejo sacar antecipado?

 

@Eduardo José De Oliveira quando vendemos um titulo do Tesouro Direto o Governo vai regatando da compra mais antiga para a mais recente, porém este resgate é de títulos com o mesmo vencimento. Abaixo segue um exemplo:

Ao longo do tempo você fez várias compras de Tesouro Selic, várias compras de Tesouro Prefixado 2025 e várias compras de Tesouro Prefixado 2029. Cada uma das compras você contratou uma rentabilidade. Em certo momento você identifica que um dos títulos do Tesouro Prefixado 2025 está com uma oportunos de fazer marcação a mercado, no entanto o título é a quarta compra mais antiga, portanto você vai precisar vender os títulos do Tesouro Prefixado 2025 da compra mais antiga até chegar no título em questão. Ou seja, o cálculo se vale ou não a pena vender para fazer a marcação a mercado deve ser sobre os títulos mais antigos até aquele que você quer vender. Outro ponto é que o resgate vai ocorrer somente no Tesouro Prefixado 2025, os outros "tipos" de Tesouro (Selic e Prefixado 2029) não serão resgatados.

Espero ter ajudado.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...